O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório.
O teto da cavidade da faringe possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório.
A traquéia bifurca-se na sua região superior, originando os brônquios. O epitélio é formado por células ciliadas e células secretoras. Estes cílios servem para remover as partículas e microorganismos que entram com o ar inalado.
O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apoia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.
O sistema linfático é responsável por drenar o excesso de líquido intersticial do organismo humano. O líquido intersticial é o líquido presente entre as células, e onde estas retiram seus nutrientes e excretam as substâncias residuais provenientes de seus metabolismos.
O sistema linfático tem por objetivo devolver o líquido intersticial ao sangue e manter o equilíbrio de fluidos no organismo
O sistema linfático não atua em conjunto com o sistema imunológico, e também não com os vários órgãos e elementos do corpo.
Os linfonodos são responsáveis por atuar na defesa do corpo.
Quando o corpo é invadido por algum microorganismo, os linfonodos os detectam e começam a produzir células de defesa (chamadas de linfócitos) em grande escala, causando um aumento no tamanho dos linfonodos