Question 1
Question
1. Observe a imagem a seguir:
É possível ver na imagem Colúmbia, a personificação feminina dos EUA, levando cabos de telégrafos para o Oeste, sendo ainda acompanhada por colonos estadunidenses e pelos trens. Do lado esquerdo, estão os indígenas e animais selvagens, em um quadrante escuro da tela, o que mostra que a chegada de Colúmbia levaria a luz a esses locais. A imagem representa também a ideologia:
Question 2
Question
2. A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente:
Answer
-
a um avanço natural para o oeste, tendo em vista a chegada de um imenso contingente de imigrantes europeus.
-
aos acordos com as lideranças indígenas, Sioux e Apache, tradicionalmente aliadas aos brancos.
-
à vitória na guerra contra o México, que, derrotado, foi obrigado a ceder quase a metade de seu território.
-
à compra de territórios da Inglaterra e Rússia, que assumiram uma posição pragmática diante do avanço norte-americano para o oeste.
Question 3
Question
3. Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está: a) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus. b) o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali desde o período da colonização.
Question 4
Question
4. As principais medidas dos EUA durante a guerra fria está o apoio indireto, principalmente militar, por parte de Estados Unidos e URSS à golpes militares em países da África e América. - Extinção das relações econômicas, culturais e até esportivas entre os países do bloco
capitalista e os do socialista. - Corrida Armamentista e Espacial entre Estados Unidos e União Soviética.
Question 5
Question
5. Podemos dizer que a doutrina do Destino Manifesto ainda está presente na ideologia norte-americana porque quando se observa algumas campanhas como ás que ocorreram na Guerra Fria, com ás guerras do Afeganistão, Coreia, Vietnã etc, a Operação Condor que corresponde a imposição de ditaduras na América Latina que supostamente lutavam contra o perigo comunista, e os conflitos contemporâneos que se baseiam no discurso de guerra contra o “terrorismo”, pode-se pensar que estes fatos se amparam na ideia de que eles são a nação destinada a administrar e guiar o mundo.
Question 6
Question
6. Leia abaixo o texto do historiador e ex-senador dos EUA, Albert Beveridge:
“Ele [Deus] nos fez os mestres organizadores do mundo para estabelecer um sistema onde reina o caos. (...) Ele nos fez adeptos do bom governo para que possamos administrá-los aos povos selvagens e senis (...) ele marcou o povo americano como Sua nação escolhida para finalmente liderar no trabalho de regeneração do mundo. Essa é a missão divina da América (...) Nós somos os depositários do progresso mundial, os guardiões da paz virtuosa”
BEVERIDGE apud FERES JUNIOR, João. Spanish America como o Outro da América, Revista Lua Nova, n.62, São Paulo, CEDEC, 2004, p. 69-89.
O trecho do texto de Beveridge é um exemplo das concepções ideológicas difundidas através do termo Destino Manifesto. Além do caráter religioso da predestinação dos habitantes iniciais das Treze Colônias inglesas, o Destino Manifesto tinha por objetivo, entre outros fatores, levar aos demais povos da América:
Answer
-
a religião calvinista dos puritanos ingleses.
-
a democracia e a civilização.
-
ações militares contra o terrorismo.
-
o combate ao comunismo.