Created by Ricardo Bispo De Oliveira
over 3 years ago
|
||
GCP offers four main kinds of services: compute, storage, big data and machine learning. O GCP oferece quatro serviços principais: computação, armazenamento, Big Data e aprendizado de máquina. What is cloud computing? O que é computação em nuvem? Criado pela National Institute of Standards and Technology dos EUA a definição de Clound Computing. Computação em nuvem é a maneira de usar a TI com as 5 características igualmente importantes. 1 on-demand and self-service Recursos sob demandas com autoatendimento. 2 Broad network access Pode acessar o recurso online de qualquer lugar 3 resource pooling Provedor tem grande pool de serviços alocados para os clientes 4 Rapid elasticity Recursos flexíveis , podendo aumentar ou diminuir 5 Measured Service O Cliente paga somente pelo que usa ou reserva.
Virtualized data centers brought you Infrastructure as a Service, IaaS, and Platform as a Service, PaaS offerings. Os data centers virtualizados trouxeram a você infraestrutura como serviço, IaaS, e plataforma como serviço, ofertas de PaaS. IaaS Infraestrutura --> proporcionam dados brutos, computação, armazenamento e rede organizados de modo semelhante a data centers PaaS Plataforma --> vinculam o código do aplicativo a bibliotecas que oferecem acesso à infraestrutura necessária SaaS Software --> Os aplicativos famosos do Google, como Pesquisa, Gmail, Docs e Drive, são de Software as a Service, porque são consumidos diretamente na Internet pelos usuários finais
Ao executar suas cargas de trabalho no GCP, você usa projetos para organizá-las. Você usa o Google Cloud Identity and Access Management, também chamado de IM ou IAM, para controlar quem pode fazer o quê. E há vários opções de interface para se conectar. Neste módulo, você usará esses princípios básicos nos primeiros passos. Os projetos são a principal maneira de organizar seus recursos do GCP. Use-os para agrupar recursos relacionados, geralmente por terem um objetivo empresarial comum. O princípio de menor privilégio é muito importante para gerenciar uma infraestrutura de computação, seja na nuvem ou localmente. Ele dita que cada usuário precisa ter somente os privilégios necessários para trabalhar. Em um ambiente de menor privilégio, os usuários são protegidos contra diversos erros. Um colega meu acidentalmente excluiu um banco de dados de produção em uso. Por quê? Ele estava trabalhando como usuário raiz no sistema quando não deveria. O nome dele é Brian, e ele ainda sente muito. Os clientes do GCP usam IM para implementar esse princípio e todos ficam mais felizes. Há quatro maneiras de interagir com a camada de gerenciamento do GCP. O console baseado na Web, o SDK e as ferramentas de linha de comando, as APIs e um app para dispositivos móveis. Nesta aula, você usará o console e as ferramentas de linha de comando. Ao criar um aplicativo na sua infraestrutura local, você é responsável pela segurança de toda a pilha. Desde a segurança física do hardware e do local em que ele está até a criptografia dos dados em disco, a integridade da rede e a segurança do conteúdo armazenado nos aplicativos. Ao mover um aplicativo para o Google Cloud Platform, o Google gerencia muitas das primeiras camadas de segurança. Por causa da escala, o Google pode oferecer um nível de segurança maior para essas camadas que a maior parte dos nossos clientes poderia pagar. As camadas superiores da pilha ainda são responsabilidade do cliente. O Google oferece ferramentas como o IAM para ajudar os clientes a implantar as políticas que quiserem nessas camadas.
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.