DADOS PARA O PROJETO - LEI DE OHM, CIRCUITO EM SÉRIE E PARALELO E MISTO

Descripción

RESUMO PRÁTICO DA LEI DE OHM.
Wellington Pessoa
Apunte por Wellington Pessoa, actualizado hace más de 1 año
Wellington Pessoa
Creado por Wellington Pessoa hace alrededor de 6 años
114
0

Resumen del Recurso

Página 1

LEI DE OHM  É A LEI QUE RECEBE O NOME DO SEU CRIADOR, ELE ESTABELECE A LEI QUE INTER-RELACIONA AS GRANDEZA D.D.P. (DIFERENCIAL DE POTENCIA), CORRENTE E RESISTÊNCIA. FÓRMULA LEI DE OHM FÓRMULA: V=R x I  ONDE: V = D.D.P EM VOLTS R = RESISTÊNCIA EM OHMS (COULOMBS) I = INTENSIDADE DE CORRENTE (CONHECIDO COMO CORRENTE) EM AMPÈRES. OU TAMBÉM V=TENSÃO (V) R= RESISTÊNCIA (OHMS) I= CORRENTE (A) POTÊNCIA ENTENDENDO; ​​​​​​​DEVEMOS LEMBRAR QUE U=R x I E QUE P= U x I , LOGO U = R x I E TAMBÉM U=P / I, ENTÃO PODEMOS DIZER QUE R x I = P/I OU QUE P= I² x R, NO MESMO RACIOCÍNIO TEMOS QUE P=E²/R. RESUMINDO: ​​​​​​​P= I² x R E TAMBÉM, P= E²/R CIRCUITO SÉRIES OS CIRCUITOS SÉRIES SÃO AQUELES QUE A MESMA CORRENTE PERCORRE TODOS OS SEUS ELEMENTOS. PARA SE TER A RESISTÊNCIA EQUIVALENTE DE UM CIRCUITO EM SÉRIE DE TRÊS RESISTÊNCIAS R1, R2 E R3 USAMOS A SEGUINTE FÓRMULA: Rt=R1+R2+R3. RESISTÊNCIA TOTAL É A SOMA DE TODOS OS RESISTORES. EX: CONTEMOS QUE CADA RESISTÊNCIA IRÁ VALER 5 OHMS, ENTÃO Rt=5+5+5, OU SEJA Rt=15 OHMS. A RESISTÊNCIA TOTAL SEMPRE SERÁ MAIOR QUE O MAIOR RESISTOR, QUANDO FOR CIRCUITO EM SÉRIE.

CIRCUITO EM PARALELO SÃO OS MAIS UTILIZADOS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.  PARA CALCULAR A RESISTÊNCIA TOTAL USAMOS: LEMBRE-SE QUE EM CIRCUITO PARALELO, A RESISTÊNCIA TOTAL SERÁ MENOR QUE O MENOR RESISTOR. QUANDO TODOS OS RESISTORES SÃO IGUAIS: Rt=R/NR      A RESISTÊNCIA TOTAL SERÁ A DIVISÃO DO VALOR DE QUALQUER RESISTÊNCIA (JÁ QUE SÃO TODAS IGUAIS KKK) PELA QUANTIDADE DE RESISTÊNCIAS (TIPO, SE TIVER 3, DIVIDE POR 3, SE TIVER 4 POR 4 E ASSIM POR DIANTE). QUANDO HOUVEREM 2 RESISTORES DIFERENTES: Rt=R1*R2 / R1+R2 A NOSSA RESISTÊNCIA TOTAL SERÁ A MULTIPLICAÇÃO DAS DUAS RESISTÊNCIAS DIVIDIDO PELA SOMA DELAS, MOLEZINHA... LEMBRE-SE, QUANDO HOUVEREM 2 RESISTORES, SE FOREM MAIS EXISTE UM OUTRO MÉTODO. QUANDO HOUVEREM MAIS DE DOIS RESISTORES DIFERENTES: SE LIGA HEIN, ESSA É MEIO COMPLICADA! VOCÊ IRÁ PEGAR OS DOIS ÚLTIMOS RESISTORES FAZER O MÉTODO 2 ACIMA, DEPOIS SUBSTITUÍ-LO PELO RESULTADO. E IRA FAZER DE NOVO E DE NOVO. EX: TEMOS UM CIRCUITO EM PARALELO ONDE R1=5 OHMS R2= 6 OHMS R3=7 OHMS ENTÃO FAREMOS O SEGUINTE: R3*R2 / R3+R2  (SEMPRE OS ÚLTIMOS, MAS A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O RESULTADO, ASSIM SÓ FACILITA).   42 / 13 = 3,23 OHMS (AGORA DEVEMOS SUBSTITUIR O R2 E O R3, E NO LUGAR DELES COLOCAMOS APENAS ESSE VALOR E TEREMOS 2 RESISTORES DIFERENTES. VAMOS CHAMAR ESSE RESULTADO DE R4, ENTÃO R4 = 3,23. SOBRARAM APENAS R1 E R4 ( POIS SUBSTITUÍMOS O R2 E R3 PELO R4) . R1*R4 / R1+ R4 ENTÃO 5*3,23 / 5+3,23 , ASSIM 16,15 / 8,23 QUE É IGUAL A 1,96 OHMS NOSSA RESISTÊNCIA TOTAL É SEMPRE MENOR QUE O MENOR RESISTOR, CASO SEJA CIRCUITO PARALELO.

CIRCUITO MISTO É A COMBINAÇÃO DOS  CIRCUITOS EM SÉRIE E O CIRCUITO MISTO. NÃO EXISTE UMA FÓRMULA PARA CIRCUITOS MISTOS, O BIZU É IR IDENTIFICANDO SEPARADAMENTE OS RESISTORES E AVALIANDO SE ELES SÃO EM SÉRIE OU EM PARALELO, ASSIM VAMOS APLICANDO AS REGRINHAS DOS DOIS. PARA UM EXEMPLO, CONSIDERE A IMAGEM ABAIXO:

SUPONHAMOS QUE O VALOR DE R1E R3 SEJAM O MESMO, 6 OHMS. E O VALOR DE R2 E R4 SEJAM 4 OHMS; OS VALORES FORAM ESCOLHIDOS ALEATORIAMENTE. SE ANALIZARMOS SEPARADAMENTE, R3 E R4, PODEMOS ENXERGAR UM CIRCUITO EM SÉRIE. ASSIM APLICAMOS A FÓRMULA DO CIRCUITO EM SÉRIE R3+R4 = 6+4 = 10 OHMS. FORMAMOS UM NOVO RESISTOR, VAMOS CHAMÁ-LO DE RA=10 OHMS.RA OCUPARÁ O LUGAR DE R3 E R4. AGORA TEMOS R2 E RA, QUE FORMAM UM CIRCUITO EM PARALELO R2=4 OHMS, RA=10 OHMS. PARA RESISTORES PARALELOS DIFERENTES USAMOS R2*RA / R2+RA, ENTÃO 4*10 / 4 +10, LOGO 40/14 = 2,86 OHMS. TEMOS UM NOVO RESISTOR QUE CHAMAREMOS DE RB = 2,86 OHMS, ESSE TOMARÁ O LUGAR DE R2. ASSIM SOBROU R1 E RB, QUE FICARAM EM SÉRIE, RESISTORES EM SÉRIE APENAS SOMAMOS, 6+2,86 = 8,86. NOSSA RESISTÊNCIA É DE APROXIMADAMENTE 8,86 OHMS.

Página 2

Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Inglés - Verbos Compuestos II (Phrasal Verbs)
maya velasquez
Aparato CIRCULATORIO
JL Cadenas
CIUDADES I...
JL Cadenas
CIUDADES II...
JL Cadenas
Reported Speech
María Escobar
Sociologia Ambiental
Jhair Avella Lopez
Estudio de Mercado
dggr9980
Modernismo y Generación del 98
David Gracia
Cómo Usar Fichas para Mejorar el Aprendizaje de tus Alumnos
Diego Santos
LA CELULA
oscar otavo
TÍTULO DE LA LECTURA
Senaju Perú