Um pouco mais sobre o Universo

Descripción

Apunte sobre Um pouco mais sobre o Universo , creado por Sofia Osorio el 30/08/2018.
Sofia Osorio
Apunte por Sofia Osorio, actualizado hace más de 1 año
Sofia Osorio
Creado por Sofia Osorio hace casi 6 años
9
0

Resumen del Recurso

Página 1

Será que as fases da Lua realmente têm influencia na variação das marés?

Na verdade, a Lua não produz esse efeito sozinha. Os movimentos de subida e descida do nível do mar - as chamadas marés - também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta.   O Sol, mesmo estando 390 vezes mais distante da Terra que a Lua, também influi no comportamento das marés. Dependendo da posição dos dois astros em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. É aí que entram as fases lunares.

Página 2

A criação do Planeta Terra

  A Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) a partir de poeira e gás. O planeta era uma grande massa disforme de rochas em ebulição, bombardeada por uma incessante chuva de meteoros e cometas, não abrigando nenhuma forma de vida.   Gradativamente, o planeta perdeu calor, e esse resfriamento fez que com as rochas começassem a se solidificar, formando a crosta terrestre, estreita camada de rocha que cobre toda a Terra.

Página 3

Os satélites naturais e os planetas anões

Os satélites naturais ou luas são corpos celestes iluminados que orbitam em torno de um planeta, e não ao redor de uma estrela. O  planeta Terra apresenta um único satélite natural: a Lua. Os planetas anões são corpos celestes semelhantes aos planetas, mas que não possuem uma órbita desimpedida e são pequenos em tamanho. Plutão já foi considerado planeta clássico, porém, devido ao seu tamanho, foi classificado como planeta anão. Atualmente são conhecidos cinco planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris.

Página 4

Os asteroides, meteoroides e meteoritos

Asteroides são objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas. Variam em dimensões - desde o tamanho de pedregulhos, até 240 ou 1000 quilômetros de diâmetro. Os asteroides se concentram em determinadas regiões do Sistema Solar, formando regiões como o chamado Cinturão de Asteroides, situado entre Marte e Júpiter.   Os meteoroides derivam de corpos celestes, como cometas e asteroides, e são fragmentos desses materiais que vagueiam no espaço, com dimensões bem menores que um asteroide. Um meteoroide que atravesse a atmosfera da Terra passa a se denominar meteoro, caso chegue ao solo, chama-se meteorito.

Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Cómo crear un Mapa Mental
maya velasquez
Conceptos Básicos de la Física
Diego Santos
Apuntes sobre Modelos Atómicos - Dalton y Thomson
Raúl Fox
Práctica sobre el verbo
Kenneth Zapata
ÁRBOL DE PROBLEMAS
hsanchezron
Etapas de la Historia de España
Alba B
Árbol genealógico de Zeus
marvyn.goicochea
OBLIGACIÓN DE DETENER
juanbanogranell
La desintegración del Renacimiento
amadis96
Recursos Didácticos
capomo.tutuli
Test Estructuras II: Tipos de esfuerzos I
Pedro Landín