(ENEM 2012) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
Respuesta
Cascas finas e sem sulcos ou fendas.
Caules estreitos e retilíneos.
Folhas estreitas e membranosas.
Gemas apicais com densa pilosidade.
Raízes superficiais, em geral, aéreas.
Pregunta 2
Pregunta
(ENEM/1999) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela:
Respuesta
profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo.
rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.
Pregunta 3
Pregunta
ENEM 2013 Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil-benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidente. Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque?
Respuesta
O reagente adicionado provoca uma sodificação do hidrocaborneto, o que facilita sua retirada do ambiente
A mistura desses reagentes provoca a combustão do hidrocarboneto , o que diminui a quantidade dessa substancia na natureza
Promove uma reação de substituição no hidrocarboneto,tornando-o menos letal ao ambiente
A solução de para-dodecil-benzenossulfato possibilita a solubilização do hidrocarboneto
A hidrolise do para-dodecil-benzenossulfato de sódio produz energia térmica suficiente para vaporizar o hidrocarboneto
Pregunta 4
Pregunta
ENEM 2012. A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças.Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é ?
Respuesta
A poluição de rios e lagos com pesticidas que exterminam o predador das larvas do inseto transmissor das doenças
O consumo de carnes de animais silvestres que são hospedeiros do vetor da doença
A ausencia de saneamento básico que favorece a ploriferação do protozoario em regioes habitadas por humanos
O desmatamento que provoca a migração ou desaperecimento dos animais silvestres dos quais o babeiro se alimenta
A utilização de adubosquímicos na agricultura que aceleram o ciclo reprodutivo do barbeiro