Pregunta 1
Pregunta
O calendário público de vacinação do país é um dos mais completos do mundo e está disponível para toda a população. Considerando o atual calendário nacional de vacinação é CORRETO afirmar:
Respuesta
-
A difteria, tétano neonatal, meningite e influenza apresentam tendência de redução, para manter estas doenças sob controle não é necessário manter altas taxas de coberturas vacinais.
-
A vacina Pneumocócica 10 v foi introduzida no calendário em 2011 para crianças a partir de 2 meses de idade.
-
A vacina Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) foi introduzida no calendário nacional em 2012 para crianças a partir de 12 meses de idade.
-
A meta da campanha de influenza de 2017 foi de vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
-
Em 2017 instituiu-se uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade e uma dose da vacina varicela (atenuada) para crianças até quatro anos de idade.
Pregunta 2
Pregunta
No que se refere aos níveis de prevenção das doenças, podemos afirmar sem qualquer dúvida que o esquema de vacinação proposto pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI faz parte do (a):
Respuesta
-
Prevenção primária
-
Promoção do processo de saúde como objetivo secundário
-
Proteção específica os grupos especiais
-
Prevenção secundária
-
Prevenção em nível quaternário
Pregunta 3
Pregunta
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. As doenças que são prevenidas por meio de vacinas são:
Respuesta
-
Tétano, malária e raiva.
-
Hepatite A, tétano e hantavirose.
-
AIDS, tétano e raiva.
-
Tétano, hepatite B e raiva.
-
Dengue, herpes zóster e diabetes.
Pregunta 4
Pregunta
O Brasil é um país com uma dimensão continental e para alcançar boas coberturas e homogeneidade, deve-se lançar mão de diversas estratégias. Considerando as estratégias de vacinação é CORRETO afirmar:
Respuesta
-
A campanha de multivacinação é uma estratégia com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população, realizada em um longo período, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.
-
A vacinação extramuro, casa a casa, realizada pelas equipes de saúde, é uma estratégia que contempla a vacina de grupos que de outra maneira não seriam alcançados.
-
A vacinação de rotina é uma estratégia de vacinação em escolas, empresas, orfanatos e área rural, de maneira pontual, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.
-
A vacinação de bloqueio é uma estratégia utilizada na rotina dos serviços de saúde, utilizada na atenção secundária para prevenção e controle de doenças que podem surgir pela baixar cobertura vacinal.
-
Para que um programa de vacina atinja seus objetivos é necessário estabelecer uma estratégia única de vacinação, independente a situação epidemiológica.
Pregunta 5
Pregunta
Atuação do profissional de enfermagem em saúde coletiva é de suma importância e deve estar fundamentada em princípios e práticas que priorizem a atenção à saúde e não à doença. Acerca desse assunto, podemos AFIRMAR que:
Respuesta
-
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) preconiza, para prevenir as formas graves de tuberculose, a vacinação com a BCG-ID em recém-nascidos, crianças no primeiro mês de vida e gestantes.
-
A vacina contra hemófilos – Haemophilus influenzae tipo b (Hib) – é eficaz na proteção de doenças invasivas causadas pelo Hib, como meningites e pneumonias.
-
A varicela pode ser controlada com o uso da vacina tríplice viral a partir de 4 anos de idade.
-
As vacinas são produzidas para serem utilizadas no tratamento de doenças mais prevalentes na infância.
-
A coqueluche é uma doença que está sob controle no Brasil e não oferece riscos para crianças menor de 6 meses de idade.
Pregunta 6
Pregunta
Considerando as metas propostas pelo PNI, é incorreto afirmar:
Respuesta
-
O compromisso das unidades de saúde é vacinar cerca de 50% crianças o mais precocemente possível para conseguir o controle de uma doença.
-
Para superar as perdas, uma tarefa essencial e´ procurar sensibilizar todos os profissionais da equipe de saúde para que se envolvam na atividade de vacinação.
-
A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) é ampliada para meninos como estratégia de combater s disseminação do vírus.
-
A meta estabelecida para vacina dT (dupla adulto) é de 100% para população >7 anos.
-
Chegar a todos os estados e municípios do Brasil e´ um dos trunfos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, mas manter uma cobertura vacinal homogênea e´ um de seus principais desafios.
Pregunta 7
Pregunta
Considerando os aspectos éticos em imunização podemos afirmar?
Respuesta
-
Cabe somente ao médico explicar às pessoas as indicações, contra-indicações, eventos adversos previsíveis e outras informações essenciais sobre as vacinas.
-
Há pais que deixam de vacinar seus filhos simplesmente por omissão. Isto caracteriza violência doméstica por negligência, previsto no Artigo 136 do Código Penal Brasileiro.
-
É dever e responsabilidade apenas dos pais, adotar medidas necessárias para que a criança receba a imunização prevista no Programa Nacional de Imunizações – PNI.
-
É proibido que os profissionais de saúde da rede pública informem as famílias e recomende o uso de vacinas indicadas por entidades científicas, como a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações, por elas não serem oferecidas gratuitamente à população.
-
O médico, mesmo não havendo contra-indicação específica, pode contra indicar a vacinação, sem agir em desacordo com a legislação do país.
Pregunta 8
Pregunta
O PNI continua com avanços importantes, dentre eles, pode se afirmar que:
Respuesta
-
O programa existe ha´ duas décadas.
-
O calendário nacional de vacinação atualmente é constituído por 26 produtos recomendados a população, desde o nascimento até a terceira idade.
-
O PNI e´ considerado um dos programas de imunização que oferece um número restrito de vacinas a` população e não inclui todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
-
Comitê Técnico Assessor em Imunizações foi instituído para supervisionar as salas de vacinas e monitorar a qualidade da assistência prestada.
-
A vacinação do adolescente não é considerada como desafio para o programa, sempre consegue-se manter altas coberturas vacinais para este público.
Pregunta 9
Pregunta
Considerando as elevadas e homogêneas coberturas vacinais, é correto afirmar:
Respuesta
-
Uma das causas das altas coberturas de vacinação e´ a oportunidades perdidas para vacinar.
-
Cobertura e´ o indicador que expressa a proporção da população que foi vacinada e que mede se o público-alvo e as metas de imunização foram alcançadas e se a estratégia funcionou.
-
Quanto mais pessoas receberem determinada vacina, maior será´ a cobertura e menor a homogeneidade vacinal.
-
As estratégias de vacinação devem ser únicas e utilizadas de forma isolada, não se deve utilizar estratégias combinadas para melhorar as coberturas vacinais.
-
O aumento do número de pessoas desprotegidas pode não aumenta o risco de surtos de doenças que já estavam sob controle.
Pregunta 10
Pregunta
O Programa Nacional de Imunizações – PNI organiza toda a política nacional de vacinação da população brasileira. Sob esse aspecto é correto afirmar:
Respuesta
-
O controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveni´veis é de responsabilidade do nível de atenção terciário da saúde.
-
E´ considerado uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil na redução de doenças crônicas não transmissíveis nas últimas décadas.
-
Os principais aliados no âmbito do SUS são os hospitais especializados e universitários, as secretarias estaduais e municipais de saúde.
-
Os principais aliados no âmbito do SUS são as secretarias estaduais e municipais de saúde.
-
Não é de responsabilidade do PNI estabelecer critérios e prestar apoio técnico e financeiro a` elaboração, implantação e implementação do programa de vacinação.