O aluno precisa ser considerado por suas inteligências múltiplas e pelos dois lados do cérebro.
Alerta que os docentes e os alunos precisam trabalhar em parceria. Visa possibilitar as relações pessoais e interpessoais.
Visa o processo gradativo e respeita o aluno como pessoa.
Abordagem PROGRESSIVA
participante da ação educativa. Atuante. Relação de diálogo com o professor.
estabelece uma relação horizontal com os alunos. Assume papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimentoa ser produzido. Procura estar a serviço do aluno Sujeito no processo de aprendizagem.
Alicerça-se nas diferentes formas de dialogo.
em como função social ser politizada e politizadora. Contínua, processual e transformadora. Contempla momentos de auto-avaliação.
Visa a produção do conhecimento e a provoca a reflexão crica na e para a ação.
Abordagem de ENSINO COM PESQUISA
precisam articular seus docentes e alunos para ter uma formação diferenciada.
Busca da produção do conhecimento pelos alunos e pelos professores com autonímia, criticidade e com criatividade.
figura significativa no processo como orquestrador da construção do conhecimento.
corresponsável pela sua aprendizagem.
Paradigmas conservadores
Abordagem TRADICIONAL
Funciona como um a agência sistematizadora de uma cultura complexa. Ambiente físico austero para que o aluno não se distraia. Utilitarista quanto a resultados e programas preestabelecidos.
Visa a repetição dos conteúdos feitas pelo aluno de forma automática e sem variações.
E realizada visando predominantemente a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula. O exame passa a ter um fim em si mesmo.
sobre o alunos: Inexiste a constituição de grupos onde haja a interação entre os alunos. Aluno passivo. Participação individual.
O professor assume o papel de detentor do poder decisório quanto a metodologia. Tem papel estremante ligado a TRANSMISSÃO de conteúdo. Distante do aluno. Autoridade intelectual e moral para o aluno.
Abordagem ESCOLANOVISTA
Abordagem TECNICISTA
O professor comportasse como uma ponte que faz caminho entre o aluno e o conteúdo a ser apresentado, este porem apresenta apenas materiais e verdades já estabelecidas anteriormente.
O aluno assume o papel de expectador que apenas assiste a exibição de conteúdos a serem decorados.
Ênfase na técnica pela técnica Ênfase dado a programação.
Parte integrante das próprias condições para ocorrência da aprendizagem. Igualmente realizadas no decorrer e no fim do processo. Diretamente ligada aos objetivos estabelecidos.
Agência educacional. Atende aos objetivos de caráter social, a medida que atende aos objetivos daqueles que lhe conferem o poder. Está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social e depende igualmente delas pra sobreviver.
O aluno é tido como o centro de todo o processo de aprendizagem COGNITIVISTA O aluno deve assumir um papel ativo na aprendizagem
O professor assumi o papel de facilitador da aprendizagem COGNITIVISTA Deve evitar rotinas e fixação de respostas; deve explorar o conhecimento do aluno e jamis lhe oferecer soluções prontas.
Enfática com o a biologia e psicologia ; participação dos alunos nas decisões que dizem respeito a escola. Modelo de internato COGNITIVISTA Ênfase no sujeito, nas relações interpessoais e no crescimento que as relações possibilitam. Ênfase em um processo cognitivo e no estudo cientifico da aprendizagem em detrimento dos problemas sociais contemporâneos.
Auto avaliação COGNITIVISTA Considera estágios dos primitivos aos mais complexos. As avaliações fogem de um caráter tradicional; o rendimento poderá ser avaliado de acordo com a suas aproximação a uma norma qualitativa pretendida.
Metodologia que visa trabalhos em grupo e colaboração entre professores e alunos COGNITIVISTA A educação considera dois elementos essenciais : Intelecto e moral.