Falsificacionismo

Description

Mind Map on Falsificacionismo, created by Ana Luíza Kunzler on 25/10/2015.
Ana Luíza Kunzler
Mind Map by Ana Luíza Kunzler, updated more than 1 year ago
Ana Luíza Kunzler
Created by Ana Luíza Kunzler almost 9 years ago
124
0

Resource summary

Falsificacionismo
  1. Ciência como conjunto de hipóteses que são experimentalmente propostas com a finalidade de descrever ou explicar um comportamento. Hipótese virar lei , fazer parte da ciência, deve ser falsificável.
    1. Todas as substâncias se expandem quando aquecidas. Falsificável se uma substância não se expande num determinado tempo. Falsa. Hipótese é falsificável quando há uma proposição de observação ou um conjunto delas logicamente possíveis que são inconsistentes com ela, e estabelecidas como verdadeiras, falsificaram a hipótese.
      1. 3.Ou está chovendo ou não está chovendo. Não falsificável porque verdadeira em qualquer tempo. 4. Todos os pontos num círculo euclidiano são eqüidistantes do centro. É verdadeira. Se os pontos não fossem eqüidistates de algum ponto fixo, não seria círculo euclidiano. Também: todos os solteiros não são casados. 5.A sorte é possível na especulação esportiva. Apostando ou não, ganhando ou não, a afirmação continua verdadeira.
        1. Falsicacionista insiste que as hipóteses sejam falsificáveis. Popper: dificuldade de falsificar algumas versões da teoria da história de Marx, psicanálise de Freud e psicologia adleriana. Teoria de Adler: ações humanas motivadas por sentimentos de inferioridade.
          1. Grau de falsificabilidade, clareza e precisão Uma boa teoria é aquele que faz afirmações amplas, seja altamente falsificável, e que resiste á falsificação cada vez que é testada. Exemplos: Marte se move numa elipse em torno do sol.
            1. Análise: (b) Mais status científico que a (a) (b) Fala o mesmo que a (a) e mais. (b) A lei preferível é mais falsificável que a (a) Se (a) for falsificada, falsificaria (b) Mas se algumas proposições (Júpiter) falsificar (b) não necessariamente (a). A lei (b) é mais falsificável que a lei (a), o que significa que afirma mais, que e a melhor lei.
              1. Teorias altamente falsificáveis são preferidas às menos falsificáveis. As teorias falsificadas devem ser rejeitadas. Falsificacionista não vê perigo na proliferação de teorias especulativas (contribuem para o avanço da ciência, pois a ciência progride por tentativa e erro) porque se falsificada será eliminada.
                1. Teorias devem ser claramente afirmativas e precisas. Teoria deve ter clareza suficiente para correr o risco de falsificação. Quanto mais precisa uma teoria, mais falsificável ele se torna. E quanto mais falsificável for uma teoria melhor ela será (desde que não falsificada).
                  1. Falsificacionismo e progresso Progresso da ciência Ciência começa com um problema Hipóteses falsificáveis são propostas para solução do problema. Hipóteses são criticadas, algumas eliminadas. Outras exigem críticas e testes mais rigorosas. Quando uma hipótese testada é falsificada, surge novo problema (novo paradigma).Segue todo processo. Não se afirma que uma teoria é verdadeira, mas que é superior a suas predecessoras (resiste a mais falsificações)
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Hitler's rise to Chancellorship Jan '33
                    Simon Hinds
                    AS Psychology - Research Methods
                    kirstygribbin
                    Restless Earth Notes
                    Gladys Mba
                    CARDIOVASCULAR SYSTEM
                    offintowonderland
                    An Inspector Calls
                    Georgia 27
                    GCSE- Music keywords and definitions.
                    Camille Bailey
                    Checking out me History by John Agard
                    Eleanor Simmonds
                    Examen II Salesforce Developer
                    Youssef Ahmani
                    Crude Oils and others quiz
                    Dale George
                    Core 1.3 Energy Generation, Storage and Use
                    T Andrews