Pregunta 1
Pregunta
NÃO corresponde a matéria sobre a qual o Plenário deliberará por maioria absoluta
Respuesta
-
Regimento Interno da Câmara Municipal
-
Eleição dos membros da Mesa Diretora
-
Criação de cargos do Quadro de Pessoal da Câmara Municipal
-
Emendas à Lei Orgânica do Município
Pregunta 2
Pregunta
Marque a matéria sobre a qual o Plenário deliberará por MAIORIA ABSOLUTA
Respuesta
-
Criação de cargos, funções e empregos da Administração Direta, Autarquias, fundações e demais órgãos controlados pelo poder público;
-
Realização de Plebiscito;
-
Concessão de Títulos Honoríficos, ou qualquer honraria ou homenagem;
-
Rejeição do parecer prévio do Tribunal de Contas sobre as Contas do Prefeito.
Pregunta 3
Pregunta
A maioria simples é a que representa mais da metade dos Membros da Câmara Municipal.
Pregunta 4
Pregunta
O plenário deliberará por maioria absoluta com a presença de 2/3 de seus membros sobre
Respuesta
-
Lei de Diretrizes orçamentárias, Plano Plurianual e Lei Orçamentária Municipal
-
fixação de subsídio do Vereador
-
criação de cargos, funções e empregos da Administração Direta, Autarquias, Fundações, e demais órgãos controlados pelo Poder Público;
-
Eleição dos Membros da Mesa Diretora;
-
realização de Reunião Secreta;
Pregunta 5
Pregunta
O Plenário deliberará por Maioria Absoluta com a presença de 2/3 (dois terços) de seus membros sobre Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e Regime Próprio de Previdência Social;
Pregunta 6
Pregunta
A respeito da Tribuna Livre, é INCORRETO afirmar que
Respuesta
-
Ocorrerá após a Ordem do Dia das Reuniões Ordinárias, às terças e quintas-feiras de cada período legislativo.
-
Terá duração máxima de 20 (vinte) minutos para os inscritos, que deverão mencionar, no ato da inscrição, o assunto a ser debatido.
-
O Presidente deverá distribuir ,com antecedência de 24 horas , a cada Vereador, a relação dos inscritos juntamente com a matéria a ser discutida.
-
É de 20 (vinte) minutos prorrogáveis por mais 5 minutos o prazo do orador ou oradores para tratar do mesmo assunto.
-
O partido político, entidade ou movimento devidamente registrado que fizer uso da palavra só poderá voltar à Tribuna Livre após 30 (trinta) dias, a contar da data de sua atuação, limitado o seu uso por 3 vezes ao ano.
Pregunta 7
Pregunta
Na Tribuna Livre o Presidente poderá indeferir o uso da Tribuna Livre, quando a matéria não disser respeito, direta ou indiretamente, ao Município.
Pregunta 8
Pregunta
Sobre as Comissões é incorreto o que se diz em
Respuesta
-
A composição das comissões permanentes será eita de comum acordo pelos Líderes, assegurando-se, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares.
-
Os membros de cada Comissão Permanente terão um mandato equivalente a uma Sessão Legislativa, não sendo permitida a recondução.
-
O Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal não poderão ser membros da Comissão de Ética e do Decoro Parlamentar.
-
O Vereador pode ser membro de até 3 (três) Comissões Permanentes, podendo ser suplente em outras.
-
As Comissões da Câmara Municipal compõem-se de 3 membros, salvo a Comissão Parlamentar de Inquérito, a Comissão Processante e a Comissão de Emenda à Lei Orgânica, que contarão com 5 (cinco) membros.
Pregunta 9
Pregunta
"Opinar sobre o aspecto constitucional, legal e regimental das proposições, as quais não poderão tramitar na Câmara Municipal sem seu parecer, salvo nos casos expressamente previstos neste Regimento Interno;"
O trecho destacado é competência específica...
Respuesta
-
da Comissão de Legislação, Justiça e Redação
-
da Comissão de Saúde Pública e Bem-estar Social
-
da Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa
-
da Comissão de Ética e do Decoro Parlamentar
Pregunta 10
Pregunta
I. Solicitar a realização de Audiências Públicas sobre assuntos de relevante interesse social;
II. promover estudos, pesquisas e debates sobre assunto de relevante interesse público;
III. apreciar as sugestões de iniciativa legislativa apresentadas por associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, exceto políticos.
São competências da Comissão de Participação popular e de Legislação Participativa:
Respuesta
-
I e II
-
I, II e III
-
II e III
-
I e III
Pregunta 11
Pregunta
NÃO é competência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania opinar sobre
Pregunta 12
Pregunta
É vedado ao Presidente da Comissão atuar como relator e votar nas deliberações da Comissão.
Pregunta 13
Pregunta
O autor da proposição poderá ser designado seu Relator, emitir voto e presidir a Comissão, quando na discussão e votação da matéria, sendo substituído pelo Suplente.
Pregunta 14
Pregunta
Sobre os Pareceres é INCORRETO o que se diz em
Respuesta
-
O parecer da Comissão versa exclusivamente sobre o mérito das matérias submetidas a seu exame, nos termos de sua competência.
-
O parecer constará de 3 (três) partes: relatório com a exposição da matéria em exame; conclusão do relator quanto à aprovação ou rejeição total ou parcial da matéria; decisão da comissão, assinada pelos membros favoráveis ou contrários.
-
O voto do relator não acolhido pela maioria da Comissão constituirá "voto vencido".
-
Caso o voto do relator seja vencido e não havendo voto em separado, o presidente designará um dos membros da Comissão que tenha votado contrariamente ao relator para que redija, em 2 (dois) dias úteis, o voto vencedor.
Pregunta 15
Pregunta
Sobre a Câmara Itinerante é INCORRETO o que se afirma em
Respuesta
-
Ocorrem 4 (quatro) edições anuais em diferentes regiões administrativas municipais às 18h.
-
O Centro de Atenção ao Cidadão promove a mobilização e a capacitação dos moradores e líderes comunitários das regiões administrativas municipais.
-
Nas reuniões da Câmara Itinerante somente os participantes da Escola de Cidadania do Legislativo Municipal podem apresentar oralmente as demandas e propostas do documento elaborado por eles.
-
Os participantes da Câmara Itinerante são informados do encaminhamentos de suas demandas e propostas apenas em publicação oficial da Câmara Municipal de Juiz de Fora, na internet.
Pregunta 16
Pregunta
O Parecer de Comissão para as proposições apresentadas será dispensado mediante votação da maioria simples.
Pregunta 17
Pregunta
As Comissões reunir-se-ão com a presença [blank_start]da maioria[blank_end] de seus membros, para estudar e emitir [blank_start]Pareceres[blank_end] sobre os assuntos que lhes tenham sido submetidos, na forma deste Regimento, os quais deverão ser apreciados dentro do prazo de [blank_start]9 (nove)[blank_end] dias úteis, comum aos demais membros, improrrogavelmente, contados da distribuição dos Processos aos Presidentes.
Respuesta
-
9 (nove)
-
da maioria
-
Pareceres
Pregunta 18
Pregunta
Na impossibilidade de a Comissão se reunir, seu Presidente distribuirá as matérias aos respectivos membros, cabendo-lhes, isoladamente, emitir seu Parecer no prazo improrrogável de [blank_start]3 (três)[blank_end] dias úteis.
Respuesta
-
3 (três)
-
5 (cinco)
-
2 (dois)
-
9 (nove)
Pregunta 19
Pregunta
Na reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação poderá o autor proceder à sustentação oral quanto à legalidade e a constitucionalidade do seu projeto por [blank_start]15 (quinze)[blank_end] minutos.
Respuesta
-
15 (quinze)
-
5 (cinco)
-
10 (dez)
-
20 (vinte)
Pregunta 20
Pregunta
O Relator, designado pelo Presidente da Comissão, tem [blank_start]3 (três)[blank_end] dias úteis para emitir seu voto, cabendo a este, substituí-lo se exceder o prazo fixado.
Respuesta
-
3 (três)
-
5 (cinco)
-
2 (dois)
-
4 (quatro)
Pregunta 21
Pregunta
Cabe ao Presidente da Câmara Municipal advertir a Comissão que ultrapassar o seu próprio prazo, encaminhando a matéria à Comissão seguinte ou incluindo-a na Ordem do Dia, decorridos [blank_start]2 (dois)[blank_end] dias úteis da advertência feita.
Respuesta
-
2 (dois)
-
3 (três)
-
5 (cinco)
-
4 (quatro)
Pregunta 22
Pregunta
É assegurado ao membro de Comissão o direito de requerer informação diretamente ao Prefeito, bem como requisitar documento ou cópia dele, sendo-lhe ainda facultado requerer o comparecimento às reuniões de Comissão, de Técnico ou de Secretário Municipal.
Pregunta 23
Pregunta
Quando duas ou mais Comissões Permanentes apreciarem proposições ou qualquer matéria conjunta, a presidência dos trabalhos caberá ao [blank_start]mais idoso Presidente de Comissão[blank_end] dentre os presentes, salvo se desta reunião conjunta estiver participando a Comissão de [blank_start]Justiça, Legislação e Redação[blank_end], hipótese em que a direção dos trabalhos caberá ao seu Presidente.
Respuesta
-
Justiça, Legislação e Redação,
-
mais idoso Presidente de Comissão
Pregunta 24
Pregunta
A perda do lugar ocorrerá quando o membro efetivo da Comissão, no exercício do mandato, deixar de comparecer a [blank_start]3(três)[blank_end] reuniões consecutivas ou a [blank_start]10 (dez)[blank_end] alternadas, na Sessão Legislativa, sem motivo justificado.
Pregunta 25
Pregunta
Reuniões que precedem a instalação dos trabalhos da Câmara Municipal, em cada Legislatura, ou a primeira Reunião ordinária de cada período legislativo.
Respuesta
-
Preparatórias
-
Ordinárias
-
Estraordinárias
-
Permanentes
Pregunta 26
Pregunta
Realizam-se durante qualquer Sessão Legislativa, nos dias úteis, proibida a realização de mais de uma por dia.
Respuesta
-
Ordinárias
-
Extraordinárias
-
Permanentes
-
Audiências Públicas
Pregunta 27
Pregunta
Reuniões que se realizam em qualquer horário diferente dos fixados para as Ordinárias e poderão ser convocadas pela Mesa Diretora, pelo Presidente, pelo Vereador presente em reunião, ouvido o Plenário, pela maioria absoluta dos seus membros ou pelo Prefeito.
Respuesta
-
Solenes ou Especiais
-
Extraordinárias
-
Permanentes
-
Preparatórias
Pregunta 28
Pregunta
Realizam-se para atividades definidas no Regimento Interno, comemorações, homenagens, de qualquer espécie, e só poderão ser realizadas ou prestadas pela Câmara Municipal, obedecidas as normas definidas no Regimento Interno.
Respuesta
-
Solenes ou especiais
-
Preparatórias
-
Ordinárias
-
Extraordinárias
Pregunta 29
Pregunta
Chama-se reuniões [blank_start]Permanentes[blank_end] as que mantêm a Câmara Municipal em constante vigília, acompanhando a evolução dos acontecimentos e pronta para, a qualquer momento, reunir-se e adotar qualquer deliberação, assumindo as posições que o interesse público exigir.
Pregunta 30
Pregunta
As [blank_start]audiências públicas[blank_end] se realizarão para tratar de assuntos de relevante interesse público, instruir proposições a serem desenvolvidas e/ou em trâmite, mediante [blank_start]requerimento[blank_end] fundamentado de Vereador, sujeito à aprovação do [blank_start]Plenário[blank_end], e quando convocadas pela Presidência ou através de Pareceres formulados em Comissão.
Respuesta
-
audiências públicas
-
requerimento
-
Plenário
Pregunta 31
Pregunta
As Reuniões Extraordinárias e Audiências públicas podem ser realizadas aos domingos, apenas em casos excepcionais destinados ao cumprimento de prazos ou determinações constitucionais, ou matérias de relevante interesse público, mediante requerimento de todas as lideranças.
Pregunta 32
Pregunta
A Ordem do Dia das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias poderá ser prorrogada por solicitação de [blank_start]Vereador[blank_end], ouvido o Plenário, pelo prazo máximo de [blank_start]2 (duas)[blank_end] horas.
Pregunta 33
Pregunta
A reunião poderá ser suspensa:
I- para preservação da ordem;
II -para permitir, quando for o caso, que Comissão possa apresentar Parecer escrito;
III- para recepcionar visitantes ilustres;
IV- por deliberação do plenário;
Estão CORRETOS os itens:
Respuesta
-
I, II e III
-
I, III e IV
-
I, II, III, e IV
-
III e IV
Pregunta 34
Pregunta
Durante as Reuniões, o Vereador só não poderá falar para:
Pregunta 35
Pregunta
Pequeno Expediente, Ordem do dia, Grande Expediente e Expediente Final são partes que compõem:
Respuesta
-
Votação
-
Reunião Permanente
-
Reunião Ordinária
-
Reunião Extraordinária
Pregunta 36
Pregunta
A [blank_start]primeira Reunião Ordinária[blank_end] de cada período legislativo compor-se-á do [blank_start]Pequeno[blank_end] Expediente, observando-se o disposto no §4º do art. 2º do Regimento Interno.
Pregunta 37
Pregunta
As Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal serão abertas após constatação, através de chamada, da necessária presença de quorum, e terão a duração de, no máximo...
Respuesta
-
2 (duas) horas
-
3 (três) horas
-
4 (quatro) horas
-
5 (cinco) horas
Pregunta 38
Pregunta
O Pequeno Expediente com duração máxima de 2 (duas) horas, improrrogáveis, NÃO destina-se a
Respuesta
-
Leitura da correspondência e comunicações já visadas pelo Presidente
-
expediente recebido do Prefeito
-
expediente apresentado pelos Vereadores
-
pronunciamento dos Vereadores
-
leitura de Pareceres, discussão e votação de Proposições em pauta, preliminares, avulsos e vetos
Pregunta 39
Pregunta
É vedado ao Vereador inscrever-se como orador, de uma só vez, para mais de uma Reunião.
Pregunta 40
Pregunta
O Pequeno Expediente terá início antes mesmo de se completar o quorum mínimo de 1/3 dos vereadores, para não atrasar o andamento dos trabalhos.
Pregunta 41
Pregunta
As Representações serão sempre consideradas aprovadas, dispensando o encaminhamento às Comissões Técnicas.
Pregunta 42
Pregunta
Os expedientes a serem apresentados pelos Vereadores deverão ser encaminhados à Divisão de Expediente até [blank_start]1 (uma) hora[blank_end] antes do início da Reunião Ordinária.
Respuesta
-
1 (uma) hora
-
30 (trinta) minutos
-
2 (duas) horas
-
15 (quinze) minutos
Pregunta 43
Pregunta
A Câmara Municipal reunir-se-á, extraordinariamente, quando convocada, com prévia declaração de motivos:
I - pelo Presidente
II - pelo Prefeito;
III - por 3% do eleitorado
Pregunta 44
Pregunta
Nos casos dos incisos II e III do art. 137 deste Regimento Interno, o Presidente da Câmara Municipal marcará a primeira reunião para, no mínimo, [blank_start]3 (três)[blank_end] dias após o recebimento da convocação, ou, no máximo [blank_start]15 (quinze)[blank_end] dias, procedendo de acordo com as normas do §1º deste artigo.
Pregunta 45
Pregunta
Nas Reuniões Extraordinárias a Câmara Municipal deliberará somente sobre a matéria para a qual foi convocada e que constará de sua Ordem do Dia, inexistindo o Pequeno e o Grande Expediente.
Pregunta 46
Pregunta
Quando a Reunião for convocada no período de Recesso da Câmara Municipal, o Vereador que se ausentar será considerado faltoso e submetido a punição.
Pregunta 47
Pregunta
As proposições que não forem apreciadas até o término da Legislatura serão arquivadas, exceto
Respuesta
-
Prestação de Contas do Prefeito
-
Veto à Proposição de Lei
-
Projeto de Lei com prazo fixado para apreciação
-
Projeto de Lei de autoria do Vereador reeleito
-
Todas as opções apresentadas