Created by Matheus Santiago
over 6 years ago
|
||
O sensor de velocidade, também chamado de VSS, ou seja, velocity speed sensor, fornece um sinal com forma de onda cuja freqüência é proporcional à velocidade do veículo. Normalmente o sensor é montado no câmbio do veículo. Se o veículo se movimenta a uma velocidade relativamente baixa, o sensor produz um sinal de baixa freqüência. À medida que a velocidade aumenta, o sensor gera um sinal de freqüência maior. O módulo de injeção utiliza a freqüência do sinal gerado do sensor de velocidade para: identificar o veiculo parado ou em movimento, enriquecimento do combustível durante a aceleração, corte do combustível (cut-off), controle da rotação em marcha lenta, permite em alguns tipos de injeção que o ventilador do radiador seja desligado em velocidades elevadas, acionar a embreagem do conversor de torque em veículos equipados com transmissão automática. Ainda atua na luz indicativa de mudança de marchas nos veículos equipados com esse dispositivo e transmissão manual e computador de bordo para cálculos de distancia, consumo e etc. O sensor de velocidade na sua grande maioria é um sensor magnético do tipo hall.
https://www.youtube.com/watch?v=kXumKMvsFWA
Podemos caracterizar o sensor de velocidade de um veículo (Vehicle Speed Sensor) – VSS, como um gerador de sinal, onde forma -se uma onda cuja frequência é proporcional à velocidade do veículo. Normalmente o sensor é montado no câmbio ou próximo do motor do veículo. Se o veículo se movimenta e a uma velocidade relativamente baixa, o sensor produz um sinal de baixa frequência. À medida que a velocidade aumenta, o sensor gera um sinal de frequência maior. O módulo de injeção utiliza a frequência do sinal gerado do sensor de velocidade para: Identificar o veículo parado ou em movimento, Economia do combustível durante a aceleração Corte do combustível (cut-off), Controle da rotação em marcha lenta, Permite em alguns tipos de injeção que o ventilador do radiador seja desligado em velocidades elevadas, Acionar a embreagem do conversor de torque em veículos equipados com transmissão automática. Ainda atua na luz indicativa de mudança de marchas nos veículos equipados com esse dispositivo e transmissão manual e computador de bordo para cálculos de distancia, consumo e etc. O sensor de velocidade pode ser encontrado nas seguintes configurações: sensor magnético , de relutância variável e sensor de efeito hall. Um sensor de velocidade funcionando corretamente deve-se ficar sem aceleração quando o carro está parado e deve acelerar lentamente em resposta à aceleração do carro. Quando acontece um mau funcionamento do velocímetro, pode-se ocorrer várias anomalias, incluindo marcha lenta constante, aceleração quando o carro está ocioso relatando uma velocidade incorreta, oscilando.
Se você suspender uma das rodas do veiculo e utilizando a primeira ou segunda marcha, movimentar a roda, e utilizando uma caneta de polaridade, vai verificar que um dos fios vai gerar um sinal pulsante (os leds da caneta ficarão piscando). Desta forma pode identificar qual dos fios é o de sinal. É interesante você procurar o diagrama de ligação eletronica do veiculo para verificar a pinagem no conector do modulo de injeção
https://www.youtube.com/watch?v=oe_Gzd9qkPI
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.