HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Description

Aprender como utilizar a plataforma, como criar mapa mental na plataforma e como é o processo de realizar o download do mapa mental criado.
Adriano Reis
Mind Map by Adriano Reis, updated more than 1 year ago
Adriano Reis
Created by Adriano Reis over 2 years ago
8
0

Resource summary

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
  1. A Matemática na Mesopotâmia
    1. O sistema de numeração da Babilônia, encontrado em escavações arqueológicas na Mesopotâmia, foi criado há aproximadamente 4 mil anos.
      1. Aos babilônios se deve a invenção do sistema posicional. Com apenas símbolos para unidades e dezenas, podiam representar qualquer número por repetição e mudança de posição, independente da grandeza deste número.
        1. A civilização mesopotâmica conhecia – e utilizava com precisão – as quatro operações aritméticas fundamentais e criou tábuas expressando multiplicações (precursoras das “tabuadas”)
          1. Na antiga Mesopotâmia, região compreendida entre os rios Eufrates e Tigre, havia por volta do final do IV milênio a.C., milênio este de notável progresso cultural (é nele que se desenvolve a escrita, o domínio dos metais e o uso da roda), uma civilização bastante avançada.
          2. A Matemática dos Chineses
            1. Seguindo o mesmo padrão das civilizações estudadas anteriormente, a chinesa também se localiza entre rios, no caso os rios Huang-Ho ou rio Amarelo e o Yang Tsé.
              1. Os principais textos acerca da antiga matemática chinesa são os Chiu chang suan shu, ou Nove Capítulos da Arte Matemática e o Chou Pei Suang Ching, que datam, na sua forma atual, da época da dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.)
                1. A numeração chinesa sempre foi decimal e existem registros de que já no segundo milênio a.C. os números eram expressos mediante a utilização de nove símbolos diferentes e do valor posicional, com o sistema estabilizando-se no período Han.
                  1. A Matemática chinesa apresenta diferenças consideráveis em relação às demais existentes se comparadas em seus desenvolvimentos cronológicos, justificando a hipótese de desenvolvimento independente parecendo, portanto, ser válido considerar, com Boyer (1974), que se houve trocas de conhecimentos em períodos anteriores a 400 d.C., saiu muito mais Matemática da China do que entrou.
                  2. A Matemática dos os Hindus
                    1. Como as demais civilizações já estudadas, a dos hindus também surgiu da generosidade de dois rios, o Indo e o Ganges e, da mesma forma que nas demais, os começos da civilização indiana encontram-se soterrados, e jamais serão totalmente desenterrados.
                      1. A religião sempre foi o núcleo central da vida indiana e, portanto, as primeiras ciências cultivadas na Índia foram as que de alguma forma estiveram relacionas a ela,
                        1. A Astronomia hindu, originária da Astrologia, recebeu influência grega e gradualmente foi se emancipando
                          1. A criação do zero para marcar uma posição vazia e a variação do valor de um algarismo em função de sua posição no numeral conferem ao SND vantagens sobre os demais sistemas, não apenas no que se refere à escrita de números, mas, e principalmente, por possibilitar o estabelecimento dos diversos algoritmos das operações.
                          2. A Matemática dos Zapotecas
                            1. A cultura zapoteca, datada de cerca de 800 a.C., localizava-se em uma série de colinas do monte Alban, nas redondezas de Oaxaca.
                              1. já deixava claro que o período de 365 dias para o ano solar não era exato e que, só após o período de 365 dias repetir-se por 52 vezes é que um determinado dia ocorreria na mesma posição do ano.
                              2. A Matemática dos Maias
                                1. De todas as antigas culturas da América Central, a civilização maia é certamente a mais importante de todas, e a influência que ela exerceu sobre as demais, em particular sobre a asteca, “foi comparável à dos gregos sobre os romanos durante a Antiguidade” (IFRAH, 1997, p.613). Distribuído entre
                                  1. Os números de 1 a 19 eram representados aditivamente pelo uso de combinações apropriadas de pontos e barras, com o 19 sendo representado por quatro pontos e três barras. Como a base é 20, no 20 começava a numeração posicional, os numerais sendo lidos verticalmente, de cima para baixo. O símbolo para o zero lembra uma concha ou uma mão fechada vista de frente, o que é mais provável.
                                  2. A Matemática dos Incas
                                    1. a nação inca constituía um império que ocupava uma faixa de mais de 4.500 quilômetros ao longo da costa do Pacífico, com uma largura variando, conforme o local, entre 250 a 400 quilômetros, se estendendo desde o sul da atual Colômbia até o rio Maule, no Chile, alcançando, inclusive, a floresta amazônica.
                                      1. Os incas podem ser descritos como uma civilização de considerável tecnologia, pois dominavam a fundição de metais e da cera e os processos de mumificação. Entretanto, a exemplo das civilizações primitivas do Mediterrâneo, as suas invenções eram para solucionar problemas particulares e jamais consideravam os princípios mecânicos ou matemáticos nelas envolvidos.
                                      2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
                                        1. A História da Matemática que estamos “contando” neste texto, principalmente no que se refere às contribuições das antigas civilizações, tem como “fio condutor” o enorme esforço da humanidade para a construção do Sistema de Numeração Decimal. Isso porque nenhuma Matemática seria possível sem um sistema de numeração condizente, surgido em consequência da maior contribuição dos hindus à Matemática, a criação do zero de posição para a representação de grandes números.
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Tabuada
                                        Alessandra S.
                                        Matemática Básica
                                        Alessandra S.
                                        Geometria Plana
                                        Bruno Fernandes3682
                                        Como Estudar Matemática
                                        Alessandra S.
                                        Simulado de Matemática
                                        Alessandra S.
                                        Simulado Matemática
                                        Marina Faria
                                        Roteiro de Estudo - Matemática
                                        Luiz Fernando
                                        Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                                        GoConqr suporte .
                                        Geometria Plana Triângulo
                                        Luiz Antonio Lopes
                                        Matemática - Triângulos
                                        Felipe Perreira
                                        Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
                                        Sem Parar