Created by Juliane Antoniel
over 9 years ago
|
||
1ª Caso: as duas palavras vão para o plural
As duas palavras vão para o plural se elas foram juntadas da seguinte maneira: substantivo + substantivo, substantivo + adjetivo, adjetivo + substantivo ou numeral + substantivo. Ou seja: misturarem substantivos, adjetivos e numerais. Exemplos:
GENTIL-HOMEM /GENTIS-HOMENS
("gentil" é adjetivo e "homem" é substantivo)
COUVE-FLOR: COUVES-FLORES
("couve" é substantivo e "flor" é substantivo)
2ª Caso: palavras com elementos de ligação
Se as duas palavras forem ligadas por uma preposição (pé de moleque, estrada de ferro, pimenta do reino, mula sem cabeça), então somente a primeira palavra vai para o plural. Exemplos:
Observação: se as duas palavras não forem ligadas por uma preposição (se forem ligadas por pronome, por exemplo), então somente o último irá para o plural. Exemplo: bem-te-vi / bem-te-vis (temos duas palavras ligadas por um pronome).
3ª Caso: a primeira palavra é "guarda"
Se "guarda" for verbo, então ele não irá para o plural. Caso contrário, se guarda for o substantivo, então ele irá para o plural.
4ª Caso: palavras repetidas (ou semelhantes)
Se as palavras forem repetidas (ou semelhantes), então somente a segunda irá para o plural.
5ª Caso: palavra invariável com palavra variável (substantivo ou adjetivo)
Quando uma palavra invariável (como os verbos, advérbios e interjeições, por exemplo) encontra uma palavra variável (substantivos ou adjetivos, por exemplo), então somente a palavra variável irá para o plural (porque a palavra invariável realmente é invariável: não muda, não vai para o plural, não varia). Exemplos:
OBS 1) As palavras compostas que não são separadas são tratadas como palavras simples: basta acrescentar o "s".
AGUARDENTE / AGUARDENTES
PONTAPÉ / PONTAPÉS
OBS 3) Se a primeira palavra for invariável e a segunda já estiver no plural, então toda a palavra será invariável. Exemplo: "um saca-rolhas", "dois saca-rolhas".
Artigo
A função principal dos artigos é determinar ou indeterminar os substantivos a quem eles se referem.
Adjetivos explicativos e restritivos (no contexto):
Os alunos do professor Geraldo serão ÓTIMOS jogadores de futebol. (restringiu
compostos (ex: luso-brasileiro), simples (ex: magro), derivados (ex: belíssimo, que vem de "belo") e primitivos (ex: belo).
Locução Adjetiva
Quando um termo com mais de uma palavra tem a função de adjetivo, nós o denominamos de "locução adjetiva", da mesma forma que existe "locução verbal" e "locução adverbial".
Carne bovina (adjetivo)
Carne de boi (locução adjetiva)