Pregunta 1
Pregunta
A sociedade e as relações socioculturais, pensadas enquanto objeto de estudo das Ciências Sociais, são estudadas através
de metodologias científicas próprias, pensadas de maneira cuidadosa, para assim, não apenas afastar o senso comum, como também elevar a Sociologia à categoria de disciplina científica. Sobre essa problemática, sinalize a seguir a alternativa correta:
Respuesta
-
a) A Sociologia se assemelha ao discurso de senso comum, uma vez que serve para as pessoas opinarem de maneira independente, mesmo que isso signifique analisar a sociedade de maneira enviesada.
-
b) A Sociologia, ao buscar identificar o certo e o errado nos fenômenos sociais, dispensa os cuidados de afastamento do observador frente ao fenômeno estudado.
-
c) De maneira marginal, são utilizadas pesquisas quantitativas e qualitativas. Porém, isso quase sempre é dispensável.
-
d) As técnicas de pesquisa e metodologia, e também os conhecimentos transdisciplinares, como estatística e historiografia, são fundamentais para a realização de estudos consistentes, que prezam pela interpretação cuidadosa dos fenômenos sociais.
-
e) Os métodos de pesquisa em Ciências Sociais, por serem oriundos da Psicologia, não estão sujeitos a normas e critérios experimentais do saber científico.
Pregunta 2
Pregunta
Considerando os estudos de Florestan Fernandes sobre a metodologia das Ciências Sociais e o papel da neutralidade analítica para o cientista social, preencha corretamente as lacunas a seguir (Livro-Texto):
“O Sociólogo não possui um laboratório. Por isso ele enfrenta muitas dificuldades, que não existem (ou aparecem com intensidade desprezível) nas ciências nas quais é possível pôr em prática a _________. A maior parte dessas dificuldades surge de um fato simples: o sociólogo está sujeito às normas e aos critérios das facilidades experimentais de descoberta e de ______ da verdade.”
“Para dizer tudo com poucas palavras: as normas e os critérios científico-experimentais de verdade e de verificação da verdade põem o sociólogo em relação de _____ com a sociedade.”
“O primeiro ato de ________ intelectual do sociólogo desenha-se nesse plano de autoafirmação como e enquanto cientista: a ciência o compromete _______ tanto com os seus critérios de verdade (e de verificação da verdade), quanto com as transformações do mundo que possam resultar das aplicações de suas descobertas.”
Respuesta
-
a) investigação policial; supressão; intimação; regressão; negativamente.
-
b) investigação experimental; verificação; tensão; autonomia; eticamente.
-
c) investigação médica; depreciação; alienação; regozijo; positivamente.
-
d) investigação psicológica; formação; dependência; dependência; proporcionalmente.
-
e) investigação ética; sujeição; iniciação, promoção; financeiramente.
Pregunta 3
Pregunta
Para responder à questão 2, leia o trecho de “O Nativo Relativo”, de Eduardo Viveiros de Castro.
“A ideia antropológica de cultura coloca o antropólogo em posição de igualdade com o nativo, ao implicar que todo conhecimento antropológico de outra cultura é culturalmente mediado. Tal igualdade é, porém, em primeira instância, simplesmente empírica ou de fato: ela diz respeito à condição cultural comum (no sentido de genérica) do antropólogo e do nativo. A relação diferencial do antropólogo e nativo com suas culturas respectivas, e, portanto, com suas culturas recíprocas, é de tal ordem que a igualdade de fato não implica uma igualdade de direito, uma igualdade no plano do conhecimento. O antropólogo tem usualmente uma vantagem epistemológica sobre o nativo. O discurso do primeiro não se acha situado no mesmo plano que o discurso do segundo: o sentido que o antropólogo estabelece depende do sentido nativo, mas é ele quem detém o sentido desse sentido, ele quem explica e interpreta, traduz e introduz, textualiza e contextualiza, justifica e significa esse sentido” (CASTRO, 2002).
Sobre o conceito de cultura na perspectiva das Ciências Sociais, assinale abaixo a alternativa incorreta:
Respuesta
-
a) As culturas das sociedades se diferenciam profundamente uma da outra, fato esse que pode destacar valores, costumes e tabus distintos.
-
b) O conceito de cultura busca eliminar a distinção entre sociedades “modernas e atrasadas, melhores ou piores, desenvolvidas e subdesenvolvidas”.
-
c) O uso popular e leigo de cultura é suficiente para entendermos o juízo de valor do discurso do indivíduo nativo, e identificar o atraso cultural das sociedades.
-
d) A cultura não material das sociedades, ou seja, os modos de usar os objetos materiais, os costumes e as crenças, filosofias, governos e padrões de comunicação, resiste, em geral, mais que aspectos físicos e tecnológicos da cultura material das sociedades.
-
e) Dentre os elementos básicos para se entender o conceito de cultura estão crenças, valores, normas, tabus, sanções, símbolos, linguagem e tecnologia.
Pregunta 4
Pregunta
Sobre a teoria das Interações Sociais e de Estrutura Social, Cooperação, Conflito, Acomodação e Assimilação, aponte abaixo se as alternativas são verdadeiras ou falsas:
1 – Para que a Interação Social ocorra, é necessário que exista contato social entre indivíduos. Contudo, o simples contato físico já é suficiente para se constituir todos os resultados sociais desejados.
2 – Identidades Sociais são marginais para que os indivíduos estabeleçam parâmetros de interação e formas de agir e pensar socialmente.
3 – Cooperativas, mutirões de limpeza de bairro, campanhas de vacinação, de solidariedade e de prevenção de doenças são exemplos de cooperação.
4 – Conflitos representam as hostilidades e ressentimentos que levam o enfraquecimento e a eliminação de pessoas e grupos sociais através da sabotagem, da rivalidade, da discussão, do litígio, duelo, revolução ou guerra.
5 – O processo de acomodação é permanente, já o de assimilação traduz pouca complexidade, sendo a difusão cultural feita de maneira unilateral.
Sendo essas as questões, podemos afirmar que a sequência correta das alternativas é:
Respuesta
-
a) V, F, F, F, V
-
b) F, V, F, V, V
-
c) F, F, V, V, F
-
d) V, V, V, V, F
-
e) F, V, F, V, F
Pregunta 5
Pregunta
Aponte, dentre as expressões abaixo, a alternativa correta:
Respuesta
-
a) O conceito de “sociedade igualitária” refere-se à desigualdade de oportunidades e renda que todos os indivíduos dessa sociedade possuem, sem discriminação de espécie.
-
b) Ainda que se busque o fim da desigualdade social, a teoria marxista aponta os processos políticos e sociais, como globalização, mudanças nos processos produtivos, intensificação do uso de tecnologias, como fatores que causam o fim da mesma no conjunto das sociedades.
-
c) Max Weber coloca que a desigualdade social caracteriza-se por três dimensões, a econômica, a social e a política, relacionando-se com outros três componentes de estratificação, a classe, o status e o poder.
-
d) O desenvolvimento tecnológico gerou expectativas positivas para a solução dos problemas sociais, piorando a qualidade do trabalho e aumentando as diferenças sociais.
-
e) Os estados nacionais têm ganhado sua força como agentes econômicos principais devido à crescente fluidez do capital financeiro, que se localiza em determinado país, de maneira estática, e fixando-se nas regiões que lhe oferecem melhores condições de reprodução.
Pregunta 6
Pregunta
Sobre a teoria do Desenvolvimento Econômico, assinale a alternativa incorreta:
Respuesta
-
a) O conceito de desenvolvimento, como meta dinâmica e futura dos países, surgiu após os primeiros anos da segunda guerra mundial, contando inclusive com o apoio da Organização das Nações
Unidas.
-
b) A ideia de Desenvolvimento Econômico remete à ideia de crescimento econômico das nações, embora o crescimento não remeta necessariamente à distribuição de renda e melhoria das condições de vida das populações.
-
c) O desenvolvimento do processo de planejamento governamental que exclui as relações de poder, a cultura popular e o bem estar do meio ambiente é aceitável do ponto de vista sociológico.
-
d) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que leva em consideração, para mensuração do desenvolvimento sustentável, indicadores sociais como alfabetização, expectativa de vida e poder de compra, é uma das melhores ferramentas para se mensurar a distribuição de renda e a desigualdade das nações.
-
e) A partir das décadas de 1950 e 1960 a planificação econômica começou a ser adotada como tentativa de acelerar o processo de desenvolvimento e orientar a economia das nações.
Pregunta 7
Pregunta
Sobre o conceito de Sociedade Civil, com base nos seus estudos, assinale a seguir a alternativa falsa:
Respuesta
-
a) O conceito de sociedade civil coloca-se em contraposição ao Estado.
-
b) Pode ser entendida como um espaço de vida social organizada que é independente do Estado e que é limitado por uma ordem legal ou por um jogo de regras compartilhadas entre os indivíduos e grupos de classes sociais que se desenvolvem à margem das instituições estatais.
-
c) Na sociedade civil, as contradições tendem a resolver-se com o uso de mecanismos de agressão e coerção.
-
d) Do ponto de vista das instituições, pertencem à sociedade civil: os sindicatos, as agremiações estudantis, a OAB, a ABI, as associações profissionais, as Sociedades Amigos de Bairro, grupos comunitários, grupos de interesse, instituições religiosas, e instituições econômicas, como empresas e bancos.
-
e) Uma importante característica da sociedade civil é que ela implica o pluralismo e a diversidade.
Pregunta 8
Pregunta
Com base em seus estudos sobre população e meio ambiente, sinalize a alternativa correta.
Respuesta
-
a) Para a sociologia, ainda que pertinentes para entender a realidade social brasileira, a composição e distribuição territorial e os movimentos migratórios não são de interesse na compreensão dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento.
-
b) Na teoria malthusiana, pobreza, miséria, fome, calamidades públicas e guerras são processos naturais das diferentes etapas do desenvolvimento humano.
-
c) A luta da humanidade por recursos naturais torna-se cada vez mais intensa e ocupa lugar importante entre as preocupações civilizatórias.
-
d) Alguns países têm se preocupado pouco com a questão do aumento populacional, em detrimento das
preocupações com o meio ambiente. O caso emblemático é a República Popular da China.
-
e) A questão ambiental vem mobilizando parcelas cada vez menos significativas da população, pouco preocupadas com a qualidade de vida.