Creado por Maria Eduarda Araújo
hace 8 meses
|
||
Quando uma pessoa é contrata para trabalhar em uma organização, ela irá ocupar um lugar, que corresponde ao conjunto de expectativas e de condições de trabalho relacionadas ao alcance dos objetivos organizacionais. É de extrema importância de se pensar o cargo como ponto de interesse tanto das organizações quanto das pessoas. Conhecendo como uma organização trata seus cargos, podemos inferir o cuidado em alcançar seus objetivos e reconhecer, também, os interesses das pessoas que a compõe. De uma perspectiva formal, o cargo repesenta a interseção entre a demanda de realização de um processo de trabalho e as competências a serem apresentadas pelo colaborador. Por cargo, entende-se o conjunto de funções definidas no âmbito de determinada estrutura organizacional. Essas funções, por sua vez, referem-se ao conjunto de tarefas ou atribuições exercidas de maneira sistemática e reiterada pelos indivíduos na organização. Esses indivíduos, de modo geral, são ocupantes de cargos. O cargo é composto de todas as atividades desempanhadas por uma pessoa, que podem ser reunidas em um todo unificado e que ocupa uma posição formal no organograma da organização. Dimensões representadas pelo cargo no organograma: DIVISÃO OU DEPARTAMENTO; NÍVEL HIERÁRQUICO; SUBORDINAÇÃO; SUPERVISÃO; CARGOS COM OS QUAIS MANTÉM RELAÇÃO LATERAL.
O perfil profissional é a descrição do que idealmente o trabalhador deve ser capaz de realizar no campo profissional correspondente à ocupação. Perfil demandado pelo cargo: O perfil profissiográfico - Perfil psicológico desejado para o candidato, incluindo os pré-requisitos, habilidades gerais, habilidades específicas e potencial de desempenho. Ocupações: O conjunto de atividades e competências para a produção de um bem ou prestação de um serviço. Profissão: Requer um processo de formação e de reconhecimento de atuação regulamentados. Carreira: Sequência de trabalhos articulados ao longo do tempo, que pode incluir ocupações/profissões. O desenvolvimento científico e tecnológico, suporte fundamental da globalização, aumenta a complexidade do mundo e passa a exigir um profissional com competência para lidar com um número expressivo de fatores. O perfil adequado da pessoa a ser captada é um aspecto fundamental da estratégia de gestão de pessoas, uma vez que a pessoa está sendo admitida na empresa será parte da organização por tempo indeterminado.
O desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os outros cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seu ocupante. Evolução histórica - 03 modelos de desenhos de cargos: Modelo clássico/tradicional: Administração científica; Pessoa com apêndice da máquina; Grande fragmentação - Poucas tarefas, simples e rotineiras; Padronização; Permanência/Estabilidade nos processos; Separação entre o pensar e o executar; Ênfase na eficiência individual. Incentivos salariais; Treinamento de acordo com o padrão de cargo; Redução da fadiga através da eliminação de movimentos desnecessários; Construção de ambiente de trabalho adequado. Limitações agravadas pela era da informação: Pessoas buscam cargos mais significativos e menos submissão a autoridade; Cargos rotineiros são automatizados; Aparecem cargos mais inovadores e criativos; Crescimento de funções na área de serviços e não mais em indústrias. Modelo humanístico: Influenciado pela escola de relações humanas e a preocupação com as pessoas, em seus aspectos sociais e psicológicos; Questionamento do ''homo economicus'' e adoção da perspectiva do ''homo social''; Na prática, o modelo de cargo mais humanístico não ocorreu de fato. Modelo contingencial: De acordo com as variáveis, principalmente pessoas, tarefas e estrutura da organização; Percepção do significado de trabalho; Percepção das responsabilidades pelos resultados; Conhecimento dos resultados. Resultados esperados: Elevada motivação intrínseca do trabalho; Desempenho de alta qualidade no trabalho; Elevada satisfação com o trabalho; Redução das ausências (absenteísmo) e dos desligamentos espontâneos (rotatividade). Na definição de cargos, deve-se observar 05 grandes dimensões: Variedade; Autonomia; Significado das tarefas; Identidade com a tarefa; Retroação. Enriquecimento de cargos - Processo de adequação do trabalho ao desenvolvimento profissional do ocupante. Quando este demonstrar capacidade, há ampliação deliberada e gradativa dos objetivos, das responsabilidades e dos desafios das tarefas do trabalho.
Tarefas combinadas - Para aumentar a variedade e a identificação com a tarefa, deve-se combinar e juntar várias tarefas agregadas em uma só tarefa. Formação de unidades naturais de trabalho - Oferecer a uma só pessoa ou cargo a possibilidade de fazer tarefas que tenham significados entre elas. Relações diretas com cliente ou usuário - Cliente interno ou externo para que ele veja o impacto do seu trabalho para a outra pessoa. Carga vertical - Autoridade e responsabilidade sobre o seu trabalho, podendo inclusive planejá-lo, executá-lo e controlá-lo. Abertura de canais de retroação - Seja pelo cliente ou pela própria tarefa que possibilite ao ocupante ver se o que realizou está adequado, possibilitando correção. Criação de grupos autônomos - Grupos em que os próprios funcionários possam trabalhar em conjunto, sendo que isso será visto a frente no trabalho em equipe.
Em um ambiente ideal, o desenho de cargos em uma organização estaria atualizado, refletindo as atividades realizadas e, também, o que é demandado do profissional responsável pelo trabalho. É importante apresentar as técnicas de identificação das tarefas designadas a um cargo assim como as técnicas de levantamento do perfil profissional apto a realizar tais tarefas com eficácia. Assim, iremos identificar como essa desatualização de informações comuns nas empresas podem impactar a gestão de pessoas de uma forma ampla.
ANÁLISE DE CARGOS Apresenta os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições de trabalho. Requisitos mentais - Instrução, experiências, iniciativas e aptidões. Requisitos físicos - Esforço físico, concentração visual e mental, destreza, habilidades, ente outros. Responsabilidades - Sobre pessoas, materiais, ferramentas, equipamentos, dinheiro, contatos internos e externos, entre outros. Condições de trabalho - Condições do ambiente e riscos de acidente. Quando se for redigir uma descrição de cargos é importante que o texto tenha clareza, termos simples, precisão, concisão e impessoalidade. 7 ENTREVISTA - QUESTIONÁRIO - OBSERVAÇÃO. A entrevista por ser individual ou em grupo. Questões pertinentes a pessoa e área que ela executará. Os comportamentos devem ser observados.
¿Quieres crear tus propios Apuntes gratis con GoConqr? Más información.