O período conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
Uma corrida armamentista entre EUA e URSS que deu início à Segunda Guerra Mundial.
Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
Uma guerra indireta entre as duas grandes potências nucleares que, não tendo lutado entre si, financiaram e apoiaram conflitos regionais.
Uma disputa pelas áreas árticas (polo norte) e antárticas (polo sul), após a Segunda Guerra Mundia
O termo "Guerra Fria" foi criado tão logo acabou a II Guerra Mundial pelos governos dos Estados Unidos e da União Soviética como forma de garantir que ambas as potências evitariam o confronto direto, que poderia resultar numa hecatombe nuclear.
Socialismo e Capitalismo são dois sistemas socioeconômicos mutuamente excludentes: para que um sobreviva, ou outro tem de acabar. Assinale as afirmativa que justificam esta premissa:
Países que adotam o socialismo deixam de ser mercados consumidores para os países capitalistas.
O grande consumo dos países que adotam o capitalismo, dificulta a aceitação por parte da população dos países socialistas em consumir somente o estritamente necessário.
O conflito é exclusivamente político, já que os EUA consideram seu dever levar a democracia a todos os países.
O capitalismo, ao contrário do socialismo, gera desenvolvimento econômico e tecnológico.
Terminada a Guerra Fria, a Velha Ordem Mundial, bipolar, dá lugar a uma Nova Ordem. Assinale as afirmativas que justificam a multipolaridade desta Nova Ordem Mundial:
Enquanto EUA e URSS mantinham o foco na sua disputa pela hegemonia mundial, países como Brasil, China, Índia, começaram seu processo de industrialização e experimentaram forte crescimento econômico e capacidade para concorrer com as duas superpotências.
Enquanto se desenrola a Guerra Fria, as antigas potências europeias, assim como o Japão, recuperam suas indústrias, fortalecem suas Economias com a criação de blocos econômicos e se colocam em condições de igualdade para uma concorrência de mercado com os EUA.
O mundo entra num acelerado processo de globalização e passa a contar com uma concorrência igualmente globalizada. Ainda que os EUA seja o expoente deste cenário, não é o único capaz de conquistar novos mercados.
Globalização pode ser entendido como o momento em que os fenômenos passam a acontecer em escala global. Assinale a afirmativa que melhor demonstra o início de uma globalização realmente efetiva:
Com a expansão marítima no século XV / XVI
Após o fim da II Guerra Mundial
Após o fim da Guerra Fria
Os grandes agentes da globalização são:
As comunicações
Os transportes
As empresas trasnacionais
O que pode ser considerada a primeira grande atitude imperialista americana:
A expansão do território do leste (a partir das 13 Colônias) ao oeste.
A aquisição de territórios espanhóis e franceses.
A tomada de território do México, país vizinho.
A região nordeste dos EUA, conhecida como manufacturing belt:
É a região onde se destacou a exploração de minério de ferro e carvão, importantes elementos para o processo de industrialização norte americano.
É a região de menor aglomeração populacional.
Na mudança do processo de produção do fordismo para o toyotismo, as indústrias foram transferidas para países subdesenvolvidos, mas a região manteve as sedes destas indústrias, fato que mantém a região entre as mais importantes dos EUA.
Nas planícies centrais (belts agrícolas):
Agricultura moderna
Vazios populacionais
São características da região do Sun Bel dos EUA (Costa Oeste):
Região de ocupação mais recente, surge da necessidade norte-americana de controlar a costa do Pacífico. As instalações aeronavis, além de da atração populacional, colabora para o desenvolvimento tecnológico.
Dentre as suas cidades de destaque, podemos citar Los Angeles - um novo centro de desenvolvimento que só não supera Nova York.
Apesar de ter transferido suas indústrias para países subdesenvolvidos, por manter na região as sedes destas grandes empresas, consegue manter a sua grande importância econômica.