Question 1
Question
O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores
que se colocam como desafios no campo educacional:
Answer
-
perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito;
-
concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular
-
Trata-se de Diretrizes Curriculares para: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Educação Ambiental, Educação para os Direitos Humanos, Educação Indígena, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Quilombola, Educação Especial, Educação para as Identidades Sexuais e para as Relações de Gênero, Educação e Prevenção, Educação Fiscal, Educação para o Trânsito, Educação Nutricional e Alimentar.
-
atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação.
-
As áreas: Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia, Ensino Religioso e Filosofia), Ciências da Natureza e Matemática (Ciência, Física, Biologia, Química e Matemática) e Linguagens (Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras/Adicionais, Educação Física, Artes).
Question 2
Question
O sujeito tem o direito a uma formação que tome como parâmetro todas as dimensões que constituem o humano. Uma formação que reconheça e ensine a reconhecer o direito a diferença, a diversidade cultural e identitária; que contemple as dimensões: EXCETO:
Answer
-
ética, estética,
-
política, espiritual
-
socioambiental, técnica e profissional.
-
Libertadora, humanizadora
Question 3
Question
As propostas pedagógicas das escolas, organizadas na perspectiva da Educação
Integral, devem considerar a possibilidade concreta de ultrapassar as fronteiras do
conhecimento e dos saberes. Assim, tomando-se por base essa concepção, é importante
que as redes de ensino pautem seus projetos em alguns arranjos/movimentos curriculares
mais integradores, tais como: EXCETO:
Answer
-
• superação do etapismo no percurso formativo;
• promoção do diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, sem deixar de
considerar as especificidades das áreas e dos componentes curriculares;
-
escolhas teórico-metodológicas, de conhecimentos e de experiências significativas
para compor o percurso formativo e que mobilizem os sujeitos para a aprendizagem;
-
reconhecimento da diversidade de identidades e de saberes como condição
político-pedagógica para o desenvolvimento da Educação Básica.
-
ampliação de espaços de autonomia intelectual e política dos sujeitos envolvidos
nos percursos formativos;
• exploração das interfaces entre os saberes, dos entre-lugares, das redes, das
coletividades como lócus geradores de conhecimento;
-
• organização da gestão dos processos educativos pela articulação e
liberalização do trabalho coletivo.
Question 4
Question
Os processos de aprendizagem necessitam oferecer aos sujeitos um amplo leque de
vivências e de atividades ao longo de todo o percurso formativo, haja vista que a realização
de uma dada atividade não promove o desenvolvimento de todas as capacidades
humanas; assim, importa que a escola promova atividades relacionadas a diferentes
áreas do conhecimento, bem como a valores:
Answer
-
éticos
-
estéticos
-
políticos
-
sociais
Question 5
Question
As reflexões sobre a organização pedagógica foram pautadas na teoria ....................................................................... Entre outros aspectos, é fundamental relembrar que, nesta teoria, concebe-se que as características humanas se constituíram historicamente por intermédio dos processos de hominização, ou seja, processos por intermédio dos quais cada sujeito singular produz a sua própria humanidade.
Answer
-
histórico-critica dos conteúdos
-
histórico-cultural e da atividade.
-
histórico-social
-
progressista histórico-critica
-
cognitivista e construtivista
Question 6
Question
É por meio da apropriação cultural, mediada pela linguagem, em suas diferentes formas, que os sujeitos em sua singularidade se humanizam, o que resulta na ressignificação de aspectos emocionais, cognitivos, psicológicos e sociológicos, dentre outros, de modo a se tornarem elementos significativos da conduta, da percepção, da
linguagem, do pensamento e da consciência.
Question 7
Question
Assim sendo, concebe-se que a natureza humana não é dada de forma biológica, mas produzida nas relações intersubjetivas, o que remete à necessidade de se pensar o percurso formativo de cada novo ser da espécie, já que a humanidade é forjada social e historicamente nessas relações e, consequentemente, nos processos de mediação.
É a mediação que permite que as gerações precursoras assegurem às novas gerações o conhecimento e os traços culturais deixados pelas culturas que as antecederam, articulando a estes os conhecimentos advindos de suas produções e vivências; ou, por outra, o ser humano formou-se na atividade e é na atividade que as novas gerações se apropriam das objetivações produzidas, complexificando-as.
Question 8
Question
É por meio da apropriação cultural, mediada pela linguagem, em suas diferentes formas, que os sujeitos em sua singularidade evoluem, o que resulta na ressignificação de aspectos emocionais, cognitivos, psicológicos e sociológicos, dentre outros, de modo a se tornarem elementos significativos da conduta, da percepção, da
linguagem, do pensamento e da inteligência.
Question 9
Question
A proposta curricular, orienta-se por interesses e necessidades de todos os sujeitos, tendo em vista sua formação integral. Nesse sentido, as ações pedagógicas na Educação Básica podem desenvolver nas pessoas potencialidades de ser humano de diferentes naturezas e não apenas determinados aspectos.
Question 10
Question
É pelo fato de o ser humano ser “historicamente social” que ele se constitui como ser humano singular. Assim, rompe-se com a crença de que existe uma natureza humana biológica que é semelhante nas diversas idades, ao mesmo tempo em que se reafirma que cada pessoa se constitui em sujeito plural.
Question 11
Question
A aprendizagem e o desenvolvimento são processos intimamente imbricados.
Question 12
Question
Os conceitos científicos/sistematizados/elaborados não ampliam simplesmente os conceitos cotidianos. Eles criam as estruturas para saltos qualitativos, antecipando-se ao desenvolvimento dos sujeitos. Daí a importância da intervenção da ação pedagógica que vise às atividades que desenvolvam a análise e a generalização na busca da atenção voluntária e da memória lógica, buscando as características fundamentais e diferenciadoras das
funções superiores da consciência: a intelectualização (pensamento teórico) e o domínio, ou seja, a tomada de consciência e a voluntariedade. (VYGOTSKI, 1993).
Question 13
Question
Os processos de aprendizagem necessitam oferecer aos sujeitos um amplo leque de vivências e de atividades ao longo de todo o percurso formativo, haja vista que a realização de uma dada atividade não promove o desenvolvimento de todas as capacidades humanas; assim, importa que a escola promova atividades relacionadas a diferentes áreas do conhecimento, bem como a valores éticos, estéticos e políticos.
Question 14
Question
O acesso à educação escolar é garantia de desenvolvimento do pensamento teórico, pois depende da lógica que fundamenta o conteúdo e os métodos de ensino.
Question 15
Question
O PPP, como um documento síntese, um instrumento e um movimento da escola, carrega consigo a potencialidade de se transformar em um fio condutor entre o contexto escolar e a comunidade, realçando o envolvimento da família, de modo que esta seja parte das decisões da escola. Cabe à escola, assim, entender os sujeitos nessa relação
indissociável com seu entorno.