Podemos modificar a forma de ensinar, segundo " José Manoel Moran", “Ensinar e aprender exigem, hoje, muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados.
Temos informações demais e dificuldade em escolher quais são significativas para nós e conseguir integrá-las dentro da nossa mente e da nossa vida. A aquisição da informação dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para incorporar a real significação que essa informação tem para ele, para incorporá-la vivencialmente, emocionalmente.
Slide 2
ORIENTADOR/DOCENTE DO ENSINO
O Papel do Professor/Mediador
O professor é o orientador. o aluno constrói o conhecimento de forma colaborativa. Cabe ao professor esclarecer os pontos de acordo ou divergências. O papel do professor é ser mediador, facilitando o conhecimento do aluno; sendo este um protagonista. Professor deve envolver os alunos na sua aprendizagem, despertando nos mesmos o prazer e o desejo pelo conhecimento. Promovendo a criatividade e deixando-os livres para construir seu próprio conhecimento, mas de maneira planejada e organizada.
A mediação é uma postura. Uma atitude que desempenhada pelo docente faz do estudante um sujeito ativo no processo de sua aprendizagem.
O mediador é o especialista, o articulador. O mediador não é aquele que apresenta as respostas, mas aquele que apresenta os meios para que os aprendizes construam suas aprendizagens.
O professor mediador deve contribuir para que o aluno seja capaz de:
Recolher informações;
Selecionar;
Refletir a prática;
Direcionar para novos desafios;
Partilhar as conclusões e os resultados
Utilizando os meios de comunicação como ferramentas pedagógicas na complementaridade do ensino, a escola dará ao aluno a oportunidade de se expressar de forma mais viva e completa. Com isso, as escolas concentrarão a atenção dos alunos o que estimulará, entre outras coisas, o senso crítico e o raciocínio. Deve haver disposição docente para despertar não só o fascínio pelos meios de comunicação, mas também uma racionalidade crítica.
A escola precisa estar sempre atenta aos seus alunos e renovar seu processo pedagógico, trazendo para o campo educacional a criatividade. Segundo Roldão (apud SCHENKEL4) a meta última da educação é recolocar a dimensão racional e a dimensão imaginativa, ambas, como elementos centrais, integradores de um processo global de construção de conhecimento que faça de cada indivíduo uma pessoa mais bem equipada para compreender a realidade.
Enquanto a informação não fizer parte do contexto pessoal - intelectual e emocional – não se tornará verdadeiramente significativa, não será aprendida verdadeiramente. Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos.
Pergunta sobre o tema:
Como podemos resolver os problemas nas estruturas tecnologicas da educação basica?
MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO
Slide 4
CARACTERÍSTICAS DO PROF. MED...
PARCEIRO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
INTERMEDIARIO ENTRE O SUJEITO E A REALIDADE, ENTRE O ALUNO E O SABER.
FAVORECE O PROGRESSO DO ALUNO E COMPARTILHAR AS EXPERIENCIAS DE APRENDIZAGEM.
DESENVOLVER APRENDIZAGEM SIGUINIFICATIVAS.
LEVAR O ALUNO A PENSAR E BUSCAR CONHECIMENTOS.
Pergunta sobre o tema:
No contexto atual, o professor tem sua valorização de forma justa? Para melhor atender a todos esses requesitos como um bom professor orientador/pedagogico.
Slide 5
AS "TICS" NO ÂMBITO ESCOLAR
Segue a baixo o link do breve vídeo de como usar as Novas Tecnologias na escola
https://youtu.be/Zge9v2jIhRA