Um pouco mais sobre o Universo

Descripción

Apunte sobre Um pouco mais sobre o Universo , creado por Sofia Osorio el 30/08/2018.
Sofia Osorio
Apunte por Sofia Osorio, actualizado hace más de 1 año
Sofia Osorio
Creado por Sofia Osorio hace alrededor de 6 años
9
0

Resumen del Recurso

Página 1

Será que as fases da Lua realmente têm influencia na variação das marés?

Na verdade, a Lua não produz esse efeito sozinha. Os movimentos de subida e descida do nível do mar - as chamadas marés - também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta.   O Sol, mesmo estando 390 vezes mais distante da Terra que a Lua, também influi no comportamento das marés. Dependendo da posição dos dois astros em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. É aí que entram as fases lunares.

Página 2

A criação do Planeta Terra

  A Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) a partir de poeira e gás. O planeta era uma grande massa disforme de rochas em ebulição, bombardeada por uma incessante chuva de meteoros e cometas, não abrigando nenhuma forma de vida.   Gradativamente, o planeta perdeu calor, e esse resfriamento fez que com as rochas começassem a se solidificar, formando a crosta terrestre, estreita camada de rocha que cobre toda a Terra.

Página 3

Os satélites naturais e os planetas anões

Os satélites naturais ou luas são corpos celestes iluminados que orbitam em torno de um planeta, e não ao redor de uma estrela. O  planeta Terra apresenta um único satélite natural: a Lua. Os planetas anões são corpos celestes semelhantes aos planetas, mas que não possuem uma órbita desimpedida e são pequenos em tamanho. Plutão já foi considerado planeta clássico, porém, devido ao seu tamanho, foi classificado como planeta anão. Atualmente são conhecidos cinco planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris.

Página 4

Os asteroides, meteoroides e meteoritos

Asteroides são objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas. Variam em dimensões - desde o tamanho de pedregulhos, até 240 ou 1000 quilômetros de diâmetro. Os asteroides se concentram em determinadas regiões do Sistema Solar, formando regiões como o chamado Cinturão de Asteroides, situado entre Marte e Júpiter.   Os meteoroides derivam de corpos celestes, como cometas e asteroides, e são fragmentos desses materiais que vagueiam no espaço, com dimensões bem menores que um asteroide. Um meteoroide que atravesse a atmosfera da Terra passa a se denominar meteoro, caso chegue ao solo, chama-se meteorito.

Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Hematología - ENARM
Emilio Alonsooo
La Primera Guerra Mundial
juanmadj
Cuadernillo del ICFES Saber 11 - 2014
D. Valenzuela
Práctica sobre el verbo
Kenneth Zapata
El Cerebro Humano
Ximena Olivera
Importancia de la Comunicación en el Liderazgo
pi75251085
Lectura afectiva básica
Titigz
Cualidades del sonido
Olga Veiga
METODOLOGÍA DE LA ENSEÑANZA
Francisco Vergara