Em Administração de Bibliotecas, o planejamento consiste em:
Reduzir custos pela ênfase em operações eficientes e compatíveis com as condições existentes, possibilitando o monitoramento das ações, além de trazer segurança e favorecer a produtividade.
Rege a organização, sendo o instrumento organizacional que complementa e explica o organograma, contém constituição, competências e atribuições a cada setor da biblioteca ou unidade de informação.
O planejamento intermediário é o desdobramento do planejamento estratégico em planejamentos táticos que permitem que as decisões estratégicas se traduzam em planos concretos a serem posteriormente detalhados em planos operacionais.
São competências do profissional bibliotecário na gestão de uma biblioteca ou Unidade de informação:
Administrar novos investimentos e demandas, fazer gerenciamento de pessoas, liderar e tomar a frente da unidade fazendo a unidade funcionar num todo, ou seja, todos os setores trabalharem e produzirem da melhor maneira possível.
Catalogar e classificar os documentos existentes na unidade e planejar produtos e serviços de informação.
O bibliotecário na função de administrador, responsável pelas atividades de coordenação, planejamento e controle de sua unidade de informação, deve:
Estar capacitado para impor sua autoridade diante os demais setores da organização, seu papel nada mais é que de organizar e controlar a unidade a que presta serviço.
Estar preparado para administrar os novos canais de distribuição da informação, assim como obter conhecimento teórico e instrumental de Administração como na apropriação e uso das novas tecnologias de comunicação
Para a avaliação de serviços de informação são itens indispensáveis, EXCETO:
Verificar a necessidade de informação dos usuários.
Planejar e manter um sistema de informação eficaz.
Realizar o processamento técnico de todos os documentos da unidade.