Question 1
Question
(UNIFENAS) A analisada sobre várias perspectivas. A estrutura supranacional criada no pós-guerra, que reuniu a gênese da Comunidade Europeia para ampliar o espaço geoeconômico do mercado comum, parece arruinada, apesar da União Europeia (UE) constituir hoje um bloco comunitário de relevância no cenário internacional. Considerando seus conhecimentos sobre a gênese da Comunidade Europeia que se transformou na atual União Europeia (UE), associado ao atual processo de crise que atinge azona do euro, são feitas as seguintes observações:
I) A integração econômica surgiu no pós-guerra como elemento chave para a reconstrução da Europa Ocidental, envolvendo França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com a criação da Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) em 1952.
II) Em 1957, o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom).
III) Posteriormente, em 1967, CECA, CEE e Euratom se fundem, constituindo a Comunidade Europeia e iniciando a trajetória que eliminaria as restrições relacionadas à circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços como prioridades à oficialização do mercado comum supranacional.
IV) O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, oficializou a criação da União Europeia (UE), sucessora da Comunidade Econômica Europeia e determinou a restrição à entrada de novos países membros, iniciando o processo de retração do bloco quanto a futuras adesões.
V) A crise europeia envolve, entre outras razões, a baixa sincronia existente entre os elementos político-institucional e econômico-financeiro na estrutura do bloco, associadas ao descontrole das contas públicas de algumas nações da zona do euro.
VI) Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - são países que se encontram em posição delicada dentro da zona do euro, pois atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e se endividaram excessivamente.
Das afirmações acima, estão corretas:
Answer
-
I, II, III, V e VI, apenas.
-
II, III, IV e V, apenas.
-
I, III, IV e VI, apenas.
-
I, II e III, apenas.
-
Todas
Question 2
Question
(UFRR) A abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial, um fenômeno da globalização, gerou disputas acirradas entre empresas e países no âmbito do mercado global, o que favoreceu a formação de blocos econômicos regionais - alianças econômicas em que os parceiros estabelecem relações econômicas privilegiadas. O bloco econômico que, sem adotar uma moeda única, busca a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços dos seus países membros e, ao mesmo tempo, elimina as tarifas aduaneiras internas e adota tarifas comuns para o mercado fora do bloco, pode ser classificado como:
Answer
-
Associação de livre-comércio
-
União aduaneira
-
União econômica e monetária
-
Zona de preferência tarifária
-
Mercado comum
Question 3
Question
(IBMECRJ) As afirmativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.
I - A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas, e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem essa Zona circulam livremente de um país para outro e para o exterior.
II - Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Essa fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
III - No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com países de fora, ocorre a existência, no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
IV - Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a essas uma unificação institucional do controle do fluxo monetário, e é estabelecida uma moeda única.
Assinale:
Answer
-
Se as afirmativas I e II estiverem certas.
-
Se as afirmativas II e III estiverem certas.
-
Se as afirmativas I e IV estiverem certas.
-
Se as afirmativas III e IV estiverem certas.
-
Se as afirmativas I, II e IV estiverem certas.
Question 4
Question
(VUNESPE-2011) Os desafios impostos ao país se intensificam e prolongam a agonia de sua situação econômica, agravada desde a crise financeira de 2008. A tentativa de formar um novo governo, anunciada pelo premie George Papandreou, é uma medida extrema para que o país possa ser socorrido pela Comunidade Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional o mais rápido possível. O pacote necessário pode chegar a mais de 100 bilhões de euros. Para ser aprovado,as entidades financeiras estão exigindo mais cortes de gastos e mais austeridade fiscal do país, além de um programa de privatização das empresas estatais de até 50 bilhões de euros.(gl.globo.com, 16.06.2011. Adaptado)
O país ao qual a notícia se refere é a:
Answer
-
Alemanha
-
França
-
Grécia
-
Itália
-
Polônia
Question 5
Question
Qual país foi o mais recente a integrar a União Europeia e quantos membros esta instituição possui no total respectivamente:
Answer
-
Turquia / 27 membros.
-
Hungria/ 27 membros
-
Romênia / 28 membros
-
Croácia / 28 membros
-
Bulgária / 29 membros
Question 6
Question
(CESPE - 2011) Depois de longo processo de maturação, a União Europeia (UE) foi criada e é hoje o maior bloco econômico mundial. Entre os problemas evidenciados pela atual crise que envolve a UE, um dos mais graves é o que atinge países como Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda, caracterizado pela existência de significativos déficits orçamentários. Em suma, esse tipo de déficit pode ser entendido como a:
Answer
-
exportação sempre superior à importação, que gera desequilíbrio.
-
diferença entre o que o país gasta (mais) e o que ele arrecada (menos)
-
excessiva valorização do euro ante o dólar, que leva à inflação.
-
recusa do país em aceitar as normas gerais da UE, enfraquecendo-a
Question 7
Question
A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros”.
(Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/blocos-economicos.htm)
Com base na conceituação acima apresentada, assinale a alternativa que não apresenta um bloco econômico.
Question 8
Question
(IFBA)
Mercosul debaterá espionagem e segurança da internet
No momento em que novas denúncias de espionagem foram trazidas a público (...), dessa vez envolvendo quebra de sigilo das comunicações de e-mail, SMS, chamadas telefones e até mesmo navegação na Internet da presidente Dilma Rousseff e seus assessores diretos, os ministros do Interior – o equivalente à Casa Civil no Brasil – e da Justiça dos países que compõem o Mercosul e outros associados ao bloco se preparam para discutir as denúncias de espionagem e a segurança da Internet. Os ministros dos países membros e associados se reunirão no dia 8 de novembro, nas Ilhas Margarita, na Venezuela, e debaterão também outras questões, como fluxos migratórios, jogos de futebol, delitos cibernéticos e integração de dados entre os países do bloco.
Disponível em http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/mercosuldebatera-espionagem-e-seguranca-da-internet (adaptado)
Acesso em: 09 de setembro de 2013.
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o Mercosul, analise as sentenças abaixo:
I – Atualmente, o Mercosul é formado por quatro países membros: Argentina, Brasil, Uruguai e
Venezuela. Em 2012, o Paraguai foi expulso devido ao processo de impeachment do presidente Fernando Lugo.
II – As reuniões do Mercosul, além de tratarem de questões comerciais, também são voltadas para temas das esferas política, cultural e esportiva, o que demonstra o objetivo de integração entre os países membros.
III – Atualmente, o bloco se classifica como um mercado comum, depois te ter passado pelos estágios de união aduaneira e de área de livre comércio. Esse atual estágio é caracterizado pela livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais.
IV - Esse bloco econômico foi criado com a assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Com isto, objetivavam a integração dos quatro Estados membros por meio do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC).
Estão corretas apenas as alternativas
Answer
-
I e II.
-
I e IV.
-
II e IV.
-
I, II e IV.
-
II, III e IV.
Question 9
Question
(UFRN) No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela
Answer
-
criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros
-
livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros
-
unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros
-
livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros
Question 10
Question
(UFAL) Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.
Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013
O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas
Answer
-
EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.
-
EUA, Canadá e Inglaterra.
-
EUA, Canadá, Brasil e Argentina.
-
EUA, Canadá e México.
-
EUA, Canadá, México e Brasil.
Question 11
Question
(UFPA) A multiplicação dos acordos bilaterais, tratados de livre comércio e de blocos econômicos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do cenário mundial pós Guerra Fria. Neste contexto, ocorre destaque para a União Europeia, considerado o bloco econômico com maior nível de integração e que enfrenta nos últimos anos uma grave crise econômica. Sobre a crise europeia e o bloco União Europeia é correto afirmar que:
Answer
-
o crescimento econômico deste bloco está em descompasso com o resto do mundo, uma vez que, enquanto seus países membros têm lento crescimento econômico, os países que compõem outros blocos apresentam rápido crescimento, principalmente os que compõem o NAFTA.
-
a crise na Europa foi causada pela dificuldade de alguns países europeus em pagar as suas dívidas. Alguns países da região, a exemplo da Grécia e Portugal, não vêm conseguindo gerar crescimento econômico suficiente para honrar os compromissos firmados junto aos seus credores ao longo dos últimos anos. Tal fato é grave e poderá ultrapassar as fronteiras da chamada "Zona do Euro".
-
alguns países, a exemplo da Alemanha e França, que possuem maior desenvolvimento tecnológico, estão isentos desta recente crise econômica. O término da Guerra Fria e a reunificação alemã influenciaram na reformulação do equilíbrio geopolítico europeu.
-
a crise atinge todos os países integrantes do bloco com a mesma proporção, sendo o desemprego estrutural e conjuntural um dos mais sérios problemas dos países integrantes deste bloco econômico.
-
a economia mundial tem experimentado um crescimento lento desde a crise financeira dos Estados Unidos entre 2008 e 2009. A crise americana atravessou fronteiras e influenciou no resto do mundo, inclusive na Europa e no contexto da União Europeia, atingindo na mesma proporção todos os países integrantes deste bloco.
Question 12
Question
(UFAM) No planisfério está destacado em negrito um bloco econômico que não foi motivado pela proximidade geográfica, pois vários países de continentes diferentes participam dele. Foi oficializado em 1993 e pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre os países-membros até 2020. Identifique-o.
Answer
-
Comunidade Econômica Eurasiática (CEEA)
-
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC)
-
Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
-
Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
-
Associação de países da África, Caribe e Pacífico (ACP)
Question 13
Question
(UNICENTRO) No processo de globalização, países de grande parte do mundo se organizaram em grupos, formando blocos econômicos com o objetivo de protegerem suas economias. Sobre a globalização nesse contexto histórico, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A África do Sul integra junto com o Brasil, a Rússia e a China o bloco denominado de BRICs.
( ) O Nafta é composto pelos Emirados Árabes Unidos, pela Arábia Saudita e pela Tunísia.
( ) A APEC tem entre seus integrantes Nova Zelândia, Cingapura e Tailândia.
( ) A Comunidade Andina de Nações é composta por Venezuela, Nicarágua e Costa Rica.
( ) A União Europeia excluiu de sua composição a Grécia, a Turquia e a Sérvia.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Answer
-
V,V,F,F,V.
-
V,F,V,F,F.
-
V,F,F,V,V.
-
F,V,F,F,V.
-
F,F,V,V,F.
Question 14
Question
(IFMG)
MERCOSUL cria problemas para negociações entre Brasil e União Europeia
De acordo com especialistas, se o Brasil quiser firmar um acordo comercial com a União Europeia (UE), terá de se desvencilhar de cláusulas que o obrigam a negociar em conjunto com os outros países do MERCOSUL. A ligação com o bloco impede o acerto graças às suas políticas protecionistas. Entre os setores mais prejudicados estão o agronegócio, que sofre com as elevadas taxas de exportação impostas pelo MERCOSUL, e a indústria, já que o setor depende de vendas externas para se manter.
Fonte: http://goo.gl/V2fNvf. Acesso: 28/11/2013. Adaptado.
O impasse nas negociações entre o Brasil e a União Europeia ilustra uma das contradições presentes no MERCOSUL. As regras vigentes nesse bloco econômico criam tais contradições porque
Answer
-
aumentam a autonomia política dos seus membros, mas geram dificuldades para o livre comércio entre eles
-
dificultam a exportação de produtos agropecuários para a UE, mas simplificam o intercâmbio de artigos industrializados
-
incentivam o comércio entre seus membros e os Estados Unidos, mas impedem as negociações com a União Europeia
-
reduzem as barreiras alfandegárias entre os seus membros, mas dificultam as relações com países de fora do bloco
Question 15
Question
(PUC-RJ) Em relação à União Europeia (UE), o tratado econômico realizado em 1992 que iniciou o processo de circulação da moeda regional, o Euro, foi o de:
Answer
-
Amsterdã
-
Maastricht
-
Lisboa
-
Roma
-
Nice
Question 16
Question
(PUC-RIO) Com a crise econômica aprofundada em 2008, uma classe de países da Zona do Euro passou a ser chamada de PIIGS. Nesses países:
Answer
-
a arrecadação caiu, apesar de o emprego ter aumentado, afetando a manutenção das políticas de bem estar desenvolvidas há décadas.
-
a pobreza estrutural é muito grande, já que são periferias comunitárias localizadas no leste do continente.
-
as taxas de desemprego são as mais expressivas do continente, apesar de a suscetibilidade das economias nacionais ter diminuído.
-
os gastos públicos são excessivos e o endividamento descontrolado, ao ponto de suas dívidas serem iguais ou superiores a 50% dos seus PIB.
-
os investimentos do bloco econômico continuam sendo fortes, mas houve o aumento da desconfiança da população nacional devido à corrupção.
Question 17
Question
(UCS) Em 26 de março de 1991, ocorreu um processo de integração entre alguns países da América do Sul, o que possibilitou a criação do Mercosul, formado por quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), que assinaram o Tratado de Assunção, iniciando o processo de formação do Mercado Comum do Sul. Em junho de 2012, o Presidente Fernando Lugo foi deposto por meio de impeachment, devido a crises que ocorreram em seu país. A deposição do presidente abriu oportunidade para a inclusão, no Mercosul, do país governado por Hugo Chaves.
Observe o mapa abaixo.
Assinale a alternativa que contenha as letras correspondentes aos países governados, respectivamente, por Fernando Lugo e Hugo Chaves.
Question 18
Question
(IFMG) Analise a charge.
O Paraguai faz parte do bloco econômico Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), entretanto a charge brinca com uma “situação de castigo” com o país, ocorrida em 2012. A decisão adveio porque os demais integrantes do mercado comum sul-americano consideraram a destituição do presidente paraguaio uma ruptura da ordem democrática.
O fato destacado promoveu uma alteração significativa no bloco em função
Answer
-
da entrada da Venezuela, a qual dependia apenas da aprovação paraguaia.
-
da saída do Paraguai, que agora se tornará apenas um membro associado.
-
do enfraquecimento nas relações comerciais, dada a importância paraguaia.
-
do aumento das tensões e da possibilidade de conflitos armados entre os países.
Question 19
Question
(IFTM) Observe o mapa abaixo:
http://proffranciscogeo.blogspot.com.br/2010/05/mapa-dos-blocos-economicos.html, acesso em 19/11/2012.
Em todas as modalidades de blocos econômicos o objetivo é a eliminação das tarifas ou impostos de importações entre os países-membros. Por isso, os países que integram esses blocos (zona de livre comércio, mercado comum ou união econômica e monetária) têm como princípio comum ampliar as relações comerciais entre seus parceiros.
Com relação aos blocos econômicos, julgue as afirmativas abaixo.
I – Na zona de livre comércio os acordos comerciais visam à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros.
II – Na união aduaneira, além de reduzir ou eliminar as tarifas aduaneiras entre os membros do bloco, os países parceiros estabelecem as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco.
III – A União Europeia é um exemplo de mercado comum que, além de eliminar as tarifas aduaneiras internas, permite também a livre circulação de pessoas, investimentos e todos os tipos de serviços entre os países membros.
IV – Estados Unidos da América, Canadá e México formam o NAFTA; já a ALCA engloba todos os países da América.
Estão corretas as alternativas:
Question 20
Question
(ESPM) A entrada da Venezuela como membro pleno do MERCOSUL permite que o Bloco re- formule a sua composição e ganhe novo impulso graças a incorporação da terceira economia da América do Sul.
Quanto ao ingresso da Venezuela no MERCOSUL é correto assinalar:
Answer
-
foi aprovado de comum acordo pelos quatro membros plenos do bloco: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai;
-
foi aprovada por Argentina, Brasil e Uruguai, sem o voto do Paraguai, suspenso do bloco em consequência do golpe de Estado naquele país;
-
foi aprovada apesar da discordância do Paraguai, pois o ingresso de novo país membro no MERCOSU podia ocorrer por maioria simples;
-
foi aprovada apesar da discordância do Uruguai, beneficiada pela suspensão do Paraguai, em consequência do golpe branco que derrubou seu presidente;
-
contou com o apoio geral da imprensa brasileira, bem como da situação e da oposição política no Brasil, convencidos de que o governo venezuelano satisfaz a cláusula democrática, requisito necessário para o ingresso;
Question 21
Question
(CEFET-MG) Sobre os blocos econômicos internacionais e regionais, afirma-se que:
I – A suspensão temporária do Paraguai do MERCOSUL, devido a sua crise política, possibilitou o credenciamento da Venezuela como membro efetivo desse grupo.
II – A implantação da UNASUL, com o apoio dos Estados Unidos, tem incrementado a participação do FMI e BIRD na América do Sul.
III – A entrada recente da Turquia na União Europeia sinaliza a flexibilização dos pré-requisitos políticos exigidos para sua inserção nesse bloco.
IV – Os efeitos globais da crise econômica europeia têm acelerado o processo de consolidação da ALCA.
V – O México vem consolidando sua participação no NAFTA por meio da alocação de montadoras estadunidenses em seu território.
Estão corretas apenas as afirmativas
Answer
-
I e III
-
I e V
-
II e III
-
II e IV
-
IV e V
Question 22
Question
(UCPEL) O BRICS é o grupo formado pelos países emergentes no sistema capitalista composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia do termo foi do economista Jim O’Neil em estudo de 2001 para identificar o grupo de países responsável por grande parte do crescimento econômico mundial recente. Em 2006, o conceito se tornou um agrupamento efetivo de países que, em 2011, passou a contar com a África do Sul.
Sobre o BRICS é correto afirmar que
Answer
-
a economia da Rússia se torna enfraquecida pela inexistência de grandes reservas de petróleo e gás natural no país, o que provoca uma dependência pela necessidade de importação dessas fontes de energia.
-
o sistema bancário chinês é moderno, entretanto as reservas estrangeiras no país são insignificantes.
-
o grupo de países passou a ter existência formal, contando com um documento constitutivo com a realização da primeira Reunião de Cúpula entre Brasil, Rússia, Índia e China, em 2006.
-
a Índia ainda não apresenta previsão de crescimento muito elevado, principalmente por não ter realizado um processo de abertura econômica, evitando a atração de investimentos estrangeiros.
-
o Brasil, na atualidade, apresenta um sistema financeiro estável e sólido garantido por bancos capitalizados e confiáveis.
Question 23
Question
(UNIMONTES) Após a Segunda Guerra Mundial, além de se formarem os grandes blocos, diversos países se reuniram em organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de diversos tipos.
Fonte: TERRA, L. e COELHO, M. de A. Geografia Geral e Geografia do Brasil: O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005.
Considerando a integração econômica que ocorre no interior dos blocos regionais, relacione as colunas.
1 - Mercado comum
2 - Zona de livre comércio
3 - União aduaneira
( ) Circulação de bens com taxas alfandegárias reduzidas ou eliminadas.
( ) Padronização de tarifas para diversos itens relacionadas ao comércio com países que não pertencem ao bloco.
( ) Livre circulação comercial e financeira de pessoas, bens e serviços.
Assinale a sequência correta.
Answer
-
1, 2, 3
-
3, 2, 1
-
2, 3, 1
-
2, 1, 3
Question 24
Question
A Europa possui o maior e mais dinâmico bloco econômico regional do planeta. Ele é considerado uma União Econômica e Monetária, onde além da eliminação das tarifas alfandegárias, é permitida a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Outra característica importante desse bloco econômico é a adoção da moeda única entre os países integrantes. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.
Question 25
Question
(UEPB 2008)
A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada, destacam-se:
I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo;
II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;
III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos;
IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.
Estão corretas as assertivas:
Answer
-
I e IV, apenas
-
I, III e IV
-
I, II e III
-
II, III e IV
-
II e III, apenas
Question 26
Question
(UDESC 2009) A União Européia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Européia.
I – Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.
II – Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.
III – Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.
IV – Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.
V – Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
VI – Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Assinale a alternativa correta.
Answer
-
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
-
Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
-
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
-
Somente a afirmativa VI é verdadeira.
-
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Question 27
Question
(CFTMG) A União Européia entrou em vigor em novembro de 1.992, em substituição à Comunidade Econômica Européia, de acordo com o tratado assinado em dezembro de 1.991, na cidade de Maastricht. Este tratado, além de redefinir os requisitos fundamentais para a aceitação de um país no interior da União, estabelece, como objetivos, a criação de uma moeda única, o euro, e a definição de uma política externa comum.
No atual momento, a União Européia encontra-se na seguinte etapa de integração:
Question 28
Question
(CFTMG) O Mercosul foi criado em 1.991, através do Tratado de Assunção, sendo formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, congregando uma população de 200 milhões de habitantes e um PIB de 1,1 trilhão de dólares.
Sobre este bloco econômico é correto afirmar que
Answer
-
o Mercosul constitui uma união aduaneira, estágio da integração econômica onde além de não serem cobrados impostos no comércio entre os países membros, há uma tarifa externa comum.
-
o bloco sul-americano é, dentro da nova ordenação em blocos de poder e de grandes corporações econômicas, aquele que apresenta o maior fluxo de mercadorias e pessoas.
-
os países que compõem o Mercosul apresentam o mesmo patamar de desenvolvimento industrial, pois todos são capitalistas, com a presença marcante de transnacionais.
-
os objetivos do Mercosul estão centrados na coordenação das políticas macroeconômicas, no intercâmbio de bens, serviços e pessoas, e na cooperação científico-tecnológica.
Question 29
Question
(UECE) Nascida nos anos 50, essa Associação Internacional foi pioneira no mundo com tendência a agregar todo o Continente, servindo de modelo para outros blocos de países. Tratamos do bloco regional:
Answer
-
Acordo de Livre Comércio da América do Norte - NAFTA
-
Mercado Comum do Sul - MERCOSUL
-
Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - APEC
-
União Europeia – UE
Question 30
Question
Para responder à questão 14, considere o mapa da Europa e as informações.
Representando um terço do PIB mundial e um mercado Interno de melo bilhão de habitantes, a União Européia faz
parte do mundo contemporâneo com uma estrutura de poder fundamental para definir as relações internacionais.
Os países identificados com os números 1,2 e 3 apresentam características diferentes dentro ou fora da União
Européia.
Sobre eles, afirma-se:
I. O país indicado pelo número 1 não pertence à União Européia e é considerado neutro dentro da Europa, pois não se envolve em questões políticas e militares intercontinentais.
II. O país indicado pelo número 2 fez parte das primeiras Integrações europeias, porém não pertence à zona de abrangência do Euro.
III. O país representado pelo número 3, apesar de ter sofrido no último ano problemas económicos e sociais, faz parte da zona de abrangência do Euro.
IV. A numeração 1,2 e 3 corresponde à ordem temporal de tentativas desses países para ingressar na União Européia.
As afirmativas corretas são, apenas,
Answer
-
I e III
-
II e IV
-
III e IV
-
I, II e III
-
I, II e IV