This is a timed quiz.
You have 30 minutes to complete the 10 questions in this quiz.
O termo célula-tronco, do inglês stem cell, diz respeito a células precursoras que possuem a capacidade de diferenciação e auto-renovação ilimitadas, podendo dar origem a uma variedade de tipos teciduais.
As pluripotentes são células capazes de originar qualquer tipo de tecido sem, no entanto, originar um organismo completo, visto que não podem gerar a placenta e outros tecidos de apoio ao feto.
A reprogramação celular consiste na expressão exógena de genes com relevante atuação durante o período adulto, a fim de recuperar a multipotência das células que já se encontram diferenciadas. Este processo resultou nas denominadas IPS – Células Induzidas a Pluripotência. Tais células possuem características morfológias semelhantes às células-tronco, mas não em relação à plasticidade.
São fatores de transcrição associados à reprogramação celular para IPSCs:
Oct4
Sox2
c-Myc
Klf4
ABO
Fator Rh
CD45
Sobre as Células Pluripotentes Induzidas, é verdadeiro EXCETO:
não requer o manuseio de células-tronco embrionárias
a propensão à aceitação do organismo do paciente é excelente
pode usar células somáticas retiradas do próprio indivíduo em tratamento
Evita dilemas éticos e religiosos
tem capacidade de diferenciação limitada se comparadas as mesenquimais
As células-tronco mesenquimais (MSC) são consideradas uma linhagem de células-tronco somáticas e estão presentes em regiões perivasculares de todos os tecidos adultos, em pequenas quantidades, incluindo a medula óssea e o tecido adiposo.
São considerados efeitos terapêuticos importantes das células-tronco mesenquimais, EXCETO
Atividade imunomodulatória
Atividade antioxidade
Diferenciação em diversos tipos celulares específicos
Em estudo de 2011, Santos e colaboradores verificaram que o Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas melhora a qualidade de vida de pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1
A figura a seguir demonstra estratégias para regeneração de células alfa pancreáticas para tratamento da Diabetes. Em (e) está representado o uso da células-tronco embrionárias através de transdiferenciação direta e em (f) a utilização de células tronco mesenquimais alogênicas.
Os resultados de estudos com células-tronco heterólogas foram animadores em AVC gerando novos protocolos clínicos de tratamento que estão sendo realizados em diversos países europeus.