DEVER EM SALA

Description

Educação Slide Set on DEVER EM SALA, created by Bruno Rangel on 06/08/2017.
Bruno Rangel
Slide Set by Bruno Rangel, updated more than 1 year ago
Bruno Rangel
Created by Bruno Rangel over 7 years ago
35
0

Resource summary

Slide 1

      "Acreditamos que o brincar é coisa séria. Que pular etapas e apressar fases do desenvolvimento da criança é encurtar o seu potencial e, com ele, sua sensibilidade e inventividade. Defendemos que o tempo livre da criança seja valorizado e garantido. " (Manifesto slow kids em http://slowkids.com.br/ - acesso 06/08/2017)
    Caption: : 0% DE DEVER?
    DEVER EM SALA - UMA EXPERIÊNCIA

Slide 2

    DEVER EM SALA
    A EXPERIÊNCIA FOI CONSTRUÍDA JUNTO AOS ALUNOS, DESDE O INÍCIO ELES SABIAM QUE OS OBJETIVOS ERAM: QUALIFICAR O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO DEVER GARANTIR 100% DE REALIZAÇÃO DAR SIGNIFICADO AO APRENDIZADO DESACELARAR O RITMO MAS SEM DIMINUIR AS ATIVIDADES E OS CONTEÚDOS.
    Caption: : DEVER, PRA QUÊ?

Slide 3

    DEVER EM SALA
    A ESTRETÉGIA CONSISTIU EM 3 FASES: 1ª FASE CONCEDER TEMPO PARA QUE INDIVIDUALMENTE OS ALUNOS REALIZASSEM O DEVERE EM SALA DE AULA.. VALE FAZER: CONSULTA AO PROFESSOR À INTERNET AO PRÓPRIO MATERIAL NÃO VALE FAZER: CONSULTA AO COLEGA PEGAR MATERIAL EMPRESTADO CONVERSAR
    Caption: : 1ª ATIVIDADE REALIZADA PELOS ALUNOS, QUE LEVARAM PERTO DOS 50 MINUTOS PARA REALIZAR,.

Slide 4

    DEVER EM SALA
    Caption: : 2ª ATIVIDADE REALIZADA PELOS ALUNOS QUE DESSA VEZ LEVARAM CERCA DE 30 MINUTOS. HAVIA MAIS UM ITEM OBJETIVO QUE NÃO APARECE NA IMAGEM.
    2ª FASE OS ALUNOS SE REUNIRAM EM GRUPOS COM SEUS COLEGAS DE FILEIRA NA VERTICAL E, NA 2ª ATIVIDADE, NA HORIZONTAL.. ELES TINHAM CERCA DE 20 A 30 MINUTOS, DEPENDENDO DA ATIVIDADE PARA CORRIGIR ESTIMULANDO A COLABORAÇÃO E O APRENDIZADO. A DINÂMICA DE CORREÇÃO EM GRUPO FOI UMA ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA DE 'WORLD CAFE'.

Slide 5

    DEVER EM SALA
    3ª FASE CORREÇÃO NO QUADRO COM O PROFESSOR UM ALUNO DE CADA GRUPO LÊ A SUA RESPOSTA QUE DE CERTA MANEIRA CORRESPONDE A DO GRUPO. COMPARÇÃO COLETIVA ENTRE AS RESPOSTAS DOS GRUPOS E ANÁLISE DOS ERROS E ACERTOS. IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS QUE NÃO SE ENGAJARAM COM A PROPOSTA.  
    Caption: : O TEMPO DE ESTUDOS DE UM ADOLESCENTE CORRESPONDE ÀS HORAS DE TRABALHO DE UM ADULTO EM REGIME DE CLT.

Slide 6

    MAS COMO CUMPRIR TODO O CONTEÚDO UTILIZANDO TANTAS AULAS PARA DEVER EM SALA?   PARA ISSO FOI NECESSÁRIO MUDAR A ESTRATÉGIA DA AULA, DESACELERANDO AS AULAS, MAS QUALIFICANDO-AS, ENVOLVENDO MAIS OS ALUNOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DIMINUINDO O PROTAGONISMO DO PROFESSOR..
    DEVER EM SALA

Slide 7

Slide 8

Slide 9

Slide 10

Slide 11

    DEVER EM SALA - ALÍVIO???
    OS ALUNOS FORAM PERGUNTADOS SOBRE A SENSAÇÃO QUE SENTIRAM COM A PROPOSTA, ELES DEVERIAM ESCOLHER APENAS UMA PALAVRA, QUE FOI: ALÍVIO!!!

Slide 12

    DEVER EM SALA
    "Convidamos a todos para olhar para as necessidades das crianças no presente – hoje! – e não agir pensando apenas no futuro. Abrir mão do aqui e do agora pode trazer consequências graves para os pequenos, que marcam o restante de suas vidas." ((Manifesto slow kids em http://slowkids.com.br/ - acesso 06/08/2017))
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Alice Sousa
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner