Pregunta 1
Pregunta
A hipersensibilidade à picada de inseto (HPI) ocorre nos períodos mais quentes do ano, onde o animal transpira mais. A reação pode ser causada pela picada de mosquitos hematófagos, principalmente do gênero Cullicoides. É a causa mais comuns de prurido em equinos, mas sua etiologia é comumente confundida com agentes infecciosos (micoses, dermatofilose, esporotricose ou dermatites), e erroneamente tratados com antibióticos e antifúngicos. Assinale a alternativa correta.
Respuesta
-
A hipersensibilidade à picada de inseto (HPI) ocorre nos períodos mais quentes do ano, onde o animal transpira mais. A reação pode ser causada pela picada de mosquitos hematófagos, principalmente do gênero Cullicoides. É a causa mais comuns de prurido em equinos, mas sua etiologia é comumente confundida com agentes infecciosos (micoses, dermatofilose, esporotricose ou dermatites), e erroneamente tratados com antibióticos e antifúngicos. Assinale a alternativa correta.
-
b) HPI é uma reação de Hipersensibilidade do tipo IV mediada por IgG onde há ocorrência da opsonização do antígeno presente na corrente sanguínea que será fagocitado por um macrófago. A presença de grande quantidade desse antígeno gera reação sistêmica podendo levar ao choque.
-
d) A dermatite causada pela HPI pode estar relacionada a uma reação de hipersensibilidade do tipo II mediada por IgG, em que ocorre uma reação entre o antígeno, presente na saliva do mosquito, com as hemácias do hospedeiros, causando hemoaglutinação e doença sistêmica hematológica.
-
c) A HPI é apenas uma reação do tipo tardia mediada por macrófagos e linfócitos T que realizam a ADCC do antígeno no tecido lesado, dando origem a uma inflamação. Essa exposição constante a hipersensibilidade à picada de inseto gera um quadro crônico inflamatório, podendo levar o animal a um choque anafilático.
Pregunta 2
Pregunta
A hipersensibilidade alimentar, ou dermatite trofoalérgica, inclui-se entre as dermatopatias de origem alérgica sendo que na espécie canina é a terceira em importância quanto à frequência clínica, em que ocorre uma reação orgânica adversa aos alimentos envolvendo uma resposta alérgica. Os principais sinais clínicos apresentados por cães e gatos são:
Respuesta
-
O principal sinal clínico apresentado por ambos os animais são quadros crônicos gastrointestinais, como vômitos e diarréias constantes, apatia, anorexia e desidratação.
-
Em cães, os sinais mais comuns são as otites recorrentes e o aparecimento de granulomas na pele. Por outro lado, em gatos observa-se prurido intenso devido às infecções secundárias e alopecia.
-
Prurido intenso e otites recorrentes são os sinais clássicos apresentados por cães que sofrem com a hipersensibilidade alimentar. Já os gatos manifestam quadros de seborréia, que causa descamação e ressecamento da pele, alopecia e prurido.
-
d) A dermatite trofoalérgica é causada por uma reação do organismo do animal contra uma proteína-antígeno ou glicoproteína-antígeno, levando a uma resposta exacerbada do SI e a subseqüente formação de um abscesso (antígeno encapsulado).
Pregunta 3
Pregunta
A anafilaxia é uma reação sistêmica que pode ser induzida por alguns fatores como drogas, soros e venenos e que tem como sinais clínicos o edema, aumento da permeabilidade vascular, oclusão de traquéia e colapso circulatório, levando o animal à morte. A anafilaxia normalmente:
Respuesta
-
É uma reação que ocorre apenas em humanos e eqüinos, causando hipotensão sistêmica e hemorragia visceral.
-
Manifesta-se em gatos atingindo as veias hepáticas e causando dispnéia, vômitos e diarréia.
-
Acomete o trato respiratório nos gatos, causando edema pulmonar e nos cães se manifesta nas veias hepáticas causando hemorragia visceral.
-
Acomete o trato respiratório de cães, bovinos e humanos, sendo os sinais mais comuns o aparecimento de edema pulmonar e enfisema nesses animais.
Pregunta 4
Pregunta
É comum na rotina clínica casos de animais com reações de hipersensibilidade do tipo I ligados a picadas de insetos. Um cão picado por abelha deu entrada em sua clínica veterinária e ao redigir a anamnese do caso, você deve pontuar os principais sinais clínicos apresentados pelo animal assim como o tratamento prescrito:
Respuesta
-
Bolota, canino, macho, castrado, 05 anos de idade, deu entrada às 15h 03 na clínica Meu Au Au apresentando eritema, pápulas e hiperpigmentação. O tratamento foi realizado com dexametasona (0,1mg/kg) e prometazina (0,25mg/kg).
-
Cachaça, canina, fêmea, 03 anos de idade, deu entrada às 10h 30 na clínica Meu Pet apresentando edema facial, dispnéia e dor. O tratamento foi realizado com dexametasona (0,1mg/kg) e prometazina (0,25mg/kg).
-
Estopinha, caninha, fêmea, castrada, 01 ano e 6 meses de idade, deu entrada às 19h 15 na clínica 4 Patas apresentando granulomas na pele e tromboembolismo pulmonar. O tratamento foi realizado com dexametasona (0,1mg/kg) e prometazina (0,25mg/kg).
-
Menino Ney, canino, macho, 06 meses de idade, deu entrada às 7h na clínica 100% Bicho apresentando paraparesia, vocalização e sinais clínicos de dor. O tratamento foi realizado com dexametasona (0,1mg/kg) e prometazina (0,25mg/kg).
Pregunta 5
Pregunta
Algumas classes de anticorpos podem causar lesões teciduais através da ativação do sistema complemento. Quais das alternativas a seguir apresenta o tipo de reação, os anticorpos envolvidos e uma patologia característica, respectivamente?
Respuesta
-
Reação de Hipersensibilidade tipo I, IgM e IgA, Dermatite
-
Reação de Hipersensibilidade tipo II, IgM e IgG, Doença hemolítica do recém-nascido
-
Reação de Hipersensibilidade tipo III, IgE E IgA, Lúpus eritematoso sistêmico
-
Reação de Hipersensibilidade tipo IV, IgG e IgA, Miastenia Gravis
Pregunta 6
Pregunta
Chega ao seu consultório uma cadela Rottweiler apresentando apatia, anorexia, letargia e emagrecimento progressivo. Foi realizado um hemograma e te chama a atenção a presença de esferócitos, além dos seguintes resultados:
Pregunta 7
Pregunta
Chega em seu estágio um cão macho com 8 meses de idade e sem raça definida apresentando tetraparesia flácida, atrofia muscular e alterações na vocalização. Após a administração de anticolinesterásico o animal recupera seus movimentos em cerca de 5 min. Qual a patologia? Como ela pode interferir nos movimentos do animal? Ela está envolvida com algum tipo de hipersensibilidade?
Respuesta
-
Miastenia Gravis, alterações nos canais de acetilcolina, hipersensibilidade tipo II
-
Pênfigo bolhoso, canais de Na+, hipersensibilidade tipo IV
-
Doença de Gravis, alterações nos canais de acetilcolina, hipersensibilidade tipo II
-
Miastenia Gravis, alterações nos canais de K+, hipersensibilidade tipo III
Pregunta 8
Pregunta
Uma doença cutânea chamada de Pênfigo foliáceo pode atingir diversas espécies de animais, como gatos, cachorros e equinos. No indivíduo há lesões pustulares com pápulas, crostas, escamas e alopecia. É caracterizado
Respuesta
-
Pela produção de anticorpos (IgG e IgM) e/ou ativação de linfócitos contra os componentes próprios da pele. Hipersensibilidade tipo II
-
Excesso de imunocomplexos na região das lesões. Hipersensibilidade tipo III
-
Pela produção de IgE e/ou ADCC. Hipersensibilidade tipo I
-
Decorrente de uma dermatite de contato com reação envolvendo linfócitos. Hipersensibilidade tipo IV
Pregunta 9
Pregunta
É feito o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico em um cão no Hospital Veterinário da FMVA. Um dos mecanismos envolvidos nessa doença é:
Respuesta
-
Falha na discriminação dos antígenos próprios levando a uma reação de hipersensibilidade do tipo III
-
Produção excessiva de IgE
-
Ausência de memória imunológica da resposta específica
-
Reação de Arthur no endotélio levando a vasculite
Pregunta 10
Pregunta
Marque o incorreto relativo a reações de hipersensibilidade por imunocomplexos:
Respuesta
-
As reações de hipersensibilidade podem resultar de infecções bacterianas persistentes
-
Uma carga relativamente alta ou persistente de antígeno caracteriza essas condições
-
O tamanho dos imunocomplexos não interferem sobre o local onde serão depositados
-
Os exemplos dessa reação incluem Glomerulonefrite, alveolite e doenças auto-imunes
Pregunta 11
Pregunta
Qual dos seguintes mecanismos patogênicos é o mais importante na artrite reumatóide?
Pregunta 12
Pregunta
A primeira anormalidade associada a glomerulonefrite é a perda da capacidade de filtração, gerando assim:
Pregunta 13
Pregunta
Sobre o granuloma:
Respuesta
-
tem como função impedir a disseminação da doença em questão
-
as principais células são macrófagos e Th1
-
é formado pelo antígeno como proteção contra o sistema imune
-
encontram-se presentes Th2 e macrófagos
Pregunta 14
Pregunta
A respeito das reações tardias a medicamentos:
Respuesta
-
geralmente ocorre após 72h de uso do fármaco
-
representa um caso de hipersensibilidade tipo IV
-
representa um caso de hipersensibilidade tipo III
-
dá-se o nome de farmacodermia
Pregunta 15
Pregunta
Em caso de resultado positivo no TCS quais vão ser os sinais apresentados pelo animal:
Respuesta
-
prurido, descamação, dor intensa e pele endurecida
-
pouca dor com pele endurecida
-
muita dor e aumento da dobra cutânea
-
vermelhidão, exsudato sanguinolento e necrose
Pregunta 16
Pregunta
Chega em sua clínica um Pastor Alemão, macho, 8 anos de idade e obeso. O proprietário trouxe o animal pois ele havia sido atacado por outro cachorro e as lesões pareciam estar infeccionadas. Durante a anamnese foi relatado que o animal tinha dores articulares e se coçava com frequência. No exame foi constado a presença de pulgas, que as articulações estavam inchadas e doloridas e o local dos ferimentos estava infeccionado. Você prescreveu então um antibiótico, um anti-inflamatório e um anti ectoparasitas e marcou o retorno do animal para 10 dias. O proprietário retornou com o animal depois de 4 dias dizendo que não houve melhora nas articulações, que as feriadas haviam melhorado no começo do tratamento mas depois do 3 dias houve o aumento de algumas no dorso do animal que ele havia parado de se coçar e não havia nenhuma pulga.
Respuesta
-
A causa do aumento das feridas é o DAPP, mesmo não havendo mais pulgas sua saliva continua presente nos ferimentos causando essa reação.
-
A causa do aumento das feridas é uma reação de hipersensibilidade do tipo IV causada pela reação à um dos fármacos.
-
O uso do antibiótico foi incorreto por isso houve o aumento das feridas.
-
e- As articulações não apresentavam sinais de melhora pois o animal tem artrite reumatoide. Por já ter uma doença autoimune e pelo excesso de fármacos seu sistema imunológico foi prejudicado, causando outra doença autoimune, o complexo pênfigo feliáceo lesando a camada superior da epiderme.
Pregunta 17
Pregunta
A técnica de ELISA é muito utilizada na imunologia para o teste de anticorpos específicos ou presença de antígenos em soro de pacientes. No teste de ELISA indireto, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de colocação dos reagentes e onde o anticorpo secundário se liga.
1. Antígeno conhecido.
2. Soro de paciente.
3. Tampão de bloqueio
4. Anticorpo secundário.
Respuesta
-
1, 3, 2, 4 e região constante do anticorpo do paciente.
-
3, 1, 4, 2 e parede do poço da placa de microtitulação.
-
2, 4, 1, 3 e anticorpo conhecido.
-
4, 3, 1, 2 e região variável do anticorpo do paciente