Created by Arthur Meirelles Chaves
about 6 years ago
|
||
A atual composição demográfica do brasil é reflexo, principalmente, da exploração de minerais e vegetais no período colonial.
O Brasil teve três principais ciclos: o do açúcar no Nordeste, o do ouro em MG e o do café no Sudeste( principalmente São Paulo).
A distribuição descontínua e a integração pífia das atividades econômicas no Brasil levou a formação de um modelo de ilhas econômicas.
Cada país tem uma faixa marítima de terra, possível de mudanças, para promover o equilíbrio econômico e social entre os povos.
Mar territorial: faixa marítima medindo 12 milhas náuticas de largura. Navios de todos países podem atravessar essa faixa, desde que seja de forma rápida e contínua.
De modo geral, a formação territorial dos estados brasileiros seguiu as capitanias hereditárias do passado colonial.
A miscigenação e a imigração são umas das bases de formação do território brasileiro.
O primeiro contato entre os estrangeiros e os nativos foi conflituoso, porque ambos tinham ideais muito diferentes.
A igreja católica teve muita influência também, usou da religião para converter os nativos, facilitando a escravização dos mesmos.
A principal causa do grande número de imigrações para o Brasil foi pela busca de trabalho e melhores condições de vida.
A abertura do comercio brasileiro para países estrangeiros necessitava de um maior mercado consumidor, o que também causou o fim da escravidão.
A dificuldade de encontrar emprego na Europa levou trabalhadores ao Brasil, que era chamado de "Ilha da prosperidade", uma propaganda enganosa para atrair mão de obra.
Com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, o acordo da imigração japonesa ao Brasil foi oficialmente declarado.
Ao chegarem na nova terra, se depararam com maus-tratos e conflitos culturais, ao invés de ofertas de emprego e moradia, o que tinha sido prometido.
O Brasil é um país constituído por inúmeros grupos étnico-culturais, devido ás diversas imigrações europeias e afro descendentes.
Nos últimos anos, a população que se declara preta, parda, amarela ou indígena aumentou significantemente.