Created by Jáder da Mota Mendonça
over 8 years ago
|
||
Qualquer tipo de fundo obtido via empréstimo com ou sem concessão de garantias reais.
Compromisso de comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para a liquidação em data futura. Os compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado re¬ferentes ao preço futuro daquele bem, por meio do ajuste diário.
Ordem que deve ser executada somente a preço igual ou melhor do que o especificado pelo cliente
Pessoas físicas que atuam como prepostos dos integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, especialmente as corretoras.
Lançamento de ações, em colocação "primária" (pública ou privada) quando a empresa opta por captar novos recursos via mercado de capitais. Se o lançamento é realizado por um acionista (que já detém as ações), a operação é chamada distribuição secundária e não resulta na captação de novos recursos para a companhia.
Sistema criado para facilitar a capitalização das empresas, contribuindo para a geração de riqueza à sociedade utilizando a abertura de capital mediante a emissão e venda de ações ao público
Instituições que se utilizam do serviço da Central Depositária de Ativos da BM&F BOVESPA na guarda dos ativos mobiliários.
Empresa de serviços financeiros que exerce a função de entidade administradora de mercado de balcão organizado, o chamado mercado OTC (do inglês Over-the-counter). Está dividida em duas unidades de negócios: Títulos e Valores Mobiliários e Financiamentos.
Nome dado à família de mercados em que operações com liquidação futura são realizadas, tornando possível a gestão do risco de preço de diversos ativos.
Acordo, entre duas partes, que estabelecem a troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação da rentabilidade entre dois bens.
Propósito básico é obter lucro. Não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
Financiamento efetuado por meio dos próprios acionistas que tem direitos aos dividendos. Os acionistas deixam de receber esses dividendos total ou parcialmente para financiar a empresa.
Instituições habilitadas a liquidar operações na BM&F BOVESPA responsáveis, perante seus clientes e a Bolsa, pela liquidação e prestação de garantias referentes às operações dos clientes.
Ordem que especifica um nível de preço que, se atingido, criará uma nova ordem, essa sim, de compra ou venda, com características previamente definidas pelo investidor.
Sinônimo de mercado de capitais
Quando uma empresa pode autofinanciar seu crescimento melhorando a relação entre o tempo de uso do capital próprio e o de terceiros.
Tem como objetivo proteger o valor de um ativo contra possíveis variações futuras.
Especifica somente a quantidade e as características dos ativos ou direitos a serem comprados ou vendidos, devendo ser executada a partir do momento em que for recebida, pelo melhor preço disponível para negociação.
Compromisso a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixado ainda na data de realização do negócio, para liquidação em data futura. Os contratos somente são liquidados integralmente no vencimento.
Todo investimento em dinheiro ou em bens suscetíveis de avaliação monetária, realizado pelo investidor em razão de uma captação pública de recursos, de modo a fornecer capital de risco a um empreendimento, em que ele, o investidor, não tem ingerência direta, mas do qual espera obter ganho ou benefício futuro.
Tirar proveito da diferença de preços de um mesmo produto negociado em mercados diferentes, mitigando os riscos.
Atua como contraparte central de todas as operações, adotando para isso rígidos critérios de controle de riscos e regras para o correto funcionamento do mercado
Fundo de investimento em índice, com cotas negociáveis em bolsa, como se fossem ações.
Negocia-se o direito de comprar (call) ou de vender (put) um bem por um preço fixo numa data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor.
Companhia cujos títulos de emissão própria (ações, debêntures, bônus de subscrição, commercial papers) estão registrados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM e distribuídos entre o público, podendo ser negociados no mercado de bolsa ou de balcão organizado.
Possui as mesmas características do índice IBrX, porém sua carteira teórica é formada pelas 50 ações mais líquidas da BM&F BOVESPA.
Realiza a compensação de operações para a BM&F BOVESPA, além de prestar serviços para outras instituições.
Certificados representativos de valores mobiliários de emissão de companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no Exterior e emitidos por instituição depositária no Brasil.
Constituída por uma Ordem de Venda de determinado ativo e uma ordem de compra de outro, que só pode ser efetivada se ambas as transações puderem ser executadas.
Instituições que realizam a intermediação dos negócios nos vários segmentos da Bolsa.
Análise que tem como base a noção de que o valor real de uma empresa está relacionado às suas características financeiras: perspectivas de crescimento, fluxos de caixa e risco.
Média ponderada de preços de ações, selecionados por um critério de negociabilidade, calculado em tempo real, considerando automaticamente os preços de todos os mercados à vista, com ações componentes de sua carteira.
Troca (compra ou venda) da moeda de um país pela de outro.
Venda de moeda norte-americana no mercado à vista, com recursos das reservas internacionais brasileiras.
Calculado pela BM&F BOVESPA, capta o retorno de uma carteira formada pelas 100 ações mais negociadas nessa bolsa, cuja participação é ponderada pelo valor de capitalização das ações em poder do público, isto é, pela chamada "capitalização flutuante de mercado (float).
Aplicação financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em ações das empresas, ou seja, tornar-se sócias delas.
Quando o BC oferece um contrato de venda de dólares, com data de encerramento definida, mas não entrega a moeda norte-americana. No vencimento desses contratos, o investidor se compromete a pagar uma taxa de juros sobre o valor deles e recebe do BC a variação do dólar no mesmo período.
Análise onde todas as informações estão representadas nos gráficos, na medida em que este traduz o comportamento do mercado.
Vendas de dólar feitas no mercado à vista
Recibos de depósito emitidos por um banco norte-americano, cotados e negociados em dólares no mercado financeiro dos EUA, com lastro em ações de empresas estrangeiras custodiadas pelo banco emissor.