A Sra. Maria, mãe de Carla, 45 anos, parda, natural do Ceará, procurou um clínico para avaliação e orientação. Considera-se um pouco acima do peso, mas “normal” em relação às suas amigas. Diz que come pouco e não entende como não consegue perder peso. Não faz restrições alimentares. Nos finais de semana costuma beber cerveja. Não fuma. Não pratica atividade física, exceto as da casa, que considera muito “pesadas”. Há um ano foi diagnosticado diabetes, com orientação de dieta e exercício físico. Há três meses apresentou dor em andar superior de abdome, de grande intensidade, do tipo ardência, pós-prandial, sendo atendida no setor de emergência, onde realizou uma série de exames (que trouxe nesta consulta) e recebeu alta com orientação de procurar o ambulatório. Desde então não apresentou sintomas dolorosos. No momento, queixa-se de prurido vulvar e incontinência urinária. Os ciclos menstruais são irregulares. Gesta 2 para 2. O exame físico nesta consulta ambulatorial revelou: IMC = 32. PA= 146 X 90 mmHg. Concentração de gordura no abdome e pescoço. RCR 3T com 4a bulha. Abdome globoso, sem dor, massas ou visceromegalias. MMII com varizes calibrosas e algum edema. O exame ginecológico revelou hiperemia e edema de vulva, hiperemia de vagina, cujo conteúdo era abundante, de cor branca e aspecto grumoso. Mamas aumentadas, ausência de nódulos à palpação. Exames Laboratoriais:Sangue: Provas de função e inflamação hepáticas normais. Amilase normal. Glicemia de jejum= 110 mg/dl; glicemia pós prandial (2 horas após a refeição)= 180 mg/dl; hemoglobina glicosilada (AIC)= 7,0% , creatinina= 1,0 mg/dl; colesterol total= 230 mg/dl; LDL = 150 mg/dl; HDL = 35 mg/dl; triglicerídeos = 250 mg/dl
Exames realizados na emergência: Radiografias de rotina para abdome agudo normais. Ultra-sonografia abdominal: presença de três cálculos na vesícula biliar medindo 1x1 cm cada. EAS : normal. Ultra-sonografia de mama: presença de formação anecóica de contornos definidos, com 1,3 cm no maior diâmetro e reforço acústico posterior no quadrante superior esquerdo da mama esquerda.
A paciente leu uma reportagem que mencionava estudo demonstrando que o uso regular de suco de berinjela estava associado à redução do colesterol total. A hipótese de associação:
Select one of the following: