Question 1
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2012) A partir da leitura das imagens acima, assinale a alternativa incorreta:
Answer
-
A pintura rupestre, a escultura grega e o cinema são três formas de expressão artística. Por meio da arte é possível reconhecer elementos do cotidiano de diferentes lugares e épocas.
-
A pintura rupestre é um tipo de arte executada pelos primeiros seres humanos, que nos mostra sinais da realidade daquela época, como a caça de animais. Já a escultura mostra uma cena do cotidiano da Grécia antiga.
-
Os exemplos acima, e a arte em si, não retratam cenas do cotidiano.
-
O filme de Charles Chaplin apresenta o homem como parte da engrenagem mecânica de uma fábrica. A imagem sugere a relação do operário com a máquina, caracterizando os tempos modernos.
Question 2
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2012) Ao observar as imagens abaixo, podemos afirmar que:
Answer
-
a pintura corporal e as pinturas em vasos são expressões artísticas sem nenhum valor histórico.
-
a pintura corporal e o vaso grego são exemplos da busca pela satisfação estética na arte.
-
as duas figuras mostram realidades idênticas.
-
as duas figuras são expressões artísticas menos importantes que a arte acadêmica, aprendida nas escolas.
Question 3
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2013) Quando nos deparamos com uma obra artística, percebemos que ela expressa diferentes sentimentos ou sensações: alegria, tristeza, incômodo ou prazer. Assinale a alternativa incorreta sobre o ato de criação artística:
Answer
-
Por meio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo, expressarmos nossos sentimentos e nossas ideias.
-
A arte nos faz pensar em coisas que, em geral, não observamos em nosso dia a dia.
-
A arte não tem relação com a realidade cotidiana.
-
A arte pode ser usada como forma de protesto e pode ser útil até mesmo para tornar produtos mais atraentes.
Question 4
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2013) Por meio das obras de arte recebemos informações e sensações de épocas e lugares onde nunca estivemos.
Observe as seguintes imagens:
Podemos perceber na figura 1 a cena de um momento único da cidade de São Paulo na década de 1940. Na figura 2, temos personagens criadas pelo artista, provavelmente retratando a situação social de sua época.
Sobre as duas figuras apresentadas, assinale a alternativa incorreta:
Answer
-
Retratam cenas de épocas e lugares diferentes.
-
A fotografia e o desenho apresentados são produções do passado, que mostram cenas do dia a dia das pessoas.
-
Os artistas não podem transformar em arte passagens banais da vida, como pessoas andando na chuva ou pedindo esmolas.
-
Por meio desses registros podemos ter ideia de como eram as cidades e as pessoas do passado.
Question 5
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2013) O circo inspirou artistas de todos os tempos: as pinturas de Pablo Picasso e os filmes de Charles Chaplin confirmam esse fato. Como podemos explicar essa relação entre as criações circenses e a arte?
Assinale a alternativa correta.
Answer
-
O circo é uma manifestação artística repetitiva e só recentemente foi reconhecida, graças a artistas renomados.
-
A tradição das famílias nômades de artistas começou na Idade Moderna quando incorporou em suas apresentações todo tipo de atração.
-
Durante o século XIX, o circo viveu seu apogeu incorporando todo tipo de atração lúdica em sua programação, inspiradora para os artistas modernos.
-
A tradição nômade dos artistas circenses da Idade Média manteve-se intacta na Idade Moderna.
Question 6
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2013) A decoração de objetos é uma forma de arte de povos milenares. A função estética desses objetos, muitas vezes, é mais importante que a função utilitária. Nesse sentido, algumas obras do artista Eliseu Visconti (1866-1944) podem ser apreciadas. Observe a obra abaixo. Vaso de cerâmica ornamentado com desenhos de mulheres e plantas, de Eliseu Visconti, provavelmente de 1901.
Sobre o estilo e a obra do artista Eliseu Visconti, assinale a alternativa correta.
Answer
-
Eliseu Visconti é um artista europeu, criador do estilo Art Nouveau.
-
Eliseu Visconti é um artista brasileiro, criador do estilo Art Nouveau.
-
Eliseu Visconti é um artista europeu, divulgador do estilo Art Nouveau e precursor da profissão de designer gráfico e de objetos decorativos.
-
Eliseu Visconti é um artista brasileiro, divulgador do estilo Art Nouveau e, também, precursor, em solo nacional, da profissão de designer gráfico e de objetos decorativos.
Question 7
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2013) Atualmente encontramos nas ruas das grandes cidades um enorme contingente de pessoas que utilizam piercings ou tatuagens. No entanto, num passado não muito distante, essas pessoas eram minoria, muitas vezes identificadas como marginais ou, simplesmente, pertenciam a povos considerados primitivos. Observe as duas imagens abaixo.
Assinale a alternativa correta:
Answer
-
As pinturas corporais das mulheres das figuras 1 e 2 são expressões da moda.
-
Em 1, o desenho abstrato da mulher indica o seu papel social entre a população Kadiwéu. A mulher de 2 tem motivos diferentes para expor sua tatuagem.
-
A mulher de 2 foi influenciada pela cultura da mulher de 1.
-
Os motivos das pinturas corporais das duas mulheres são semelhantes.
Question 8
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2014) Leia o texto a seguir:
[...] Ao contrário das coleções particulares, os museus têm caráter público e permanente. Sua criação, de modo geral, coincide com doações e compra de coleções particulares pelo Estado, ou se relaciona de perto com a nacionalização das antigas propriedades reais, nobiliárias ou eclesiásticas. Vale lembrar que as fundações sem fins lucrativos estão na origem dos grandes museus americanos. Ao contrário do que se passa com as coleções privadas, nos museus, as autoridades públicas ou a coletividade assumem as despesas com a organização e conservação de acervos, bem como os custos com exposições e mostras. O uso de um espaço designado como galeria para conservar obras de arte se difunde em fins do século XVI, conhecendo amplo desenvolvimento nos séculos posteriores. [...]
O texto refere-se à origem dos museus e a algumas de suas características. Leia as alternativas a seguir sobre os espaços onde é possível observar diversas formas de manifestações artísticas e assinale a correta.
Answer
-
Todas as manifestações artísticas possuem um espaço fixo para sua exposição, isso pode ser comprovado ao se observar festas populares, performances, que acontecem sempre no mesmo lugar.
-
Considerando o grafite como uma manifestação artística, produzida principalmente nas ruas de grandes centros urbanos, é possível considerar esses espaços como locais de fruição artística.
-
De acordo com o texto, as coleções privadas não são mantidas pelas autoridades públicas ou pela coletividade, garantindo que futuramente essas obras sejam doadas para os museus.
-
As escolas constituem um espaço pouco relevante para o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos.
Question 9
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2014) Observe a imagem.
A obra Guernica foi produzida pelo artista espanhol Pablo Picasso em homenagem à cidade de Guernica, na Espanha, bombardeada durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Assinale a alternativa com a informação correta sobre a função da arte e suas relações.
Answer
-
A função da arte é meramente estética, serve unicamente como meio para adornar e fazer emergir o bom gosto, por isso Guernica não pode ser considerada como verdadeira arte.
-
A arte contemporânea reflete aspectos do cotidiano e da realidade e por isso é mais importante que a arte clássica.
-
A arte só pode ser apreciada pelas pessoas que possuem repertório sobre as obras e os movimentos artísticos, por exemplo, só é possível ter alguma sensação com a obra Guernica após conhecer sua história.
-
A arte permite expressar sentimentos e também abordar o cotidiano, situações do imaginário e até situações reais como a retratada na obra Guernica.
Question 10
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2014) Observe o vaso decorado ao lado.
Sobre ele, identifique a alternativa correta.
Answer
-
O vaso decorado é uma ânfora grega, que utiliza a técnica da pintura em negro na cerâmica.
-
O vaso é uma porcelana chinesa, pois se trata de uma louça fina e delicada.
-
O vaso decorado trata-se claramente de um objeto indígena brasileiro que retrata as lutas ocorridas no território no período da chegada dos portugueses ao Brasil.
-
Não é possível determinar nenhuma característica que possa indicar a origem, o material e a temática do vaso ao lado.
Question 11
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2014) Em seu livro O império do efêmero, o filósofo francês Gilles Lipovetsky, discorre sobre a história da moda no Ocidente e suas características.
[...] a moda, desde que está instalada no ocidente, não tem conteúdo próprio; forma específica da mudança social, ela não está ligada a um objeto determinado, mas é, em primeiro lugar, um dispositivo social caracterizado por uma temporalidade particularmente breve, por reviravoltas mais ou menos fantasiosas, podendo, por isso, afetar esferas muito diversas da vida coletiva. [...]
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 25.
Sobre o tema e o texto de Lipovetsky, assinale a alternativa correta.
Answer
-
Lipovetsky não acredita que a moda seja um elemento que define uma sociedade.
-
A moda é feita exclusivamente para as pessoas que podem pagar por ela, pois caracteriza-se pelo luxo e pela extravagância.
-
De acordo com Lipovetsky, além de afetar diversas esferas da vida coletiva, a moda no Ocidente é duradoura, não permite mudanças breves em sua produção.
-
A moda e o vestuário ajudam a definir a identidade de um grupo, apropriando-se de elementos que auxiliam o reconhecimento entre os indivíduos que o compõem.
Question 12
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2015) Observe a obra.
A obra reproduzida foi pintada em 1866 pelo artista Claude Monet. Ele começou o quadro no jardim de sua propriedade alugada nos subúrbios de Paris e o terminou em seu estúdio. Sabe-se que a arte pode ter diversas funções. A respeito dessa obra, é correto afirmar que o quadro
Answer
-
procura dar prazer, emocionar e entreter aqueles que o apreciam.
-
é uma forma de protesto das mulheres da época.
-
é uma forma de tornar os produtos apresentados, o guarda-chuva e as flores, mais atraentes.
-
é uma forma de misturar elementos da natureza e arte industrial.
Question 13
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2015) Observe a imagem a seguir.
Sabe-se que a arte pode representar o dia a dia das pessoas. Pode-se afirmar que essa obra registra o cotidiano dessas figuras, pois
Answer
-
representa um momento único e especial para as personagens.
-
apresenta as personagens fazendo uma de suas refeições diárias.
-
representa uma festa para poucos convidados, já que as personagens estão usando roupas de festa.
-
apresenta um momento alegre e feliz para a família, que acontece raramente.
Question 14
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2015) Observe a imagem.
Este vaso foi um presente dado em 1686 para um nobre russo. Ele contém pedras preciosas e foi utilizado ouro em sua composição. Com base em seus conhecimentos sobre a arte de decorar objetos, assinale a alternativa correta.
Answer
-
A decoração do vaso serve para melhorar sua função de armazenar líquidos.
-
A decoração do objeto foi feita pelo artesão apenas para deixar a sua marca e ser reconhecido.
-
A decoração do vaso torna o objeto mais atraente e pode proporcionar satisfação estética.
-
A decoração do objeto é apenas uma forma de diferenciar esse vaso dos outros, não há nenhuma preocupação artística.
Question 15
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2015) Observe a imagem.
Nessa obra, é possível perceber que as personagens femininas usam colares, brincos, anéis e outras joias.
Acerca dessa característica das figuras femininas do quadro, assinale a alternativa correta.
Answer
-
As joias e as roupas dessas mulheres servem para ajudar a proteger suas vidas.
-
As roupas e as joias das mulheres são fundamentais para definir as personagens que elas representam.
-
As mulheres apresentam formas inovadoras de se vestirem e o uso de joias é algo exclusivo das mulheres argelinas.
-
As joias usadas pelas mulheres argelinas representam um modo de se enfeitar.
Question 16
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2015) Leia o texto.
Para que servem as roupas? Para nos cobrir? Para nos manter aquecidos? Ou para mostrar nossa posição social? Na Idade Média, como hoje, as roupas serviam para tudo. Se você fosse mulher – especialmente uma freira –, a Igreja ensinava que era pecaminoso mostrar o cabelo ou as formas do corpo. Essas regras eram abrandadas para as meninas e ignoradas por senhoras elegantes. Se você fosse um camponês – homem ou mulher – precisaria de roupas grossas de lã para conservar-se aquecido. Os homens usavam túnica, culotes, capuz e manto; as mulheres usavam saia longa, avental, lenço na cabeça e manto. Todo o mundo usava meias ou calções de lã. A roupa de baixo era um camisão de linho.
As pessoas ricas da cidade e os nobres da corte do rei usavam suntuosas roupas de seda, lã penteada e veludo. No final da Idade Média, a moda nobre mudou rapidamente; roupas apertadas, sapatos pontudos e chapéus altos se tornaram muito comuns. As “leis suntuárias” foram feitas para impedir que o povo comum se vestisse assim.
MACDONALD, Fiona. Como seria sua vida na Idade Média? São Paulo: Scipione, 1996. p. 22.
Com base na leitura do texto, pode-se afirmar que
Answer
-
na Idade Média, as regras de vestimenta eram diferentes para freiras, meninas e senhoras elegantes.
-
os camponeses não precisavam de roupas para se manterem aquecidos, pois o trabalho já era uma forma deles se aquecerem.
-
os homens e as mulheres na Idade Média podiam vestir as mesmas roupas, sem nenhuma distinção.
-
no final da Idade Média, o povo comum já podia se vestir seguindo a moda dos nobres.
Question 17
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2016) Leia atentamente o texto a seguir e responda.
É uma das diversas formas musicais que surgiu da interpretação de canto e poesia com base na tradição medieval ibérica dos trovadores. Trata-se de um improviso cantado, alternado por dois cantadores, que criam, na hora, versos sobre os mais variados assuntos, acompanhados por pandeiros ou violas. [...] O estilo é característico da região Nordeste do Brasil e, em razão da migração de muitos nordestinos para a cidade de São Paulo, a cantoria se tornou uma tradição conhecida em todo o país.
Disponível em: <www.infoescola.com>. Acesso em: 28 out. 2015. Adaptado.
A manifestação artística apresentada no texto tornou-se parte do cotidiano das pessoas em muitas cidades do Brasil, principalmente no Nordeste do país. Ela pode ser encontrada nas ruas, em locais públicos, espaços populares, em festivais de músicas típicas nordestinas e, por muitas vezes, em programas de tevê.
Trata-se do
Answer
-
forró.
-
samba.
-
maracatu.
-
repente.
Question 18
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2016) Leia os textos.
Texto I
Dirigindo um tapete voador, de Viktor Vasnetsov. 1880.
A lenda do tapete voador tem sua origem baseada em um objeto muito antigo e tradicional, confeccionado artesanalmente, que servia inicialmente para proteger as tribos nômades do inverno rigoroso, cobrir o chão e até mesmo dividir ambientes.
Texto II
Um dos tapetes mais famosos do mundo, o persa, é fabricado no Irã. O bazar de Teerã é enorme, confuso, lotado, o tempo todo movimentado. Vende de tudo, mas tem uma parte especial porque quando se fala de tapete, o Irã, país do tapete persa, está num outro nível.
As centenas de lojinhas e lojonas que vendem o produto são como uma aristocracia do bazar. Um negociante local explica que o negócio move bilhões de dólares, mas que nos últimos anos quase foi ao “chão”. O próprio governo iraniano tem culpa, fez fábricas de tapetes, que são vendidos claro, como persas, mas que estão longe de ter a qualidade dos feitos a mão.
Os vendedores de tapetes dos bazares do Irã são tradicionalmente uma elite política e econômica. É um produto de excelência, antes da Pérsia, hoje do Irã e exportado para o mundo todo, mas as sançõesdos últimos anos atrapalharam muito. Dizem que as vendas caíram em 50%, outros acham que é até mais do que isso.
Um tapete mostrando a Santa Ceia é um exemplo de que a clientela que vem à região é do mundo todo.
O Irã é um país muçulmano, governado por ayatollahs, mas negociar com tapetes é algo muito mais antigo.
[...]
Muhammad Isfahanian, de 82 anos, explica que muita gente traz tapetes para que ele avalie o valor e o estado deles. “Esse é um produto que dura mais de cem anos, e que no caso dos de Kashan, os mais antigos são os mais caros”, conta.
Ele conta que o negócio é de família, no caso da dele, já há cinco séculos. O neto que mora na
Califórnia já está sendo preparado para voltar de vez para o Irã e seguir a carreira.
O lugar é tão respeitado que serve também como uma oficina, onde se fazem consertos desses objetos tão valiosos e que vão passando de geração em geração. Existem vários detalhes técnicos que explicam o valor desses tapetes. São de seda, obras de arte feitas à mão, demoram anos para ficarem prontos, podem custar milhões.
No passado o tapete persa tinha a função de proteger as tribos nômades do inverno rigoroso, cobrir o chão ou dividir os ambientes. Esse objeto, em razão da técnica apurada em sua confecção, também ganhou um valor artístico e financeiro muito elevado. Um dos motivos para tal valorização é a decoração presente nos tapetes persas, que pode, até mesmo, ilustrar a Santa Ceia. A decoração feita nos tapetes persas tem a função de
Question 19
Question
(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2016) Leia o texto e observe a imagem.
Texto
[...] Eram pessoas que não trabalhavam nas lavouras ou em outras atividades. Eles, juntamente com os escribas, conseguiram deixar o legado que conhecemos hoje. Desde artefatos pequenos até os maiores, eles foram os responsáveis por toda a beleza decorativa do antigo Egito. Usavam instrumentos que foram retratados em pinturas e que resistiram ao tempo, como formão, machado, serra, arco, entre outros.
Formavam uma classe de minoria, e a profissão costumava passar de pai para filho. O aprendizado era feito ainda na infância, pois precisavam ter experiência para trabalhar com as ferramentas de pedra, bronze e cobre e tinham que dominar as regras rígidas da arte. No destaque da carreira, os mais habilidosos eram selecionados para trabalhar exclusivamente para o Faraó e para a nobreza. Os que não conseguiam esse destaque acabavam trabalhando nas cidades e produziam artefatos para a população local.
Disponível em: <http://antigoegito.org/>. Acesso em: 30 out. 2015. Adaptado.
Desde a Antiguidade, muitas civilizações costumavam embelezar objetos do cotidiano – o que no mundo contemporâneo ficou conhecido como expressão de Arte. Esses objetos contam sobre a história da sociedade na qual foram criados. Com base na imagem e no texto apresentados, pode-se concluir que as imagens representadas na tumba de Nebamum referem-se aos
Answer
-
agricultores do império Romano.
-
artesãos do Egito antigo.
-
comerciantes persas.
-
trabalhadores livres do Império Otomano.
Question 20
Question
As imagens a seguir retratam uma festa popular brasileira. Observe.
Qual festa popular é retratada nas imagens? Pode-se considerar essa festa uma forma de arte?
Answer
-
As imagens retratam a festa junina, que, por utilizar uma linguagem artística, é considerada uma forma de arte.
-
As imagens retratam a festa da Páscoa, que, por ser uma manifestação popular, não pode ser considerada uma forma de arte.
-
As imagens retratam o Carnaval, que, por utilizar uma linguagem artística, é considerado uma forma de arte.
-
As imagens retratam o Carnaval, que, por ser uma manifestação popular, não pode ser considerado um tipo de arte.
Question 21
Question
Observe as imagens.
Ao comparar as imagens, pode-se afirmar que
Answer
-
o espelho e o lustre das imagens 2 e 4 apresentam formas tradicionais de decorar objetos.
-
os vasos de cerâmica das imagens 1 e 3 são formas tradicionais de decorar objetos.
-
nas imagens 1 e 2, os objetos foram decorados de acordo com técnicas contemporâneas de decoração.
-
nas imagens 3 e 4, os objetos foram decorados de acordo com técnicas modernas de decoração.
Question 22
Question
Leia o trecho do poema.
Guardo um tambor no peito. Dentro da caixa torácica.
Dizem que tem outro nome. Eu chamo de maracatu.
Bate o tambor, estremece a caixa.
Baixa o tom pra mais batucada.
Pulsa.
Bate o pé no chão pra acompanhar o ritmo.
E pisa na terra pra sentir a energia.
E estremece com o batuque da tamborzada
[...]
Maracatu. Disponível em: <www.expressopradois.com/2012/03/maracatu.html>. Acesso em: 24 out. 2016. Adaptado.
O maracatu mencionado no poema é
Answer
-
uma festa militar em que os militares desfilam e tocam instrumentos.
-
o nome de um boneco de desfile usado no carnaval de Pernambuco.
-
uma festa tradicional de Pernambuco, com instrumentos de percussão e muitas fantasias coloridas.
-
o nome de um lugar em Pernambuco onde são realizadas muitas festas.