Livro almeja todos os que querem se tornar leitores. Não apenas os que querem ler, mas também os que desejam crescer intelectualmente enquanto leem
Leitor: pessoa inteligente e alfabetizada, que tira a maior parte das informações da palavra escrita.
Nem todas as informações são obtidas através da palavra escrita, porém leitura é indispensável para curiosos e inteligentes
As comunicações modernas (rádio e televisão) realmente aumentam o conhecimento sobre o mundo a ponto de não precisar mais praticar boa leitura?
Conhecimento é pré-requisito para entendimento? Temos uma sensação de que temos acesso a muito fatos, mas não ao entendimento. Uma coisa é saber e outra, entender.
Objetivo da mídia é tornar nosso pensamento como algo desnecessário. A mídia quer "facilitar" a formação de nossa opinião trazendo discursos e estatísticas.
Opinião da midia é empacotada e introjetada em nossa mente, depois "aperta o play" e a opinião é tocada.
A leitura: Arte e Atividade
A leitura: Arte e Atividade
Slide 2
A leitura: Arte e Atividade
A leitura Ativa
As regras esboçadas, embora sejam para livros, também servem a qualquer midia impressa.
A leitura precisa ser ativa, a leitura passiva é impossível. Quanto mais ativa, melhor. Quanto mais esforço e exigência própria do que estiver lendo, melhor será.
A leitura é também ativa, mesmo sendo considerada comunicação receptora. Aquilo que é escrito e lido é objeto passivo comum às duas atividades, já que são elas que iniciam e terminam o processo
A arte de ler é a técnica de apanhar qualquer tipo de comunicação
A comunicação eficaz ocorre quando aquilo (ideia, conceito) que o escritor quer que seja recebido o seja de fato pelo leitor
Slide 3
A leitura: Arte e Atividade
Contudo, existem escritores que tem domínio sobre o que escrevem, e existem outros que não tem. Os que tem domínio são fáceis de entender.
Um texto é um objeto complexo, e o entendimento completo acontece de acordo com a dedicação à leitura (técnica aplicada nos diversos atos mentais)
Num mesmo texto, cada pessoa lerá melhor ou pior do que a outra (grau de atividade e desempenho particular em cada ato envolvido).
A leitura consiste em vários atos individuais, e esses atos precisam ser desempenhados para se conseguir boa leitura