O sistema excretor surge nos platelmintos (células-flama). Nos insetos, a excreção é feita por túbulos de Malpighi, enquanto nos mamíferos é realizada pelo sistema urinário.
A principal função do sistema excretor é eliminar do corpo as excretas produzidas pelas células, mantendo a homeostase (equilíbrio).
As excretas nitrogenadas eliminadas pelos vertebrados são o ácido úrico (répteis e aves), a ureia (anfíbios adultos e mamíferos) e a amônia (peixes).
As proteínas da dieta fornecem ao corpo os aminoácidos, que ao serem metabolizados pelas células formam a amônia. A amônia é tóxica e deve ser transformada em substâncias menos tóxicas o mais rápido possível, o que é feito no fígado. Nos mamíferos, o fígado transforma amônia em ureia, que é posteriormente eliminada pelos rins.
O sistema urinário humano é formado por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
O sangue que chega ao glomérulo com alta pressão é filtrado na cápsula glomerular e forma o filtrado glomerular, do qual substâncias como água, sais minerais, aminoácidos, glicose etc. são reabsorvidas por difusão ou transporte ativo.
Ao final do trajeto, já no duto coletor, o filtrado passa a ser chamado de urina e é rico em excretas nitrogenadas.
O ADH (hormônio antidiurético) ou vasopressina é liberado pela hipófise e age nos túbulos do néfron, aumentando a reabsorção de água. O álcool ingerido com as bebidas alcoólicas, quando atinge o sangue, inibe a liberação desse hormônio.