Unificação Alemã e Italiana

Description

Unificação Alemã e Italiana
Antonio Augusto
Slide Set by Antonio Augusto, updated more than 1 year ago
Antonio Augusto
Created by Antonio Augusto over 8 years ago
95
1

Resource summary

Slide 1

    Unificação Italiana.Parte¹
    *Península Itálica antes da Unificação:Na segunda metade do século XIX, a Península Itálica estava dividida em vários reinos, que eram Estados independentes. Alguns destes reinos eram, inclusive, governados de forma autoritária por famílias reais da Áustria e da França. A Igreja Católica também tinha grande poder político em algumas regiões.Neste contexto, não havia unificação de leis, moeda, língua e sistema político. Portanto, ainda não havia um país com nome de Itália com poder centralizado.
    *Causas da unificação:A região norte da Península Itálica, principalmente o reino de Piemonte-Sardenha, era muito mais desenvolvida do que o centro e o sul. Interessava à nobreza e, principalmente, à burguesia industrial que ocorresse a unificação, pois assim aumentaria o mercado consumidor, além de facilitar o comércio com a unificação de padrões, impostos, moeda, etc.Portanto, o movimento de unificação teve início e foi liderado pelo reino de Piemonte-Sardenha.

Slide 2

    Formou-se assim o Reino da Itália que teve como primeiro rei Vitor Emanuel II.No ano de 1866, os italianos, com apoio da Prússia, anexaram o reino de Veneza que até então era governado pelos austríacos.Faltava apenas anexar Roma que era a capital do Estado da Igreja Católica.Nesta época, Roma era muito bem protegida por militares da França. Porém, em 1870, a França entrou em guerra contra a Prússia, sendo que as tropas francesas instalada em Roma foram convocadas para a guerra. Sem a proteção militar francesa, os italianos conquistaram a cidade, transformando-a na capital do Itália, que teve sua unificação concluída.
    Processo e Guerras de Unificação:O processo de unificação italiana não foi pacífico. O Império Austro-Húngaro não queria ceder os reinos controlados pelas famílias reais austríacas.Em 1859, com apoio de movimentos populares, liderados por Giuseppe Garibaldi, e de tropas francesas, os piemonteses entraram em guerra contra o Império Áustro-Húngaro. Vencedores, os piemonteses conquistaram o reino da Lombardia.Foi o primeiro passo em direção à unificação.No ano seguinte, com apoio de movimentos populares, ocorreu a anexação ao Piemente dos reinos papais de Parma, Modena, Romagna e Toscana.Ainda em 1860, tropas piemontesas e os "camisas vermelhas", liderados por Garibaldi, incorporam o reino das Duas Sicílias (sul da Península Itálica).Em 1861, os Estados Pontifícios (governados pela Igreja Católica) foram anexados à Alta Itália
    Unificação Italiana.Parte²

Slide 3

    Unificação Alemã.Parte¹
    *Contexto histórico:Antes da unificação, o território germânico estava fragmentando em 39 estados que formavam a Confederação Germânica. A Confederação era governada por uma assembleia com representantes de todos os estados. Porém, eram os representantes dos maiores estados, Prússia e Áustria, que tinham maior poder e acabam por decidir quase tudo.Havia também um conflito de interesses entre Áustria e Prússia. Enquanto a Áustria era contrária a unificação, a Prússia era favorável, pois pretendia aumentar seu poder sobre o território germânico e ampliar o desenvolvimento industrial.
    *O Zollverein:Em 1834, a Prússia liderou a criação do Zollverein (união aduaneira dos Estados Germânicos) com o objetivo de facilitar o comércio entre os Estados e incentivar o desenvolvimento industrial. Grande parte dos estados entrou nesta união, porém a Áustria optou por ficar de fora. A criação desta união fez aumentar muito o poder da Prússia e diminuir o da Áustria na Confederação.

Slide 4

    Unificação Alemã.Parte²
    O Chanceler de Ferro:No ano de 1862, o rei prussiano Guilherme I escolheu para ser o primeiro-ministro da Prússia o político e diplomata Otto von Bismarck, o Chanceler de Ferro. A ideia de Guilherme I era unificar os Estados Germânicos, processo que seria organizado por Bismarck. Porém, o Chanceler de Ferroacreditava que para isso seria necessário o caminho militar.Para atingir seu objetivo, Bismarck passou a aumentar o poder bélico da Prússia, ampliando o número de militares e investindo na produção de armamentos.A Guerra dos Ducados:Foi a primeira etapa do plano militar de unificação germânica colocado em prática por Bismark. Em 1864, com apoio da Áustria, a Prússia conquistou os ducados de Holstein e Schleswig que eram habitados por germânicos, porém estavam sob posse da Dinamarca.
    Caption: : Otto von Bismarck

Slide 5

    A Guerra contra a Áustria:Após a Guerra dos Ducados, a Áustria havia ficado com o ducado de Holstein. Bismarck ficou descontente com a administração austríaca no condado e declarou guerra à Àustria no ano de 1866.A Prússia venceu a Áustria na guerra e passou a dominar os estados do norte da Confederação.A Guerra Franco-Prussiana e a unificação:Para concluir o objetivo de unificar todos os Estados Germânicos, a Prússia precisava conquistar os estados do sul. Porém, o imperador da França, Napoleão III, se opôs a ideia de Bismark. Após um problema de sucessão no trono da Espanha, um parente do rei da Prússia teria direito a ocupar o cargo. Porém, Napoleão III, temendo o aumento do poder prussiano na Península Ibérica, foi contra e declarou guerra a Prússia em 1870.Com um exército formado por militares prussianos e de outros estados germânicos, a Prússia comandou a invasão e conquista da França.Guilherme I foi proclamado Imperador da Alemanha em 1871, concluindo assim o processo de unificação da Alemanha.Ainda em 1871 foi assinado o Tratado de Frankfurt entre França e Alemanha. Como derrotados, os franceses tiveram de pagar uma elevada indenização de guerra, além de ceder à Alemanha os territórios da Lorena e da Alsácia.
    Unificação Alemã.Parte³
    Consequências da unificação alemã: Criação do II Reich na Alemanha (Império Alemão);  - Desenvolvimento econômico e militar da Alemanha;  - Crescimento do poder geopolítico da Alemanha na Europa;  - Entrada da Alemanha na disputa por território no processo de neocolonização da África e Ásia, aumentando a disputa por territórios com o Reino Unido no final do século XIX. Este fato fez aumentar as tensões entre Alemanha e Reino Unido, um dos fatores desencadeantes da Primeira Guerra Mundial;  - Formação da Tríplice Aliança em 1882, bloco político-militar composto por Áustria, Itália e Alemanha.
Show full summary Hide full summary

Similar

AQA GCSE Biology genetic variation
Olivia Phillips
Crisis in Weimar Germany 1919-1923
KateMoriarty
Unit 1: Media production & regulation
c.gale
CHEMISTRY CORE REVISION
Sausan Saleh
A2 Philosophy and Ethics: Ethical Theory - Key Philosophers
Adam Cook
Art and Artists of the Renaissance
Joey Fenick
Testing for ions
Joshua Rees
Disney's 12 Principles of Animation
Emiloly Bringabrolly
The sign of four themes
Annabel Hovenden
An Inspector Calls - Quotes and Context
James Holder
PC_architecture_Final_Preparation
Alisher Kassymov