Pregunta 1
Pregunta
Mesmo concentrando cerca de 12% das reservas mundiais de água doce e sendo privilegiado por uma profusão de rios, o Brasil não está imune à escassez hídrica. Um dos problemas é que o precioso líquido não é distribuído de maneira uniforme pelo território nacional. Os estados do [blank_start]Norte[blank_end], com somente 8% da população, têm quase 70% das reservas hídricas. Em compensação, o [blank_start]Nordeste[blank_end], que concentra 28% da população, possui apenas 3% da água disponível e é a região mais afetada pela seca no país.
Respuesta
-
Norte
-
Sul
-
Centro Oeste
-
Nordeste
-
Sudeste
Pregunta 2
Pregunta
No Nordeste, a escassez hídrica está diretamente relacionada com o clima [blank_start]semiárido[blank_end] do sertão. A presença de uma massa [blank_start]quente[blank_end] e [blank_start]seca[blank_end] que estaciona na região durante longos períodos é responsável pela falta de chuvas. Alguns fenômenos climáticos sazonais, como a ocorrência do El Niño, pode agravar ainda mais a situação.
Respuesta
-
semiárido
-
equatorial
-
subtropical
-
quente
-
fria
-
seca
-
úmida
Pregunta 3
Pregunta
Uma grave crise hídrica atingiu todos os estados da região [blank_start]sudeste[blank_end] em 2014 e 2015:
Veja alguns dos principais entraves que o setor enfrenta na região:
Falta de medidas para atender ao aumento da demanda de água nas últimas décadas.
A lentidão ou a conivência do poder público na questão da ocupação das áreas de mananciais, provocando desmatamento, impermeabilização do solo e poluição das águas.
A lentidão ou inexistência de programas de despoluição das águas dos rios e lagos em áreas urbanas, A coleta e tratamento de esgotos, serviço cobrado pelas empresas que fazem a distribuição da água, atende menos da metade da população.
Respuesta
-
sudeste
-
nordeste
-
norte
-
sul
-
centro-oeste
Pregunta 4
Pregunta
Há fortes críticas de diversos setores da sociedade sobre o modelo de gestão público- -privada dos recursos hídricos. Em São Paulo, a Sabesp é uma empresa de capital misto ([blank_start]51[blank_end]% sob controle do Estado e o restante pertence a investidores privados), com ações negociadas na bolsa de valores. Esse modelo concretiza, portanto, a concepção da água como mercadoria [blank_start]voltada[blank_end] para a obtenção de lucro, [blank_start]e não[blank_end] como um bem universal e direito de todos.
Respuesta
-
voltada
-
não voltada
-
e não
-
mas sim
-
51
-
49
Pregunta 5
Pregunta
Poluição das águas:
Lançamento de dejetos industriais e agrícolas,
Esgoto doméstico e resíduos sólidos,
Agrotóxicos, que infiltram o solo e contaminam águas [blank_start]subterrâneas[blank_end],
Resíduos e vazamentos de combustíveis no transporte [blank_start]hidroviário[blank_end].
Respuesta
-
hidroviário
-
ferroviário
-
rodoviário
-
subterrâneas
-
superficiais
Pregunta 6
Pregunta
Esses ambientes sofrem o fenômeno conhecido como [blank_start]eutrofização[blank_end]: os esgotos domésticos, ricos em matéria orgânica, quando são lançados na água, geram um excesso de nutrientes que provoca o crescimento acelerado de plantas e algas aquáticas. Estas, por sua vez, impedem a passagem de luz e a transferência de oxigênio para o meio aquático, favorecendo o desenvolvimento de bactérias anaeróbias.
Respuesta
-
eutrofização
-
atrofiação
-
saponização
Pregunta 7
Pregunta
Além de contaminar os mananciais, a agroindústria também provoca enorme desperdício de água. Quando mal planejada, a irrigação pode dar origem a catástrofes ambientais extremas. É o que aconteceu no Mar _________ . Encravado entre o Uzbequistão e o Cazaquistão, na Ásia Central, o mar ocupava uma área de 68 mil quilômetros quadrados – pouco maior que o estado do Rio de Janeiro. O desastre começou a se formar nos anos 1960, com o desvio dos rios Amu e Syr para irrigar as lavouras da antiga União Soviética. Passados quase 50 anos, o mar perdeu 90% do volume de água.
Respuesta
-
de Aral
-
Morto
-
Cáspio
-
do Norte
-
Vermelho
Pregunta 8
Pregunta
Enchentes: causadas pelas ocupação das áreas de várzea;
Periodicamente, há períodos de mais chuva, mas isso não seria um problema, porque a área de várzea livre serve para receber essa água extra, portanto, aquela área naturalmente enche. O problema é que as pessoas, além de ocuparem essas áreas, ainda asfaltam, [blank_start]impedindo[blank_end] a penetração da água no solo. Interessante notar que paralelepipedos ajudariam, pois possibilitam a infiltração, mas, seria inviável veículos andando a 60 Km/h nesse tipo de rua.
Pregunta 9
Pregunta
[blank_start]Assoreamento[blank_end]: é quanto tem lixo ou sedimento depositado no fundo dos rios, deixando eles mais rasos, favorecendo enchentes.
Como causa? retirar matas ciliares, favorece o deslizamento do solo em volta dos rios; além disso, pessoas morando ali geram lixo, que também podem ir para os rios.
Amenizador dos problemas: tirar pessoas dessas áreas, criação de piscinões, asfaltos inteligentes (com capacidade de infiltração).