“é produto das relações entre homens e dos homens com a natureza, e ao mesmo tempo é fator que interfere nas mesmas relações que o constituíram. O espaço é, então, a materialização das relações existentes entre os homens na sociedade.”.
Transformação
Homem
Natureza
Território
A expressão território comumente designa uma determinada porção do espaço delimitada por uma relação de posse, soberania ou poder.
O geógrafo Francês Jöel Bonnemaison (1940-1997), por sua vez, trouxe uma direção diferenciada sobre o conceito em questão, atrelando a ideia de território ao espaço geográfico, mas em uma condição de vivência, de afetividade, fazendo referência às ideias de cotidiano, identidade e diferença. Nesse contexto, o território apresentar-se-ia sob uma perspectiva cultural e compreensiva da realidade.
Algumas pessoas confundem território com fronteiras, porém, fronteira é o limite entre duas partes distintas, sendo ela que determina a área territorial precisa de um Estado, a sua base física e são feitas através de delimitações territoriais e políticas que, garante aos seus estados a autonomia e a soberania desses perante os outros.
Paisagem
O visível do espaço geográfico, porém, vai alem da materialidade
A análise da paisagem permite-nos verificar as diferentes dinâmicas concernentes ao funcionamento das sociedades, pois ela revela ou omite informações, de forma a denunciar as características econômicas, políticas e culturais que estruturam o processo de formação e organização do espaço social. Afinal de contas, o espaço geográfico é o resultado de uma complexa interação entre sociedade e a sua paisagem.
Lugar
o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana.
Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.