Nenhuma das opções responde corretamente à pergunta. O título e a linha de apoio, além de colocarem o prefeito como destaque (e, no caso do instituto, o destaque seria a participação dos alunos no evento), estão repetindo-se entre si, quando deveriam trazer informações complementares. Além disso, o título menciona o evento com uma sigla desconhecida do grande público e utiliza números romanos.
Em relação ao texto, podemos enumerar outras inadequações:
• Para o leitor, é desinteressante começar a leitura de um texto iniciado pela data e por uma série de nomes e cargos. Privilegie uma abertura de texto instigante e focada nas principais informações que podem ser de interesse do leitor. Quando há uma lista de autoridades presentes, o mais aconselhável é trazê-la ao final da matéria e citando apenas os nomes daqueles que ainda não foram mencionados ao longo do texto.
• A informação mais importante para uma matéria feita pelo instituto seria, nesse caso, a participação dos alunos. No exemplo, no entanto, eles foram colocados em segundo plano, sem que o leitor soubesse o que eles fariam no evento, qual a importância da participação deles na feira, etc. Um bom texto já traz, de início, informações relevantes e concretas sobre quem ou o que está abordando.
• “Bem organizada, bonita e alegre”? Sério mesmo? Quem disse? É, a avaliação e o tom opinativo devem ser evitados ao longo de todo o texto jornalístico. Ao invés de adjetivar uma situação, apresente fatos e dados efetivamente observáveis para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões. Opiniões e avaliações devem ser condicionadas à existência de uma fonte a quem se possa atribuir tais valorações.
Com base nas explicações acima, selecione o título e a linha de apoio mais adequados a uma matéria de câmpus:
Select one of the following: