Como é mais eficiente entrar com recurso contra uma etapa de concurso: sozinho ou com ajuda de um professor ou especialista?
O candidato só pode elaborar recursos sozinho
O candidato deve interpor o recurso ele mesmo, porém, a ajuda técnica de um especialista pode garantir mais precisão nos argumentos por estarem mais habituados com as bancas examinadoras com os conteúdos técnicos.
Os recursos devem ser apresentados individualmente pelos candidatos. Mesmo assim, o que é melhor: elaborar sozinho sua argumentação ou em conjunto com outros candidatos que também discordam da mesma questão?
Os candidatos devem interpor o recurso individualmente e não devem perder tempo se comunicando com professores e colegas, já que os recursos são avaliados por candidato.
Os candidatos devem apresentar individualmente, mas se várias pessoas interpuserem o recurso com argumentos alinhados e semelhantes, é provável que isso exerça pressão na banca, beneficiando o candidato.
Qual o índice de alteração de questões e respostas após os recursos?
Muito baixo, não há porque ter muitas esperanças
Não há como prever um índice específico, mas nem sempre as questões são anuladas. Elas podem simplesmente mudar de gabarito. Quando anuladas, as questões pontuam a todos os candidatos.
Como deve ser o recurso ideal?
Seja conciso, tenha argumentos sólidos e com bases teóricas de fontes seguras. Não recorra de tudo, pois ficará claro que a intenção é pontuar mais.
Não seja grosseiro e evite se alongar desnecessariamente. Mas acrescente informações supérfluas e elogios à banca
A banca examinadora tem total direito de negar qualquer recurso?
A banca tem soberania para avaliar quantos e como quiser os recursos e sua decisão é definitiva
A banca pode ser questiona na Justiça com ações individuais ou coletivas quando há violação do direito dos candidatos. O que pode gerar cancelamento de questões e até de uma prova toda.
O edital de abertura deve prever todas as regras e prazos para os recursos administrativos?
Sim. Todo edital de lançamento de um concurso deve apresentar os prazos e regras para apresentação de recursos para cada uma das etapas – não só para provas. Em alguns editais pode ser informado que os prazos serão informados ao longo do processo seletivo. Isto é aceito também.
Não. A banca organizadora pode omitir os prazos e como serão feitos os recursos. Como ela os avalia, coloca as regras como quiser, sem precisar informar aos candidatos