Created by Rafael Guilet
almost 3 years ago
|
||
Na ingestão acidental de um corpo estranho que acaba atingindo a via aéria, a estrutura que será alcançada mais facilmente e a justificativa anatômica
As artérias bronquiais cuja origem é na Aorta Torácica estão distribuídas da seguinte forma:
Com relação a inervação dos pulmões, indique a função das fibras parassinpática
O suprimento arterial do pericárdio prové, principalmente da a.
Cite a função do n. frênico no coração.
Conteúdo Mediastino Superior
COMENTE O SISTEMA AZIGO
Canal Inguinal
Parede anterior
Parede posterior
teto
assoalho
Verdadeiro ou Falso
1. A a. gástrica esquerda envia ramo esofágicos ascendentes para a parte abdominal do esôfago
2. A a. esplênica segue um trajeot tortuoso para a esquerda, ao longo da borda superior do pâncreas
3. a. esplênica origina a a. gastromental direita
V ou F
4. A a. hepática comum divide-se em seus ramos terminais a a. hepática própria e gastroduodenal
5. A a. gastroduodenal da origem a a. pancreaticoduodenal inferior, anterior e posterior
Comente a vascularização do estômago
Grande e Pequena curvatura
Quantas são e quais são as a. que fazem a vascularização do nariz?
Quais são os limites do trígono muscular?
A artéria torácica interna, também conhecida como a. mamária interna é ramo de qual porção da artéria subclávia
Qual o único músculo intrínseco da laringe que faz a abdução das cordas vocais?
Cite as estruturas que passam através do intervalo entre o m. constritur e m. constritor médio da faringe?
Qual segmento muscular forma o esfíncter esofagiano superior?
A principal artéria do períneo é:
A a. responsável por irrigar o ramo e o corpo cavernoso do pênis após penetrar na membrana do períneo é:
Ao realizar a histerectomia o o ginecologista comenta com o residente que deve ter a cautela ao identificar as estruturas e ao ligar a a. uterina! Por qual motivo?
Inervação m. adutores da coxa
A principal a. do períneo é:
O Corpo do períneo é o local de convergência e de entrelaçamento de fibras de vários m. inclusive o:
A) m. bulboesponoso
b) m. esfíncter interno do ânus
C) m. isquiocavernoso
D) M. pubococcígeo
A sintopia antero posterior das estruturas da bexiga é:
O ureter apresenta três estreitamentos anatômicos de importância clínica quando ocorre a impactação de um cálculo renal, sendo considerado o SEGUNDO ESTREITAMENTO quando passa por:
Com relação as estruturas vasculares do retroperitônio, podemos afirmar que:
A) artéria renal direita é mais é curta do que a esquerda
B) a. renal esquerda é mais longa do que a direita
C) a. renal direita é mais longa que a esquerda
D) a. renais passam anteriormente as veias renais
Dentre os acidentes ósseos do neurocrânio o ___________ está situado posterolateralmente à fossa hipofisial, sendo um artefato de um crânio seco. Algumas estruturas passam sobre este, como a artéria carótida interna e seus plexos
A maioria dos músculos é formada por mais de um miótomo, qual grupamento muscular abaixo constitui UM único miótomo?
a) Os músculos flexores do antebraço
b) Os músculos do manguito rotador
c) Os músculos extensores do antebraço
d) Os músculos intrínsecos da mão
O formato da rima da glote varia de acordo com a posição das pregas vocais. Marque a alternativa correta:
Durante a expiração forçada a rima é estreita e trapezóide.
A maior amplitude de altura da voz resulta do maior comprimento das pregas vocais.
A menor amplitude da voz resulta do menor comprimento das pregas vocais.
O músculo que auxilia na formação do Arco Transverso do pé pelos metatarsais é:
Ao examinar a cavidade oral de uma criança com o abaixador de língua você observa que ocorre a elevação da parte posterior da língua com abaixamento do palato mole, fechando a visualização do istmo das fauces, num movimento de arcada. Isto se deve à ação do músculo:
Um trauma facial que provoque anosmia e rinorréia está relacionada à fratura de qual osso da face?
Com relação a inervação das glândulas salivares, marque a alternativa CORRETA
a) O nervo corda do tímpano carrega fibras pré-ganglionares que passam para o nervo lingual fazendo sinapse no gânglio submandibular.
b) nervo auriculotemporal carrega fibras pré-ganglionares que passam para o nervo corda do tímpano e fazem sinapse no gânglio ótico.
c) O nervo auriculotemporal carrega fibras pós-ganglionares que passam para o nervo corda do tímpano e fazem sinapse no gânglio ótico.
d) O nervo corda do tímpano carrega fibras pré-ganglionares que passam para o nervo lingual fazendo sinapse no gânglio sublingual.
Ao examinar o ombro de um paciente com dor o médico percebe o processo coracóide da escápula ao palpar:
Uma mulher de 23 anos foi encaminhada para cirurgia de ressecção da glândula tireóide. Para a ressecção total da glândula quais músculos devem ser afastados?
Um homem de 73 anos deu entrada no serviço de emergência apresentando dor epigástrica intensa após utilização de altas doses de antinflamatório não hormonal para tratamento da artrite no joelho. Durante a cirurgia foi identificada úlcera gástrica, em parede anterior, perfurada. Conhecendo o mecanismo de dor referida, podemos afirmar que a DOR:
A artéria do membro superior que passa sobre o ligamento transverso da escápula, lateral à espinha da escápula, é:
Ao realizar uma anestesia local em região específica da face, procurou-se atingir a pele sobre o ângulo a mandíbula, o lobo inferior da orelha e a bainha parotídea. Qual será o nervo bloqueado pelo anestésico?
Existe uma comunicação sanguínea que permite a passagem de sangue venoso da face para o encéfalo, o que pode facilitar a instalação de processos infecciosos no sistema nervoso central, vindos da face. A estrutura que funciona como "comunicante" para os dois meios é:
Ao chorar exaustivamente o excesso de lágrimas transborda através das pálpebras inferiores e da cavidade nasal, podendo levar à sensação de obstrução nasal. Explique.
Um paciente apresenta importante contratura dorsal, com dor irradiada para a região do terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula. A origem das fibras de dor e proprioceptivas com músculo correspondente são:
A pele contígua situada na região dorsal entre o 1 e 2 dedos dos pés recebe inervação pelo nervo:
Durante o bocejo ocorre a tensão do palato mole o que acaba provocando a abertura do óstio da tuba auditiva. O músculo e a sua respectiva inervacão, são:
O nervo ________ entra na região glútea através do forame isquiático ______ inferiormente ao músculo piriforme inervando a articulação do quadril.
Esta artéria é responsável pela irrigação sanguínea da cabeça e do colo do fêmur, o seu ramo descendente une-se à artéria glútea inferior.
Dos nervos abaixo aquele que faz parte do sistema simpático e conduz fibras pós ganglionares do gânglio simpático cervical superior até o gânglio pterigopalatino, inervando a parte superior da faringe é:
Durante o trauma dos ossos da face esta importante artéria pode ser lesada, a mesma é responsável por suprir os músculos oblíquo e retos inferiores, bem como o saco lacrimal na órbita.
Quando a bailarina se posiciona na ponta dos pés para a sua coreografia é possível realizar a palpação do músculo da panturrilha cuja fixação proximal forma um arco tendíneo, em forma de U, o qual é atravessado por importantes estruturas vásculo-nervosas. Marque o referido músculo:
Na região cervical uma estrutura nervosa dá origem à raiz superior da alça cervical, o qual origina um ramo para o músculo gênio-hióideo. O referido ramo conduz fibras do nervo espinhal de:
Durante a inervação da glândula lacrimal, as fibras parassimpáticas envolvidas transitam por nervos e fazem sinapse no gânglio:
Na laringe os músculos intrínsecos são supridos por um mesmo nervo, com exceção do músculo ____________ que é suprido pelo nervo ______________.
Um homem de 40 anos apresenta perda de força, dormência e sensação de formigamento em uma parte do membro superior. Correlacionando a suspeita clínica de compressão nervosa ao dermátomo correspondente de C8, podemos afirmar que o sintoma está localizado na(o)
Podemos afirmar que mecanismos anatômicos impedem o refluxo vesicoureteral. Dos abaixo aquele não se relaciona a este mecanismo é:
Os cones e bastonetes tem uma irrigação vascular específica, diferente da vascularização da retina óptica. Assinale a artéria que irriga os cones e bastonetes:
Na técnica do acesso venoso central se indica escolher o lado direito da região infraclavicular para puncionar a veia subclávia. Isto se deve à correlação anatômica de estruturas vasculares que estão no mesmo nível pelo lado esquerdo apenas e que poderiam ser lesionadas. O que justificaria esta escolha?
Ao examinar a parede torácica ântero-superior e identificar os componentes esternais podemos afirmar que: