Creado por Alessandra Teles
hace más de 5 años
|
||
Obs: Lembrando que isso não tem o intuito de lhe indicar uma religião ou como surgiu a vida através deste. São hipóteses com intuito de ensina-lo para fazer uma boa prova.
Essa hipótese era mais aceita até o século XVIII para explicar a presença de seres vivos no planeta, ela diz que os seres vivos surgiram de uma forma independente sem parentesco e sem alterações evolutivas. Essa teoria é influenciada por ideias religiosas de origem da Terra e dos seres vivos.
Essa teoria diz que a vida surgiu em outro planeta e foi transferida para Terra através de meteoritos. Esta hipótese é refutada, pois a vida só mudou de planeta.
Essa teoria foi baseada no que o filósofo Aristóteles dizia: a vida possuía um princípio ativo que poderia agir sobre a matéria inanimada.Segundo ele, de componentes não vivos podiam ser vivos de maneira natural sem intervenção divina. Teve um experimento feito pelo cientista italiano Francisco Redi o qual o fez acreditar que a vida surgia de seres preexistentes. Assim ele usou esse experimento para embasar a teoria Biogênese. A - sem Bio - vida Gênese - origem.
Além desse cientista, teve outro que fez um experimento que foi conhecido como "pescoço de cisne", chamado de Louis Pasteur. Ele obteve o resultado de quando há todos os requisitos para desenvolver a vida de acordo com a Abiogênese, como água, luz e nutrientes, pode surgir vida através de seres preexistentes os quais caem na abertura do frasco, assim gerando microrganismos no caldo, desenvolvendo a vida microbiana, mesmo assim, ele quebrou a teoria Abiogênese por causa que no seu experimento não houve desenvolvimento espontâneo.
Dois cientistas, trabalhando independentemente, chegaram a mesma conclusão: Avida teria surgido na Terra após de processos químicos que levaram milhões de anos. Através de tempestades elétricas que ocorriam na Terra quando antigamente a sua atmosfera era muito diferente da atual, com pouco gás oxigênio e com composição de diferentes gases, teve o processo que usou os mares para criar moléculas e depois de anos, assim surgir a vida. Outro cientista, Stanley Muller comprovou uma parte da teoria dos dois a partir de um experimento onde ele simulava as condições da Terra na época de como era antes. Este foi o motivo de esta teoria ser a mais importante para explicar a origem da vida.
Assim como Aristóteles disse, que a vida podia surgir de matéria inanimada, essa fala serviu para as duas teorias, a única coisa que muda entre essas duas teorias é o tempo. Na teoria Abiogênese, a vida surgia rapidamente, na teoria dos dois cientistas, durou milhões de anos para as muitas reações químicas resultassem em vida.
https://cursoenemgratuito.com.br/origem-da-vida-biologia-enem/ Para ver o assunto completo.
Nesta teoria, os primeiros seres vivos que surgiram na Terra conseguiam nutrientes absorvendo moléculas orgânicas do ambiente. Isto é, a nutrição autotrófica exigia componentes que não existiam antigamente na Terra. Como antigamente tinha pouca quantidade de gás oxigênio, para obter energia dos compostos orgânicos, os seres vivos teriam que fazer processos anaeróbicos.
¿Quieres crear tus propios Apuntes gratis con GoConqr? Más información.