Pregunta 1
Pregunta
As fibras musculares esqueléticas são inervadas por grandes fibras nervosas que se originam nos grandes neurônios motores nos cornos anteriores da medula espinal. Qual a definição correta de Placa Motora?
Respuesta
-
Uma fibra nervosa que forma um complexo de terminais nervosos ramificados, que se invaginam na superfície extracelular da fibra muscular, toda a estrutura é chamada placa motora e é recoberta por uma ou mais células de Schwann.
-
A placa motora consiste na membrana muscular invaginada e é também chamada de goteira sináptica ou canaleta sináptica.
-
A placa motora consiste no espaço entre terminal e a membrana da fibra, também chamada de fenda sináptica, esse espaço tem de 20 a 30 nanômetros de largura.
-
A placa motora encontra-se no fundo da goteira sináptica, e consiste em pequenas dobras da membrana muscular, também chamada fenda subneural, que aumenta em muito a área de superfície na qual o transmissor sináptico pode agir.
Pregunta 2
Pregunta
O canal colinérgico mantém-se fechado até que duas moléculas de acetilcolina se liguem às duas subunidades protéicas alfa. Essa fixação provoca alteração conformacional que abre o canal. Qual o principal efeito da abertura dos canais controlados por acetilcolina?
Respuesta
-
Permitir que grande número de íons Cloreto entre na fibra, levando com eles grande número de cargas negativas , provocando o potencial da placa motora.
-
Permitir que grande número de íons sódio entre na fibra, levando com eles grande número de cargas positivas, provocando o potencial da placa motora.
-
A acetilcolina ao ligar-se aos canais controlados por acetilcolina, abrem os canais, permitindo a entrada da acetilcolina dentro da fibra muscular.
-
Permitir que grande número de íons sódio entre na fibra, levando com eles grande número de cargas negativas, provocando o encerramento do potencial da placa motora.
Pregunta 3
Pregunta
No interior dos túbulos vesiculares do retículo sarcoplasmático existe excesso de íons cálcio em alta concentração, e muitos desses íons são liberados de cada vesícula quando um potencial de ação ocorre em tubulo T adjacente. Qual a importância desses íons cálcio?
Respuesta
-
Quando são liberados dos túbulos sarcoplasmáticos, os íons cálcio se difundem nos espaços entre as miofibrilas, provocando a contração muscular que permanece enquanto a concentração do íon cálcio continua elevada.
-
Quando são liberados dos túbulos sarcoplasmáticos, os íons cálcio se difundem nos espaços entre as miofibrilas, provocando o relaxamento muscular que permanece enquanto a concentração do íon cálcio continua elevada.
-
Os íons Cálcio são liberados em alta quantidade e conforme vão se espalhando pela ação da bomba de cálcio, vão provocando a contração muscular.
-
Os íons cálcio, abrem os canais colinergicos permitindo a entrada de íons sódio.
Pregunta 4
Pregunta
A miastenia grave, é uma patologia que acomete cerca de uma em cada 20.000 pessoas. Qual alternativa indica uma afirmação correta sobre a miastenia grave?
Respuesta
-
A miastenia grave causa inúmeras contrações musculares, devido à capacidade exagerada das junções neuromusculares transmitirem sinais das fibras nervosas para as fibras musculares.
-
A miastenia grave causa fraqueza muscular devido à uma incapacidade dos túbulos sarcoplasmáticos liberarem cálcio.
-
A miastenia grave causa inúmeras contrações musculares devido à uma incapacidade da bomba de cálcio de bombear o cálcio para longe das miofibrilas.
-
A miastenia grave causa fraqueza muscular, devido à incapacidade das junções neuromusculares transmitirem sinais suficiente das fibras nervosas para as fibras musculares.
Pregunta 5
Pregunta
O acoplamento excitação-contração no músculo esquelético envolve todos os eventos seguintes EXCETO um, qual?
Respuesta
-
Hidrólise de ATP
-
Ligação de Ca++ à Calmodulina
-
Despolarização do túbulo T da membrana
-
Alteração na conformação do receptor diidropiridínico.
Pregunta 6
Pregunta
Uma contração isolada do músculo esquelético será mais provavelmente terminada por qual das ações seguintes?
Respuesta
-
fechamento do receptor sináptico pós-nicotínico.
-
Remoção da acetilcolina da junção neuromuscular.
-
Remoção do Ca++ do terminal do neurônio motor.
-
Remoção do Ca++ do sarcoplasma.
Pregunta 7
Pregunta
Em um músculo normal, saudável, o que ocorre como um dos resultado da propagação do potencial de ação para a membrana do terminal de um neurônio motor?
Respuesta
-
Ao fechamento dos canais de Ca++ dependentes de voltagem na membrana pré-sináptica
-
A despolarização da membrana do túbulo T ocorre em seguida.
-
Nunca resulta em contração muscular
-
Diminuição da concentração intracelular de Ca++ no terminal do neurônio motor.
Pregunta 8
Pregunta
Qual substância que estimula a fibra muscular por ação semelhante à Acetilcolina?
Pregunta 9
Pregunta
O complexo troponina-tropomiosina presente no filamento de actina impede o processo de contração, uma vez que recobre os locais ativos da actina. Dessa forma é correto afirmar que:
Respuesta
-
A troposina é formada por três subunidades, uma delas é a troponina C, que possui grande afinidade com a tropomiosina, sendo responsável pela ligação desse complexo com a Actina.
-
Os íons cálcio ao se ligarem à troponina T alteram sua conformação, tracionando a tropomiosina para que os locais ativos da actina sejam expostos.
-
O descobrimento dos locais ativos da actina pelo cálcio atraem as cabeças dos filamentos de miosina, que tem função de enzima ATPase.
-
Quando a cabeça da molécula de miosina se liga ao local ativo da actina há força de deslocamento e liberação de ATP, que causa desligamento da cabeça pela actina
Pregunta 10
Pregunta
A contração muscular é um processo fisiológico que necessita do deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Sequencie as etapas necessárias para que tal processo ocorra: ( ) o potencial de ação induz a liberação de íons Cálcio armazenados no retículos endoplasmático.
( ) o nervo conduz o potencial de ação até a sinapse neuromuscular, onde será liberada ACh.
( ) os íons Cálcio permitem o deslizamento de filamentos de miosina e actina
( ) há difusão de íons para o interior da fibra muscular, causando despolarização e abertura de canais
Respuesta
-
1,3,4,2
-
1,2,4,3
-
3,2,4,1
-
3,1,4,2
Pregunta 11
Pregunta
Sabe-se que as fibras musculares contém miofibrilas, sendo estas compostas por miosina e actina. Sobre as características dos filamentos é correto o que se afirma em:
Respuesta
-
A miofibrila possui alternância de faixas escuras, contendo essencialmente actina e sendo denominadas como faixas A, já as faixas claras são conhecidas como faixas I.
-
O disco Z cruza transversalmente toda a miofibrila, conectando-as, e o segmento da miofibrila entre dois discos Z sucessivos é denominado como sarcolema.
-
A tintina é responsável pela manutenção do posicionamento lado a lado dos filamentos de miosina e actina.
-
No estado contraído os filamentos de miosina são tracionados por entre os de actina, de forma que as pontas dos filamentos de miosina se sobrepõem.
Pregunta 12
Pregunta
A contração muscular depende da energia fornecida pelo ATP para ativar o mecanismo de ir para diante. Assinale a alternativa correta quanto aos itens verdadeiros e falsos:
( ) o bombeamento de Cálcio do sarcoplasma para o retículo sarcoplasmático quando cessa a contração necessita de ATP.
( ) o ATP é clicado em ADP, transferindo a energia de suas moléculas para contração muscular.
( ) a clivagem da fosfocreatina permite a refosforilação do ADP, garantindo a continuidade da contração.
( ) há uma grande quantidade de fosfocreatina na miofibrila e combinada ao ATP armazenado, garante energia suficiente para que a contração muscular máxima atinja tempo superior a 9 segundos.
Respuesta
-
V V F F
-
V F V V
-
F V V V
-
V V V F
Pregunta 13
Pregunta
Existem muitas fontes de energia para que ocorra refosforilação do ADP, a glicólise do glicogênio armazenado nas células musculares é uma delas. Assinale as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas.
I. A glicólise tem grande importância porque pode ocorrer mesmo diante da falta de oxigênio, mas sua capacidade de sustentação da contração é perdida após um minuto.
PORQUE...
II. Há formação e acúmulo de muitos produtos finais da glicólise nas células musculares.
Respuesta
-
A I e II estão corretas e a II justifica a I.
-
A I está incorreta e a II correta.
-
A I e II estão corretas, mas a II não justifica a I.
-
A I e II estão incorretas.
Pregunta 14
Pregunta
Cada músculo do corpo é composto por fibras rápidas e lentas. Sobre as diferenças entre esses dois tipos de fibras, marque a alternativa correta:
Respuesta
-
As fibras lentas, por reagirem mais lentamente, contém menor número de mitocôndrias porque o metabolismo oxidativo não demanda tanto oxigênio.
-
Fibras lentas contém sistemas de vasos sanguíneos e capilares em menor extensão.
-
Fibras rápidas, quando em maior quantidade, dão ao músculo aparência avermelhada em razão da grande quantidade de mioglobina.
-
Fibras rápidas possuem grande quantidade de enzimas glicolíticas para que a rápida liberação de energia pelo processo glicolítico.
Pregunta 15
Pregunta
Os músculos são continuamente remodelados para que possam ter tamanho apropriado para contração muscular adequada. Quanto a esse processo de remodelação, assinale o item com afirmativa correta.
Respuesta
-
O aumento da massa muscular é referido como hipertrofia, resultando do aumento do número de filamentos de actina e miosina.
-
Na hipertrofia, embora o tamanho de miofibrilas aumente, não há alteração do sistema enzimático.
-
O estiramento excessivo do músculo pode levar ao desaparecimento dos sarcômeros das extremidades das fibras.
-
Quando o músculo permanece continuamente mais curto que seu tamanho normal há um mecanismo compensatório que envolve a via ubiquitina-proteassoma dependente de ATP para que novos sarcômeros sejam adicionados.
Pregunta 16
Pregunta
Relacione as características próprias ao músculo liso multiunitário (A) e unitário (B):
( ) Controle exercido por estímulos não nervosos, apenas pelo fluxo de íons.
( ) fibras isoladas por mistura de colágeno e glicoproteínas que operam independentemente das outras.
( ) fibras com membranas aderidas entre si em múltiplos pontos ligados por junções comunicantes
( ) cada fibra é inervação por uma só terminação nervosa
Respuesta
-
B A B A
-
A B A B
-
A B A A
-
B B A A
Pregunta 17
Pregunta
Embora muitos dos princípios de contração do músculo esquelético se apliquem ao músculo liso, o arranjo físico das fibras é diferente. Uma das diferenças da organização física consiste em:
Respuesta
-
Pontes cruzadas com polarização lateral que permitem que a actina de um lado seja puxada pela miosina e a do outro lado seja puxada após relaxamento da miosina.
-
Polarização lateral que permite que as células do músculo liso contraiam por até 30% de seu comprimento, diferentemente das do músculo esquelético que contraem por até 80%.
-
Corpos densos ligados aos filamentos de miosina.
-
Corpos densos que desempenham o mesmo papel dos discos Z no músculo esquelético.
Pregunta 18
Pregunta
Sobre a contração do músculo liso é correto o que se afirma em:
Respuesta
-
A baixa frequência de ciclos de deve à também baixa necessidade energética para que a contração seja mantida, pois as cabeças das pontes cruzadas necessitam de pouco ATP.
-
A força de contração do músculo liso é menor que a do músculo esquelético, uma vez que a convexão da miosina e actina se mantém por período reduzido.
-
A ligação da miosina com actina, seguida por desligamento e religamento para um novo ciclo tem frequência muito maior que no músculo esquelético, pois a fração de tempo que a ligação é mantida é pequena.
-
O início de contração com resposta ao Cálcio é muito mais rápido que no músculo esquelético.
Pregunta 19
Pregunta
O cálcio, assim como no músculo esquelético, desempenha importante papel na ativação da contração do músculo liso, embora esta não contenha troponina. Sequencie as etapas da regulação da contração do músculo liso envolvendo o cálcio:
( ) o cálcio no interior da celular interage com a calmodolina para se unir à miosina.
( )a miosina fosfatase remove o fosfato e há relaxamento quando o cálcio reduz em concentração.
( ) a ativação da enzima fosfalativa permite a fosforilação das cadeias leves de miosina
( )os ciclos de trações intermitentes são desenvolvidos.
Respuesta
-
1,4,2,3
-
3,1,4,2
-
4,3,1,2
-
4,1,2,3
Pregunta 20
Pregunta
Considerando as diferenças quanto à estimulação nervosa do músculo liso pela junção neuromuscular é correto que:
Respuesta
-
Os axônios que inervar as fibras musculares lisas apresentam ramificações e terminações diferentes das encontradas na placa motora, pois seus terminais possuem varicosidades para secreção de substâncias transmissoras.
-
As fibras nervosas fazem contato direto com a membrana das células musculares lisas, secretando substância transmissora no seu interior.
-
As vesículas das terminações das fibras nervosas contém exclusivamente norepinefrina, diferentemente das que enervam o músculo esquelético, contendo acetilcolina.
-
A norepinefrina atua sempre como transmissor excitatório do músculo liso.
Pregunta 21
Pregunta
Sabe-se que o cálcio tem importância no mecanismo contrátil do músculo liso por provocar a contração de forma direta, além de também atuar na geração de potencial de ação. É correto que:
Respuesta
-
O músculo liso possui maior permeabilidade ao sódio do que ao cálcio, embora o cálcio participe mais da geração do potencial de ação.
-
O músculo liso possui muito mais canais de cálcio do que de sódio, assim o influxo de cálcio para a fibra muscular é o principal responsável pelo potencial de ação.
-
Os canais de cálcio se abrem mais rapidamente que os canais de sódio, por isso o cálcio é o principal responsável pelo potencial de ação.
-
Os canais de sódio permanecem mais tempo abertos, provocando o platô prolongado de potencial de ação no músculo liso.
Pregunta 22
Pregunta
Muitas das contrações da fibra muscular lisa são iniciadas por fatores estimulantes
que agem diretamente sobre a maquinaria contrátil, logo sem potencial de ação. Sobre os fatores químicos estimulantes dessa maquinaria, associe quais induzem constrição (A) e dilatação (B) do músculo liso:
( )CO2, H+ e K+ em excesso.
( ) Temperatura baixa.
( ) Ausência de O2.
( ) Adenosina e ácido lático.
Respuesta
-
B B A A
-
B A B B
-
A B A A
-
A B A B
Pregunta 23
Pregunta
sobre o potencial de ação dos músculo esquelético cardíaco, marque o item correto:
Respuesta
-
é causado quase que inteiramente pela súbita abertura de pequena quantidade dos canais rápidos de sódio.
-
permite que número imenso de íons sódio entre nas fibras do músculo vindo do líquido extracelular.
-
são denominados rápidos porque permanecem abertos poucos segundos.
-
se fecham lentamente.
Pregunta 24
Pregunta
A velocidade de condução do Sinal no miocárdio das fibras musculares atriais e fibras de Purkinje, respectivamente:
Respuesta
-
0,3 a 0,5 m/s e 6m/s
-
0,5 a 0,7 m/s e 4m/s
-
0,3 a 0,5 m/s e 4m/s
-
0,5 a 0,7 m/s e 6m/s
Pregunta 25
Pregunta
sobre os sincícios atrial e ventricular, marque o item correto:
Respuesta
-
os átrios são separados dos ventrículos por tecido muscular
-
os potenciais não atravessam essa barreira muscular para atingir diretamente os ventrículos.
-
os átrios são separados dos ventrículos por tecido fibroso.
-
os potenciais atravessam essa barreira fibrosa para atingir os ventrículos
Pregunta 26
Pregunta
sobre potenciais de ação prolongado, responda: 1- imediatamente após o início do potencial de ação a permeabilidade da membrana celular miocárdica aos íons potássio diminui aproximadamente 5 vezes.
Porque,
2- essa permeabilidade reduzida ao potássio pode ser o resultado do influxo excessivo de sódio pelos canais de sódio-cálcio.
Respuesta
-
item 1 e 2 corretos, item 1 justifica o item 2
-
item 1 e 2 corretos, item 1 não justifica o item 2
-
item 1 correto e item 2 incorreto
-
item 2 correto e item 1 incorreto
Pregunta 27
Pregunta
sobre força da contração cardíaca, marque o item correto:
Respuesta
-
depende da concentração de íons cálcio nos líquidos extracelulares
-
coração colocado em solução livre de cálcio bateria por muito tempo
-
abertura do túbulo T passa diretamente através da membrana miocárdica para o espaço intracelular
-
a quantidade de íons cálcio, no sistema tubulo T, independe em grande parte da concentração de íons cálcio no líquido extracelular