Pregunta 1
Pregunta
As principais características clínicas primárias nos canídeos sintomáticos da LVC são: esplenomegalia, caquexia, alopecia, linfadenopatia, onicogrifose e ceratoconjuntivite.
Pregunta 2
Pregunta
O diagnóstico clínico da leishmaniose visceral canina é fácil de ser determinado devido a grande porcentagem de cães assintomáticos e oligossintomáticos.
Pregunta 3
Pregunta
Na fase final da infecção no cão com LVC, ocorre em geral a paresia das patas posteriores, caquexia, inanição e morte.
Pregunta 4
Pregunta
No homem, os derivados pentavalentes têm sido considerados como drogas de primeira escolha no tratamento dessa protozoose.
Pregunta 5
Pregunta
No Brasil, a única formulação de pentavalente disponível comercialmente e distribuída pelo SUS é o antimoniato N-metil glucamina.
Pregunta 6
Pregunta
A anfotericina B não é a droga de escolha em pacientes grávidas.
Pregunta 7
Pregunta
A anfotericina B é a droga leishmanicida mais potente disponível comercialmente, atuando nas formas promastigotas e amastigotas do parasita.
Pregunta 8
Pregunta
Os vetores da leishmaniose visceral são insetos denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito-palha, tatuquiras, birigui, entre outros.
Pregunta 9
Pregunta
No Brasil, até o momento, estão relacionadas com a transmissão da doença as espécies Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi.
Pregunta 10
Pregunta
Lutzomyia longipalpis é considerada a principal espécie transmissora da L .(L) chagasi no Brasil e, recentemente, L. cruzi foi incriminada como vetora no estado do Rio Grande do Sul.
Pregunta 11
Pregunta
O diagnóstico laboratorial da doença canina é semelhante ao realizado na doença humana.
Pregunta 12
Pregunta
A leishmaniose é uma tripanossomose transmitida por via mecânica.
Pregunta 13
Pregunta
Os ovos do mosquito-palha (Gênero Phlebotomus) são depositados em fendas, buracos no solo, piso de instalações ou camas de folhas e embora não necessite de água, precisa de condições úmidas para sobreviver, tendo 4 estágios larvais.
Pregunta 14
Pregunta
Na cadeia epidemiológica da leishmaniose visceral (calazar) humana, os principais reservatórios que estão entre os humanos são os equídeos.
Pregunta 15
Pregunta
O principal vetor da leishmaniose visceral canina é Lutzomyia spp.
Pregunta 16
Pregunta
A LV é uma doença causada por um protozoário que parasita células do Sistema Fagocitário Mononuclear (S.F.M)
Pregunta 17
Pregunta
(Prefeitura Municipal de Lavras - MG / 2009) Analise os seguintes conceitos referentes à classificação de áreas para a vigilância e controle da Leishmaniose Visceral e assinale a alternativa correta.
Respuesta
-
As área com transmissão moderada que correspondem aos municípios cuja média de casos de leishmaniose visceral, nos últimos dois anos, é superior ao percentil 90, ou seja, maior que 4,4 casos.
-
Áreas em situação de surto são representadas pelos municípios classificados na categoria de transmissão intensa, cujo número de casos de leishmaniose humana é superior ao esperado.
-
Área receptivas são compostas por municípios cujos serviços de saúde identificam a presença de L. longipalpis e L. cruzi.
-
Áreas vulneráveis são compostas por municípios com casos de leishmaniose humana e canina que fazem parte de um mesmo eixo rodoviário dos municípios com casos dessa doença.
Pregunta 18
Pregunta
(Prefeitura de Governador Valadares - MG / 2009) Para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral humana e animal, os métodos imunológicos utilizados apresentam sensibilidade e especificidade variáveis; entretanto, devem ser a escolha imediata na suspeita clínica da doença, principalmente pela ausência de riscos para o paciente (Neves, 2005). Dos testes sorológicos citados abaixo, qual pode ser usado nas condições de campo sendo sensível, específico e de fácil execução?
Respuesta
-
Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI)
-
Ensaio Imunoenzimático (ELISA)
-
Reação de Fixação do Complemento (RFC)
-
Teste Rápido Imunocromatográfico (TRALD)
Pregunta 19
Pregunta
(Prefeitura de Governador Valadares - MG / 2009) A leishmaniose tegumentar americana (LTA), uma doença infecciosa, não-contagiosa, é causada por diferentes subgêneros e espécies de Leishmania, sendo as mais importantes no Brasil, EXCETO:
Respuesta
-
Leishmania (Leishmania) amazonensi
-
Leishmania (Viannia) guyanensis
-
Leishmania (Viannia) braziliensis
-
Leishmania (Leishmania) chagasi
Pregunta 20
Pregunta
(Prefeitura de Governador Valadares - MG / 2009) O principal animal considerado reservatório silvestre primitivo da Leishmania (L.) chagasi é:
Respuesta
-
Cães (Canis familiaris)
-
Raposas (Dusicyon vetulus)
-
Gambas (Didelphis marsupialis)
-
Rato doméstico (Rattus rattus)
Pregunta 21
Pregunta
(Prefeitura de Governador Valadares - MG / 2009) É correto afirmar sobre o diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina, EXCETO:
Respuesta
-
Existência de um teste diagnóstico 100% específico e sensível
-
Variedade de sinais clínicos semelhantes aos observados em outras doenças infecciosas
-
Alterações histopatológicas inespecíficas
-
Diagnóstico laboratorial da doença canina é semelhante ao da doença humana
Pregunta 22
Pregunta
( Prefeitura de Governador Valadares - MG / 2009 ) A resposta imune celular que ocorre na Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é variável, conforme quadro clínico da doença. Com relação a esta afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa FALSA:
Respuesta
-
Nos pacientes acometidos pela forma cutânea localizada, observa-se uma resposta do tipo Th1.
-
Na forma cutâneo-mucosa, ocorre uma expressão simultânea de citosinas Th1 e Th2, ou seja, um padrão Th0.
-
A Leishmaniose cutâneo-difusa está correlacionada com a resposta do tipo Th2, com infiltração dérmica de macrófagos repletos de amastigotas.
-
A resposta imune celular não é mais observada contra antígenos de Leishmania em indivíduos portadores de LTA após anos de tratamento ou que evoluíram para cura espontânea.
Pregunta 23
Pregunta
(Prefeitura de Alexandria - RN) No caso da Leishmaniose Cutânea os gêneros de mosquitos envolvidos no ciclo da doença são:
Respuesta
-
Lutzomyia e Didelphis
-
Lutzomyia e Mastomys
-
Lutzomyia e Psycodopygus
-
Luarvatzomyia e Oryzomys
Pregunta 24
Pregunta
(Prefeitura de Brejo dos Santos - PB) Com relação à Leishmaniose, assinale a alternativa correta:
Respuesta
-
Os cães são os únicos reservatórios da doença..
-
Um dos métodos laboratoriais mais eficazes de diagnóstico desta enfermidade é a realização do PCR.
-
Figura como uma zoonose em que uma das formas de contágio é através do contato com a saliva dos cães infectados.
-
Constituem medidas preventivas da leishmaniose: borrifar inseticida em área de maior incidência de mosquitos; evitar a exposição de cães e pessoas a área já contaminadas; evitar a exposição do animal no período da manhã (horário que os mosquitos estão mais ativos)
Pregunta 25
Pregunta
Prefeitura de Governador Valadares - MG / 2009) Os dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) originários do município de Batuíra, MG, (dados fictícios) registraram a seguinte frequência de casos de Leishmaniose Visceral Humana no período de 2004 a 2008: 10, 11, 9, 9, 8.
Segundo o critério de classificação do Manual de Controle do Ministério da Saúde, este município seria classificado como:
I. Área com transmissão moderada
II. Área com transmissão esporádica
III. Área com transmissão intensa
Está(ão) CORRETA(s) a(s) opção(ões):
Respuesta
-
I e III
-
Apenas II
-
Apenas III
-
Apenas I
Pregunta 26
Pregunta
Um homem procura um médico veterinário para mostrar uma estranha lesão na pele da bolsa cremastérica de seu cão. Relata, com preocupação, que tem lesão idêntica na altura do tornozelo, sendo a úlcera com bordas elevadas, em moldura, com fundo granuloso, sem exudação e indolor. Relata também que surgiram dois meses depois de se mudar para a reserva florestal da qual fora contratado como zelador, e há 90 dias tenta em vão curar a ferida. O médico veterinário deve encaminhar o proprietário para o Posto de Saúde e notificar, quanto ao cão, suspeita de: