Created by Jáder da Mota Mendonça
over 8 years ago
|
||
Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança.
Conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
Carta pelo qual o Banco do Brasil afirma seu interesse em contribuir para o desenvolvimento de um novo sistema de valores para a sociedade, que tem como referencial maior o respeito à vida humana e ao meio ambiente, condição indispensável à sustentabilidade da própria humanidade.
Persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção.
Segundo nível da cultura organizacional. São os valores que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
É o conjunto dos valores, símbolos e sinais partilhados pelos membros de uma empresa e que marcam os seus comportamentos e as suas atitudes.
Terceiro nível da cultura organizacional. “A maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas. São verdades implícitas que o conjunto de membros compartilham.
Corporação apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adotam códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais.
Um mundo bom para todos exige espírito público em cada um de nós.
Fruto do padrão cultural vigente que incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade.
Conjunto de comportamentos e valores que cultivados pela empresa e que são ensinados aos novos membros para que seja disseminado um determinado modo de agir, pensar e sentir.
Corporação interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo.
Culturas mais facilmente mudadas
Banco de mercado com espírito público - ser um banco competitivo e rentável, atuando com espírito público em cada uma de suas ações junto a toda sociedade.
Caracterizam-se pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo.
Primeiro nível da cultura organizacional. São todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização.
Estórias que os funcionários ouvem a respeito de fatos que ocorreram na empresa, narrados por pessoas mais antigas na organização.
Corporação que reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação.
Ser o Banco mais relevante e confiável para a vida dos clientes, funcionários, acionistas e para o desenvolvimento do Brasil.
Qualidades, que, por um esforço da vontade, estimulam a prática do bem.
O que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários.
Corporação que equilibra lucros e ética tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras.
Preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras de comportamento de uma pessoa.
Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas.