Created by ANA REIS ANA
over 2 years ago
|
||
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender e, assim, emancipar-se dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
A função social da literatura é ensinar ao homem compreender e, assim, emancipar-se dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela narrativa.
A obra literária pode ter como função a apresentação de uma retrato da realidade de modo a descrever, criticar, ironizar ou satirizar problemas da nossa sociedade. Quando isso ocorre, dizemos que a literatura é engajada.
A obra literária pode ter função de informar uma notícia de forma espontânea e assim criar uma narrativa em cima disso.
A Literatura pode ser uma narrativa escrita
Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.
A linguagem não literária tem como principal característica a informatividade. Para que esse fim seja alcançado, o discurso deve ser construído de maneira objetiva e concisa.
a literatura é uma forma de arte que não contém informações escritas
a literatura é expressada por meio de revistas de fofoca, noticiários e entre outros de várias formas
Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático.
Gênero Lírico: “palavra cantada”
O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos
Gênero Dramático: “palavra representada”
Os textos dramáticos podem ser apresentados em vários tipos, tais como tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.
Gênero Épico: “palavra narrada”
O gênero épico engloba textos narrativos caracterizados pela presença de um herói e suas ações fora do comum. A origem desse gênero literário está na Antiguidade.