Gabriel Senise 7ºB nº4
A hidrografia e os biomas brasileiros
A hidrografia do Brasil.
Região hidrográfica Amazônica
Região hidrográfica do rio São Francisco
Região hidrográfica do rio Paraná
Os biomas do Brasil
Bioma Mata Atlântica
Mata Atlântica- de clima quente e úmido, com chuvas regulares e bem distribuídas no decorrer do ano e terrenos formados por planaltos, serras e morros. É o bioma que mais sofreu alterações.
Mata das Araucárias- A Mata de Araucária, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. É a floresta da qual fazem parte os pinheiros, a imbuia, a erva-mate, os ipês, entre outras árvores. É popularmente chamada de Mata dos Pinhais. As árvores desta mata possuem grande porte além de se desenvolverem melhor em regiões frias.
Manguezais- o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar. Esse encontro de águas provoca um acúmulo de partículas orgânicas, e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal arejadas.
Restingas- são diferentes formações vegetais que se estabelecem sobre solos arenosos na região da planície costeira. Esses ecossistemas são determinados fisicamente pelas condições do solo arenoso e pela influência do mar e estão distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo.
Bioma pantanal- O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km quadrado. É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.Por reunir espécies encontradas em todas as outras regiões e também por apresentar diferentes paisagens que ora se assemelham à Amazônia, ora se assemelham à Caatinga e ora lembram em muito o cerrado, essa região também é conhecida como Complexo do Pantanal.
Bioma Cerrado-O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, perdendo somente para a Floresta Amazônica. Atualmente, restam apenas 20% dos seus 2 milhões de km quadrado originais.A vegetação do Cerrado é formada, além de alguns tipos de gramíneas, por árvores distantes umas das outras que possuem galhos e troncos retorcidos. A maioria dessas árvores é de médio ou pequeno porte.
A diversidade de espécies de fauna e flora é bastante elevada e lembra as savanas africanas.
Bioma Caatinga-Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. No entanto, quando ocorrem as chuvas, ela se transforma rapidamente, ganhando um aspecto diferenciado, com árvores cobertas de folhas e pequenas plantas forrando o chão.A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna.
Bioma Pampa-O Bioma Pampa é um dos mais belos tipos de paisagens naturais e está localizado na América do Sul e, no Brasil, em partes do estado do Rio Grande do Sul. A característica principal do Bioma Pampa é a sua vegetação, que apresenta uma composição herbácea, ou seja, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte, não ultrapassando os 50 cm de altura. Esse tipo de paisagem apresenta dois tipos bem definidos: os chamados campos limpos e os campos sujos.
FIM