Coordenadas
Aditivas
Estabelecem uma relação de ligação entre duas orações
Coordenadas
Adversativas
As adversativas ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente.
Coordenadas
Conclusivas
As conclusivas ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. Servem para dar conclusões às orações.
Coordenadas
Alternativas
Ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente.
Coordenadas
Explicativas
As explicativas ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. Expressam a relação de explicação, razão ou motivo.
Subordinativas
As conjunções subordinativas ligam uma oração de nível sintático inferior (oração subordinada) a uma de nível sintático superior (oração principal). Uma vez que uma oração é um membro sintático de outra, esta oração pode exercer funções diversas, correspondendo um tipo específico de conjunção para cada uma delas. Um período formado por conjunções subordinadas que não contém as tais conjunções é chamado de: oração principal. Funcionam como adjuntos adverbiais.
Subordinativas
Integrantes
InteIntroduzem uma oração (chamada de substantiva) que pode funcionar como sujeito, objeto direto, predicativo, aposto, agente da passiva, objeto indireto, complemento nominal grantes
Causa
Funcionam como adjunto adverbial de causa. Estabelece, na frase, uma relação de causa e consequência entre dois ou mais fatos mencionados
Comparativa
Funcionam como adjunto adverbial de comparação. Iniciam uma oração que contém o segundo membro de uma comparação
Concessiva
Funcionam como adjunto adverbial de concessão. Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la.
Condicional
Funcionam como adjunto adverbial de condição. Iniciam uma oração subordinada em que se indica uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizado ou não o fato principal.
Conformativa
Funcionam como adjunto adverbial de conformidade. Inicia uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal.
Consecutiva
Funcionam como adjunto adverbial de consequência. Iniciam uma oração na qual se indica a consequência.
Proporcional
Funcionam como adjunto adverbial de proporção. Iniciam uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal.
Temporal
Funcionam como adjunto adverbial de tempo. Iniciam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo
Final
Funcionam como adjunto adverbial de finalidade. Introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal.