A expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à quantia real paga pelo produto.
É a estratégia mais tradicional, na qual os vendedores devem comunicar corretamente as características, atributos e benefícios dos produtos ou serviços aos clientes.
É composto por duas etapas: Etapa Estratégica e Etapa Operacional
Toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulte na posse de algum bem.
Estudar as forças e fraquezas dos concorrentes e se aproveitar delas para vender mais.
Fazer com que a empresa venda mais.
Funciona como um diagnóstico da empresa ou projeto. Uma balança na qual são colocadas as vantagens e desvantagens de um projeto.
Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno.
Mostrar ao cliente que sua oferta tem um valor agregado, muitas vezes intangível, que a torna a melhor solução para ele.
Mostra ao vendedor onde ele precisa chegar e qual o resultado a empresa espera dele.
Não é algo físico, é um ato ou desempenho oferecido de uma parte a outra e, que, no final resulta em satisfação ou insatisfação.
Aumentar a receita por cliente.
O primeiro passo do processo de vendas.
Conquistar grandes clientes.
Ter bom relacionamento com pessoas-chave da empresa compradora do seu produto ou serviço.
Vender em novas praças
Vender um produto novo
Produto, preço, praça, promoção.
Diz respeito a todas as características daquilo que a empresa vai oferecer ao mercado.
Trata-se do volume de dinheiro cobrado pelo produto ou serviço ofertado ao mercado.
É onde o produto ou serviço é disponibilizado, e onde se realizam as trocas entre quem os produz (a empresa) e os consumidores.
É o conjunto de ferramentas que vai comunicar os diferenciais da sua oferta ao seu público de interesse. É a concretização do planejamento de marketing.
É a capacidade de uma empresa agregar maior valor do que outras empresas em relação a um mesmo produto, do ponto de vista do cliente. Sinônimo de Diferencial.
Os serviços não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes da compra. Cabe ao prestador de serviços fornecer evidências tangíveis dos serviços de uma ou várias maneiras.
Os serviços não podem ser separados de seus fornecedores, sejam eles pessoas ou máquinas.
A qualidade dos serviços depende de quem os fornece, bem como de quando, onde e como são fornecidos.
Processo através do qual se buscam resultados cada vez maiores e sustentáveis, fazendo com que a base de clientes seja fidelizada e esteja satisfeita indo ao encontro dos objetivos estratégicos do banco.
Pressupõe que seja oferecido um serviço principal sobre o qual é construído um relacionamento.
A venda de um produto ou serviço adicional, além daquele que o cliente já comprou. É algo que complementa, de alguma maneira, a compra inicial.
O primeiro passo na construção de um relacionamento com cliente.
Segundo passo na construção do relacionamento com o cliente. estimular o cliente a fazer as primeiras transações com a empresa.
Terceiro passo na construção do relacionamento com o cliente. Garantir que os clientes de maior valor se mantenham fiéis. Impedir que esses clientes sejam assediados pela concorrência.
Quarto passo na construção do relacionamento com o cliente. Visa impedir que um cliente fidelizado entre em atrito com a empresa.
Último passo na construção do relacionamento com o cliente. Tem como objetivo, recuperar clientes perdidos.
É um conjunto de regras e princípios que disciplinam a relação jurídica formada entre os fornecedores e consumidores, com o objetivo de equilibrar as forças de ambos, permitindo que a relação de consumo seja benéfica aos dois envolvidos.
Estabelece que a relação de consumo deve ser fundada na ética, na honestidade, na lealdade e no respeito às necessidades e direitos da outra parte.
Está relacionado aos conceitos de clareza, nitidez e sinceridade nas relações de consumo para que o consumidor tenha acesso a informações completas sobre os serviços.
Independentemente da condição social ou econômica do consumidor, ele sempre é considerado a parte mais frágil na relação de consumo. Trata-se de uma presunção absoluta.
Toda pessoa física ou jurídica, grupo ou coletividade de pessoas que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, em uma relação de consumo.
É aquele que consome o produto ou tira proveito do serviço para uso próprio, sem ter por objetivo o desenvolvimento de atividade profissional.
É direito do consumidor a proteção a vida, saúde e segurança contra riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.
É a possibilidade de o consumidor escolher de maneira consciente, o produto ou serviço que melhor atenda a suas necessidades dentre as opções disponíveis.
Numa negociação deve ser informado ao consumidor todos os riscos, características e especificações do produto ou serviço que está sendo adquirido.
Qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou omissa, capaz de induzir o consumidor a erro.
É aquela discriminatória, que incite a violência, explore o medo, aproveite-se da inexperiência de uma criança ou desrespeite valores ambientais.
Esse direito é garantido no caso do surgimento de fatos posteriores que possam gerar condições adversas ao consumidor.
O fornecedor responde independentemente de culpa por defeitos em produtos ou serviços e também por informações insuficientes ou inadequadas.
Órgãos públicos são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e contínuos, quando forem essenciais.
Obrigação de reparar os danos causados de forma a recompor o patrimônio do consumidor e/ou proporcionar algum conforto compensatório pelo dano sofrido.
As infrações podem acarretar sanções como multas, cassação do registro do produto, suspensão temporária das atividades, etc.
Falsidade, engano ou omissão de informações, publicidade prejudicial, cobrança abusiva, impedimento ao acesso a informações, omissão na correção de dados incorretos, etc.