"Sendo a música uma disciplina complexa, que abrange teoria e prática de execução, deve ser ensinada por pessoas qualificadas para isso. Sem conceções. Não permitiriamos que alguém que tivesse frequentado um curso de verão em física ensinasse a matéria em nossas escolas. Por que haveríamos de tolerar essa situação com respeito a música? Por acaso ela está menos vinculada a atos complexos de discernimentos? Não." (Schafer 1991, p. 303)
Valorizar a Matéria
Annotations:
"No momento em que, dentro das famílias, o capital cultural é satisfatório, ou seja na classe dominante e numa parte das classes médias, o julgamento é em geral mais favorável: a música, o desenho vêm somar à escolaridade, que se traduzirá mais tarde em lucros simbólicos não desprezíveis, permitindo até um certo diletantismo." (Verger 1982, p. 26)
Propiciar Acessos à(s) Cultura(s)
Annotations:
Para a educação musical, como disciplina escolar e política pública educacional, não se trata de divulgar a cultura erudita em prejuízo do popular. Trata-se de abrir espaço ao que o aluno, em seu contexto, pouco conhece e fomentar o pensamento crítico quanto ao já conhecido, mas muitas vezes não suficientemente percebido.
Lidar com as mudanças culturais
Annotations:
"A necessidade de mudança em educação surge a partir de vários quadrantes, alguns dos quais como o desenvolvimento tecnológico e as mudanças demográficas refletem fatores sociais e econômicos mas vastos, enquanto outros resultam de decisões políticas, de ações administrativas ou de desenvolvimentos profissionais." (Glatter 1992, p. 158).
Trabalhar a interdisciplinaridade
Annotations:
"A interdisciplinaridade vem sendo utilizada com "remédio" para alguns males da dissociação do saber, a fim de preservar a integridade do pensamento e o restabelecimento de uma ordem perdida". (Fazenda 2002, p. 8)
Praticar a multiculturalidade
Annotations:
"Nas escolas especializadas, estão, a própria cultura de estudo da música erudita e sempre foi contraposto à da música popular. Nos conservatórios musicais brasileiros, um elemento popular apenas poderia estar no repertório de estudo de performance se, como base folclórica, fosse mediado por um grande compositor erudito." (Fucci-Amato 2010, p. 155).
Integrar a tecnologia
Annotations:
"A internet trouxe a possibilidade de contato, se não imediato, muito próximo, em termos temporais, entre as pessoas. Esse fato faz com as relações aconteçam de forma aberta, sem uma concepção pré-determinada. Isso não quer dizer que, no caso de um processo educativo, as interações sejam feitas absolutamente livres, sem preocupação com os objetivos de aprendizagem e sem a mediação orientada de um professor". (C. Souza 2000, p. 71)