Pregunta 1
Pregunta
Câmara Legislativa do Distrito Federal - Assistente Social (FCC - 2018): A atualização da Lei Orgânica de Assistência Social, por meio da Lei n° 12.435/2011, considera como entidade e organização de assistência social sem fins lucrativos, aquelas que prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários, e também aquelas que atuam para defesa e garantia de direitos. Sendo assim, uma organização sem fins lucrativos de assessoramento é aquela que atua para
Respuesta
-
a gestão da política de assistência social.
-
a execução de projeto social.
-
a articulação junto à outros órgãos públicos.
-
a promoção da cidadania dos usuários da política.
-
o fortalecimento dos movimentos sociais.
Pregunta 2
Pregunta
As ações na área de assistência social estão organizadas em um sistema denomi-nado como Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SUAS é organizado sob a forma de um sistema
Respuesta
-
universal e integral.
-
descentralizado e equitativo.
-
descentralizado e participativo.
-
universal e participativo.
Pregunta 3
Pregunta
Prefeitura de Macapá - AP - Assistente Social (FCC - 2018):
No que tange à Assistência Social como campo de política pública, considere:
I. A assistência social é uma prática antiga, mas só foi reconhecida como política pública na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
II. Como política pública, a assistência social se apresenta aos indivíduos e às famílias em situação de vulnerabilidade como reconhecimento de sua cidadania e de seus direitos aos programas de transferência de renda.
III. A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) colocam que as provisões sócio assistenciais hierarquizadas em proteção social básica e especial ofertam um conjunto de benefícios, serviços, projetos e programas que devem efetivar a segurança de acolhida, renda, convivência e desenvolvimento de autonomia e sobrevivência.
IV. A participação da família é indispensável no cerne das políticas públicas de proteção e de desenvolvimento dos cidadãos.
V. Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Estado assume um papel central e estratégico na gestão da política de assistência social.Com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Estado assume um papel central e estratégico na gestão da política de assistência social.
Respuesta
-
I, II e III.
-
III, IV e V.
-
I, III e IV.
-
II, III e IV.
-
II, IV e V.
Pregunta 4
Pregunta
(Prefeitura de Fortaleza - CE - 2018 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Educador Social):
Assinale a alternativa correta quanto ao que se caracteriza como uma das funções da política de Assistência Social, realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas.
Respuesta
-
Matricialidade sociofamiliar.
-
Vigilância Socioassistencial.
-
Conferência Nacional de Assistência Social.
-
Indicador.
Pregunta 5
Pregunta
Assinale a alternativa correta quanto às funções da política de Assistência Social, segundo a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).
Respuesta
-
A participação popular, a descentralização e trabalho em rede de serviços.
-
A municipalização do atendimento e descentralização político-administrativa.
-
A proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos.
-
As ações e serviços públicos prestados e política igualitária que preze pela qualidade dos serviços.
Pregunta 6
Pregunta
A Assistência Social é uma política não contributiva, assim como a política de saúde. Todavia, ela garante um salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com
Pregunta 7
Pregunta
A Seguridade Social é composta por um conjunto de ações tanto públicas, quanto da sociedade. Tais ações estão voltadas para assegurar o direito à
Respuesta
-
previdência social, trabalho e habitação.
-
previdência social, trabalho e educação.
-
saúde, previdência e assistência social.
-
saúde, trabalho e educação.
-
assistência, previdência social e educação.
Pregunta 8
Pregunta
Preconiza-se que as ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sejam norteadas por alguns princípios, dentre os quais:
Respuesta
-
A universalidade diz respeito à ampla divulgação de informação dos serviços, programas e condicionantes para que indivíduos e famílias possam ser beneficiárias.
-
A equidade preconiza que todas as pessoas sejam atendidas em suas necessidades específicas, buscando-se a equivalência em relação à diversidade de gênero, idade, escolaridade, moradia e cultura.
-
A integralidade visa ofertar as ações de proteção social básica e especial para todas as pessoas beneficiárias dos programas do SUAS.
-
A acessibilidade alerta para a importância do acesso aos serviços e programas sem necessidade de contribuição monetária ou qualquer tipo de contrapartida.
-
A intersetorialidade deve garantir o acesso a rede de serviços de acordo com todas as necessidades de cada indivíduo e família.