El Greco

Descripción

Sobre as obras e a forma de pintar
Karla Cristina
Apunte por Karla Cristina, actualizado hace más de 1 año
Karla Cristina
Creado por Karla Cristina hace más de 5 años
8
0

Resumen del Recurso

Página 1

O enterro do Conde de Orgaz - curiosa obra-prima é um enorme quadro, pintado em 1586 para celebrar o enterro do conde de Orgaz, que havia morrido 250 anos antes, foi encomendado pela Igreja de São tomé, em Toledo. Michelangelo, Rafael e Ticiano, fortes influências que serviram para El Greco transformar em um estilo próprio,  intensamente espiritual, com suas formas alongadas, movimentos arrebatados e cores brilhantes, às vezes sobrenaturais.  O quadro está divido em duas partes. Embaixo está retratada a cena terrena e em cima, a espiritual.

Página 2

São Martinho e o Mendigo - retrata Martin de Tours, um soldado que dividiu metade do seu manto com um homem pobre (mendigo) ele se deparou. Cristo visitou Martin num sonho dizendo-lhe que o que ele fez por aquele homem, ele fez pelo próprio Cristo; depois disso, Martin dedicou-se ao cristianismo. Encomendado por Martín Ramirez para a Capela de San José, em Toledo, a pintura tem uma qualidade monumental com o santo em um poderoso cavalo branco, ambos os quais quase preenchem todo o espaço. À esquerda é o mendigo nu, cujo corpo está distorcido, parcialmente coberto com um pedaço de tecido verde brilhante.

Página 3

O Espólio de Cristo - é considerado por muitos autores a primeira "obra prima" de El Greco, ousada por tratar de um tema raramente adotado pela arte. El Greco representou Cristo ao centro, vestindo uma ampla túnica vermelha que apreende o olhar do espectador e, desta forma, destaca o personagem em meio à multidão que o cerca. A cor da túnica também tem um grande valor simbólico, na medida em que reafirma o martírio de Cristo. A obra de arte tem uma qualidade moderna estranha com a distorção de assinatura de El Greco e uso de cores brilhantes. Este trabalho é um pouco subjugado com uma sombra cobrindo a maioria das figuras em torno de Cristo para chamar a atenção do espectador para o assunto principal da pintura. A luz radiante de Cristo ilumina três mulheres abaixo, todas as quais são consideradas Maria.

Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

O BARROCO
Luís Pita
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
História da Arte
GoConqr suporte .
Barroco
Lucas de Sales
ARTE BARROCA
suzana paula souza
RENASCIMENTO
Janaina Torres
Escolas Literárias
Lucas Souza
Identifique as Pinturas do Renascimento
Gustavo Bueno
LITERATURA BRASILEIRA
Flavia Martini S
escolas literárias (1ª parte)
Lu B
Alguns estilos arquitetónicos
Anabela Faísca