Pregunta 1
Pregunta
Acerca da Dengue Clássica, assinale a alternativa incorreta:
Respuesta
-
A sua sintomatologia pode incluir: mialgia intensa e generalizada, cansaço e prostração, febre alta e de início súbito, além de náuses e vômitos.
-
O momento da infecção em que há a maior viremia coincide com o momento de aumento acentuado das células de defesa, o que ocasiona um aumento na febre e na apatia.
-
O tratamento medicamentoso pode ser feito com antitérmicos, antieméticos e com a reidratação propriamente dita. Fármacos como o paracetamol, a dipirona, o ibuprofeno e a metoclorpramida são indicados.
-
O agente causador da dengue é um RNA vírus da família Flavoviridae com quatro subtipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4
Pregunta 2
Pregunta
Quanto à estrutura geral dos flavírus, pode-se afirmar que são compostos por ácido núcleico + capsídeo e são envelopados. Eles têm RNA fita simples em sua composição e possuem Possui 3 proteínas estruturais (as quais codificam a formação da estrutura básica da partícula viral, a membrana, o envelope e o capsídeo) e 7 não estruturais (as quais são responsáveis pela replicação, virulência e patogenicidade).
Pregunta 3
Pregunta
Quanto à reprodução dos vírus, está incorreto afirmar:
Respuesta
-
O vírus bacteriófago, como representante de um vírus de DNA, pode assumir duas vias de reprodução: lisogênico e lítico. Quanto ao ciclo lítico, o DNA viral assume o controle metabólico da célula e o DNA da célula bacteriana atingida é digerido.
-
O HIV é um exemplo de retrovírus. Os retrovírus possuem uma enzima inativa denominada transcriptase reversa, que é ativada ao penetrar na célula hospedeira. Por sua ação, o RNA viral é utilizado de molde para fabricar um DNA viral de fita simples.
-
O HPV é um vírus de RNA, cuja replicação ocorre no núcleo das células
escamosas e cujo ciclo de vida é diretamente relacionado ao programa de diferenciação da célula hospedeira.
-
Sobre o vírus da Zika, é correto afirmar que o vírus possui uma casca ou envelope que, além de conter o RNA viral, lhe permite reconhecer as suas células-alvo no hospedeiro, assim ele pode as invadir e se replicar.
Pregunta 4
Pregunta
A dengue hemorrágica pode ocorrer na primeira infecção, embora seja mais frequente após a segunda ou a terceira infecção por tipos diferentes de vírus.
Pregunta 5
Pregunta
Quanto aos termos: Hipertrofia, hipotrofia, hiperplasia, hipoplasia e metaplasia, assinale a alternativa correta.
Respuesta
-
Hipertrofia faz referência ao aumento do volume celular, dos constituintes estruturais e das funções celulares, em decorrência de um estímulo acima do normal, podendo ser fisiológico ou patológico. Toda célula possui um limiar, sendo que, ao atingir tão limiar, a célula não progride e nem regride de tamanho.
-
A hipotrofia é uma condição patológica em que há uma redução quantitativa do volume, componentes estruturais e função da célula.
-
A metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem. Pode ser gerada por irritantes externos ao tecido, que o fazem se adaptar para ter uma maior resistência.
-
A hipoplasia consiste na diminuição da quantidade de células em um órgão, podendo ser fisiológica ou patológica, sendo todas as causas reversíveis.
Pregunta 6
Pregunta
Quanto ao vírus do HPV, é correto afirmar:
Respuesta
-
É um vírus não-envelopado, DNA de fita dupla circular, icosaédrico.
-
Sorotipos 16 e 18 estão mais relacionados com a forma grave de infecção e o aparecimento de câncer.
-
As vacinas atuais geram imunidade contra os sorotipos 6, 11, 16 e 18. A vacina pode ser tetravalente (quatro sorotipos: 6, 11, 16 e 18) ou bivalente (16 e 18).
-
O desenvolvimento do tumor segue duas condições, sendo a primeira uma infecção persistente e a segunda a integração acidental do DNA viral no genoma do hospedeiro.
-
A questão hormonal não interfere na proliferação do vírus, por tanto, as manifestações são muito semelhantes em homens e mulheres.
Pregunta 7
Pregunta
Quanto aos flavivírus e a questão imunológica, assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s):
Respuesta
-
Nas infecções virais, são responsáveis pela atuação na imunidade inata as células: NK, dendríticas e os macrófagos.
-
O interferon pode assumir uma posição tanto autócrina quanto parácrina. É de ação parácrina quando uma célula infectada secreta interferon nas células vizinhas ainda não infectadas e autócrina quando atua na própria célula inibindo a replicação viral.
-
A vacina da febre amarela é composta do vírus atenuado, sendo que existe a possibilidade da vacina ser excretada no leite humano e causar infecção em crianças amamentadas ao seio.
-
A febre amarela gera, predominantemente, necrose tecidual, e está ligada aos linfócitos TCD8+, TGF-b, TNF-a e ao INF-g.
Pregunta 8
Pregunta
Sobre a dengue, assinale a alternativa incorreta:
Respuesta
-
o vírus da dengue, ao instalar-se no corpo do indivíduo, provoca a inflamação dos vasos sanguíneos, causando um consumo exagerado de plaquetas. A falta dessas interfere na homeostasia e o organismo passa a apresentar tendências para hemorragias.
-
O único agente etiológico da dengue é o Aedes aegypti, sendo assim, o seu combate é a principal forma profilática de combate à doença.
-
Sobre a infecção, quando os macrófagos entram na medula, há citocinas que inibem a formação de plaquetas. Qualquer alteração no nível de plaquetas pode prejudicar a coagulação, mas não é garantia de que cause hemorragia.
-
A tensão, ou estresse, de cisalhamento é característico da dengue, e acontece pelo sangue fazer atrito com o endotélio. Na inflamação, o endotélio também é prejudicado pela inflamação pelos radicais livres.
Pregunta 9
Pregunta
Quanto ao vírus da Dengue e a manifestação da doença, bem como a resposta imunológica do hospedeiro, assinale a alternativa incorreta:
Respuesta
-
Os DENV pertencem ao gênero dos flavivírus e são, morfologicamente, descritos como envelopados e constituídos por um RNA de fita simples de polaridade positiva. Possui proteínas estruturais (C, prM e M e E) e proteínas não-estruturais (NS1, por exemplo).
-
São consequências de um quadro de dengue hemorrágica: diminuição do volume plasmático, fuga do plasma para o espaço extravascular, manifestações hemorrágicas (hematomas, sangramentos locais), hematócrito aumentado, plaquetopenia e lise febril.
-
Durante a fase aguda da infecção, altos níveis de interferon alfa são produzidos. Eles representam uma tentativa de bloqueio de novas infecções, isto é, desempenham uma atividade anti-viral.
-
O TNF-a também foi muito encontrado durante a Dengue Hemorrágica. Ele provoca dano vascular através da ativação de células inflmatórias, além de provocar trombocitopenia.
-
Os fagócitos infectados na presença de anticorpo antidengue são fagocitados pelos linfócitos T CD4 e T CD8, sendo que, os mediadores liberados por essa célula induzem à perda de de plasma e o aparecimento da manifestação hemorrágica.
-
O teste imunoenzimático para a captura de anticorpos IgG é o mais aplicado para diagnóstico.Ao depender do resultado, a transfusão plaquetária é indicada como medida profilática para o Dengue Hemorrágico.
Pregunta 10
Pregunta
Quanto à alguns vírus, assinale a(s) alternativa(s) errônea(s):
Respuesta
-
O vírus da febre amarela pertence à família dos flavivírus, assim como a dengue, e o seu genoma é constituído de RNA de fita simples.
-
As alterações mais importantes vistas na febre amarela são encontradas no fígado, nos hepatócitos.
-
Os vírus HIV do tipo 1 e 2 pertencem à família dos lentivírus, sendo um vírus envelopado com duas fitas simples de RNA como material genético.
-
As células dendríticas, ao ser infectadas, diminuem a ativação de linfócitos T. Com tal declínio, especialmente nos linfócitos T CD4+, há uma deficiência na imunidade celular, sendo que, devido à baixa expressão para receptores de IL-2, há uma manutenção da capacitade dos linfócitos B.