Question 1
Question
A complexidade da clínica em saúde, em alguns momentos, produz nos profissionais o reconhecimento da sua incapacidade na resolução dos problemas do usuário, dentro do seu conhecimento específico. Na Política Nacional de Humanização (PNH) são apresentados os recursos da Clínica Ampliada e do Projeto Terapêutico Singular (PTS), os quais possibilitam a construção compartilhada de diagnósticos e de terapêuticas. O PTS tem como momentos constituintes a:
Answer
-
definição de hipóteses diagnósticas, a definição de metas de curto, médio e longo prazo, a divisão de tarefas e responsabilização e a reavaliação da progressão do PTS.
-
compreensão holística do processo saúde-doença, a ampliação do objeto de trabalho, a transformação dos instrumentos de trabalho e o suporte para os profissionais de saúde.
-
definição de hipóteses diagnósticas, a definição da equipe de referência e apoio matricial, a inclusão da escuta qualificada no processo de trabalho e a gestão participativa.
-
abordagem multidisciplinar, o rearranjo da organização e gestão dos serviços, o uso da avaliação de riscos no acolhimento da demanda e a busca de resultados eficientes.
Question 2
Question
Considere as cinco diretrizes centrais para orientar a ação das equipes que têm por tarefa produzir saúde:
1) Acolhimento, que inaugura e sustenta processos de cuidar. 2) Gestão Democrática das organizações de saúde, dos processos de trabalho e de formação, da clínica e da saúde coletiva. 3) Clínica Ampliada, com ampliação de suas bases conceituais, para além da alopatia, incluindo práticas complementares; para além do biológico, incluindo as dimensões social e subjetiva; e para a ação interdisciplinar, com aposta no trabalho em equipe. 4) Valorização do trabalho dos trabalhadores da saúde, sem a qual não se fará de forma sustentada a reforma sanitária de nosso país. 5) Garantir os direitos dos usuários, na justa medida da produção corresponsabilizada do cuidado, que significa produção ativa de saúde entre os sujeitos, trabalhadores e equipes – usuários e sua rede sócio-familiar.
Essas diretrizes foram formuladas:
Answer
-
pela Política Nacional de Humanização (Humaniza – SUS).
-
para melhorar em número e em qualidade os profissionais que compõem as equipes do Programa de Saúde da
Família (PSF), em todo o território nacional.
-
para avaliar, quantitativamente, a eficácia do programa QualiSUS – Rede.
-
visando ampliar a participação da comunidade na Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES.
-
pela Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador, com o objetivo de humanizar as suas condições de trabalho.
Question 3
Question
O Projeto Terapêutico Singular (PTS), é um instrumento de organização do cuidado em Saúde construído entre equipe e usuário, marque a opção correta sobre essa particularidade na Atenção Básica.
Answer
-
Representação por meio de símbolos para o projeto terapêutico de uma comunidade.
-
Favorecer a identificação de atividades de educação em saúde para um projeto terapêutico situacional.
-
Discutir o plano terapêutico singular com equipes de atendimento domiciliar e o Ministério Público, para fins de
resolução.
-
Diagnóstico e análise dos casos, definição das ações e metas, divisão de responsabilidades, reavaliação das ações.
-
Definição de recursos financeiros para construção de projetos situacionais de saúde e educação.
Question 4
Question
Um Projeto Terapêutico Singular (PTS) se constitui em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um sujeito individual ou coletivo, produzido pela discussão de uma equipe interdisciplinar. A construção de um PTS pode ser sistematizada em quatro momentos, exceto:
Question 5
Question
Sobre a organização do trabalho em saúde estruturada em equipes de referência assinale o item CORRETO:
Answer
-
O trabalho do técnico de referência se caracteriza como comum a profissão do médico, sendo que esta função representa um dispositivo disparador de novas possibilidades na produção do cuidado e na organização do trabalho na equipe, aproximando-se de perspectivas mais multidisciplinares.
-
O técnico de referência é um trabalhador da equipe que se torna referência para a gestão colegiada, assumindo a
responsabilidade pelo tratamento, mediando o contato com a família e mantendo a equipe informada sobre o projeto terapêutico do usuário.
-
C) O arranjo organizacional das equipes de referência tem, nas noções de vínculo terapêutico, interdisciplinaridade e gestão colegiada, seus pilares centrais na busca de superação do modelo médico hegemônico e de fragmentação das ações em saúde.
-
Havendo número de profissionais suficiente, poder-se-ia ter duas, três ou mais dessas equipes, cada uma delas tendo como características: inclusão de profissionais da mesma categoria; e formação de vínculo entre trabalhadores e gestão colegiada.
Question 6
Question
O eixo estruturante para concretização das linhas de cuidado no Sistema Único de Saúde – SUS é o (a):
Answer
-
constituição de equipes de referência e apoio matricial.
-
percepção das necessidades de saúde da população.
-
núcleo de apoio à Saúde da Família.
-
ação intersetorial.
-
gestão compartilhada.