METONÍMIA é, a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Entre os exemplos de metonímia existem segundo o Dicionário de Aurélio: causa e efeito (trabalho, por obra), de continente e conteúdo (copo, por bebida), lugar e produto (porto, por vinho de Porto), matéria e objeto (bronze, por estatueta de bronze), abstrato e concreto (bandeira, por pátria), autor e obra (um Camões, por um livro de Camões), a parte pelo todo (asa, por avião) etc.
METONÍMIA
EXEMPLOS:a) Causa pelo efeito e vice-versa:Ganharás teu sustento com o suor do seu rosto. (em que o efeito, suor, designa a causa, trabalho).b) O continente pelo conteúdo:Ele comeu dois pratos. (na verdade, ele comeu a comida que havia em dois pratos).c) Lugar pela coisa ou pessoa:Adoro tomar um porto. (um tipo de vinho produzido na região do Porto).
Slide 2
d) Matéria ou substância pela coisa: Não tenho nem uma pratinha para te dar. (em que pratinha indica moedinha, feita de prata ou metal prateado).e) Abstrato pelo concreto:A juventude não pensa nos seus atos. (não é a juventude, mas os jovens que não pensam).f) Autor ou inventor pela obra ou produto:Graham Bell aproximou as pessoas. (não foi o inventor Graham Bell que aproximou as pessoas, mas seu invento, o telefone).g) Parte pelo todo ou vice-versa:São Paulo nunca dorme. (neste caso, temos o todo, a cidade de São Paulo, substituindo a parte, os habitantes, a indústria e o comércio de São Paulo)
1- Parte pelo todo ou vice-versa:Os olhosTodos os olhos olharam:o fantasma no alto da escada,os pesadelos, o guerreiro morto,a girl a forca do amor.Juntos os peitos bateramE os olhos todos fugiram.(Os olhos ainda estão muito lúcidos)- Os peitos e os olhos são partes de um corpo.
2- Abstrato pelo concreto:Não é o governo que estuda são as pessoas que fazem parte do governo
Caption: :
Slide 4
Fontes:http://www.significados.com.br/metonimia/Livro: João Cabral de Melo Neto Poemas: para ler na escola, seleção Regina ZilbermanApostila Objetivo, Português.http://www.filologia.org.br/viiifelin/32.htmhttp://humortadela.bol.uol.com.br/