Pregunta 1
Pregunta
Em relação aos episódios assistidos referentes ao "Gigantes da Indústria", podemos relacionar temas específicos. Esses temas envolvem assuntos que até os dias de hoje despertam debates importantes na sociedade mundial, referindo-se:
Respuesta
-
Recurso natural, Recurso energético
-
Capitalismo, Internacionalização da economia
-
Sistema produtivo
-
Problemas ambientais
-
Todas as alternativas estão corretas
Pregunta 2
Pregunta
Na imagem, temos a caracterização:
Pregunta 3
Pregunta
“A relação intrínseca que existe entre os assentamentos urbanos e o seu suporte físico sempre provocou impactos, negativos ou positivos. As mudanças nos padrões produtivos e nas dinâmicas populacionais alteram a natureza desses impactos e, consequentemente, as condições socioambientais das aglomerações urbanas.”
(SILVA, L. S.; TRAVASSOS, L. Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas integradas. Cadernos metrópole, 19, 2008. p. 28).
Assinale a alternativa que indica uma mudança nos padrões produtivos que contribuiu para a intensificação dos problemas ambientais urbanos:
Respuesta
-
Revolução Industrial
-
Promoção de políticas assistencialistas
-
Flexibilização do trabalho
-
Intensificação da prática do turismo
-
Desenvolvimento das sociedades agrícolas
Pregunta 4
Pregunta
(Unemat 2010) As metrópoles são o ambiente que mais expressam a intervenção humana no meio natural.
A figura, representa um fenômeno climático cada vez mais comum nas grandes cidades. Assinale a alternativa que corresponde ao fenômeno representado na figura.
Respuesta
-
Smog
-
Inversão térmica
-
Chuvas ácidas
-
Efeito estufa
-
Ilha de calor
Pregunta 5
Pregunta
Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no
início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).
A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a
Respuesta
-
reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados.
-
ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos.
-
construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.
-
instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação.
-
formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região.
Pregunta 6
Pregunta
Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na
Respuesta
-
incentivo à criatividade dos funcionários.
-
utilização de empregados qualificados.
-
exploração do trabalho repetitivo.
-
adoção da divisão sexual do trabalho.
-
autonomia do produtor direto.
Pregunta 7
Pregunta
Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 x 109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto anterior, ao estabelecer um paralelo entre a idade
da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que
Respuesta
-
a industrialização tem sido um processo vertiginoso,
sem precedentes em termos de dano ambiental.
-
o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de
dez vezes mais recente que o do nosso planeta.
-
desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano
todas as transformações e perturbações.
-
o ser humano só se tornou moderno ao dominar a
agricultura e a indústria, em suma, ao poluir.
-
a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais,
perturbando desde então seu desenvolvimento.
Pregunta 8
Pregunta
A Divisão Internacional do Trabalho acompanha a evolução do capitalismo e vai se dinamizando à medida que o processo produtivo torna-se mais sofisticado. Nos dias de hoje, os produtos eletrônicos de alta tecnologia, como os jogos eletrônicos, os notebooks e tablets, envolvem inúmeros países nas diversas fases da produção, acentuando, assim, a divisão do trabalho.
Podemos analisar o texto como:
Pregunta 9
Pregunta
"... Dois acontecimentos limitam o início da relação do homem com seu espaço. A descoberta do fogo é o primeiro... Com o fogo os homens não aprendem a controlar o meio natural e a dominar os espaços. O segundo acontecimento decorrente do uso do fogo é a criação da agricultura. ..."
Pregunta 10
Pregunta
Em relação ao desenvolvimento da Manufatura, o advento da 1ª Revolução Industrial e da 2ª Revolução Industrial, podemos verificar os fatos respectivamente:
Respuesta
-
Rearruma o trabalhador (artesão) através da introdução de um sistema de controle de regulação que se torna a essência da relação do trabalho capitalista. / O mundo passa a ser organizado pela D.I.T, determinando uma rígida especialização produtiva. / Com seu paradigma fordista-taylorista baseado na especialização-desqualificação do trabalhador, é que assistiremos a um brutal consumo de recursos naturais que levará a disputa do domínio do mercado mundial de matérias-primas e à divisão do mundo nos pedaços imperiais das grandes potências industriais.
-
O mundo passa a ser organizado pela D.I.T, determinando uma rígida especialização produtiva. / Com seu paradigma fordista -taylorista baseado na especialização-desqualificação do trabalhador, é que assistiremos a um brutal consumo de recursos naturais que levará a disputa do domínio do mercado mundial de matérias-primas e à divisão do mundo nos pedaços imperiais das grandes potências industriais. / Rearruma o trabalhador (artesão) através da introdução de um sistema de controle de regulação que se torna a essência da relação do trabalho capitalista.
-
O mundo passa a ser organizado pela D.I.T, determinando uma rígida especialização produtiva. / Rearruma o trabalhador (artesão) através da introdução de um sistema de controle de regulação que se torna a essência da relação do trabalho capitalista. / Com seu paradigma fordista-taylorista baseado na especialização-desqualificação do trabalhador, é que assistiremos a um brutal consumo de recursos naturais que levará a disputa do domínio do mercado mundial de matérias-primas e à divisão do mundo nos pedaços imperiais das grandes potências industriais.
-
Com seu paradigma fordista-taylorista baseado na especialização-desqualificação do trabalhador, é que assistiremos a um brutal consumo de recursos naturais que levará a disputa do domínio do mercado mundial de matérias-primas e à divisão do mundo nos pedaços imperiais das grandes potências industriais./ Rearruma o trabalhador (artesão) através da introdução de um sistema de controle de regulação que se torna a essência da relação do trabalho capitalista. / O mundo passa a ser organizado pela D.I.T, determinando uma rígida especialização produtiva.
-
Rearruma o trabalhador (artesão) através da introdução de um sistema de controle de regulação que se torna a essência da relação do trabalho capitalista. / Com seu paradigma fordista-taylorista baseado na especialização-desqualificação do trabalhador, é que assistiremos a um brutal consumo de recursos naturais que levará a disputa do domínio do mercado mundial de matérias-primas e à divisão do mundo nos pedaços imperiais das grandes potências industriais. / O mundo passa a ser organizado pela D.I.T, determinando uma rígida especialização produtiva.